a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º 5

31 de março de 2016

Hoje o Ministro da Cultura visita Coimbra no âmbito da 18.ª Semana Cultural. Às 16h30 é entrevistado na Faculdade de Letras sobre livros e autores, às 18h00 estará no Colégio das Artes na apresentação de uma nova edição d’Os Lusíadas e às 22h00 participa na inauguração da exposição “O Coração da Ciência” no Centro de Artes Visuais.

O Plano Estratégico e de Ação 2015-2019 foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Geral, após debate aprofundado e integração de contributos recebidos. Os princípios, metas e indicadores enunciados no Plano Estratégico 2015-2019 foram reforçados com a apresentação ao Conselho Geral dos Planos de Ação (Unidades Orgânicas, Unidades de Extensão Cultural e de Apoio à Formação, Serviços de Ação Social e Administração) destinados a concretizar as iniciativas estratégicas da Universidade.

“Partículas: do bosão de Higgs à matéria escura” é o nome da exposição a não perder sobre os grandes desafios da física de partículas para as próximas décadas, que será inaugurada a 5 de abril, às 17h00, no Colégio de Jesus do Museu da Ciência da UC.

Celebrar os 30 anos da Associação de Direito e Economia Europeia-Universidade de Coimbra e assinalar o Dia da Europa são os objetivos do Congresso Internacional de Estudos Europeus: Desafios Contemporâneos na Europa. O evento acontece de 5 a 7 de maio, em Coimbra, e as inscrições estão abertas.

A Biblioteca Joanina vai ser palco de uma conversa com o Cardeal Patriarca D. Manuel Clemente que terá como tema a recente encíclica ecológica “Laudato Si’” do Papa Francisco. A iniciativa denominada "Diálogos na Joanina" realiza-se a 7 de abril, quinta-feira, pelas 21 horas. A entrada é livre.

“Portugal, Meu Remorso” é um espetáculo que traz para o palco a poesia e obra de Alexandre O’Neill, interpretado nas vozes de Ana Nave e João Reis. Com palavras de amor e ódio do poeta, a peça leva os espetadores por uma viagem pelo Portugal dos nossos dias. A não perder amanhã, pelas 21h30, no TAGV.

Uma equipa de investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra desvendou que a “ubiquitina” organiza as proteínas que permitem aos neurónios trocar informação entre si. O estudo, fruto de um trabalho de quatro anos, foi publicado na revista científica Journal Of Cell Biology.


A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

A Universidade de Coimbra foi considerada como uma das 35 mais belas universidades do mundo e é a única portuguesa na lista.

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra acaba de obter financiamento da Comissão Europeia para desenvolver o projeto de investigação e formação “A Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia “em ação”.

A UC junta-se à campanha "Vamos pôr o Sequeira no lugar certo", com vista a colocar no Museu Nacional de Arte Antiga a obra "A adoração dos magos", de Domingos António de Sequeira.

As Repúblicas de Coimbra abrem as portas até 5 de abril , resgatando a iniciativa “Semana das Repúblicas” que já não se realizava há vários anos. Entre 29 de março e 5 de abril, celebram a sua existência com concertos, performances, jantares e roteiros.

Equipa de investigadores da Algoteca Universidade de Coimbra estudam propriedades antibióticas em micro-algas, propondo o estudo de 1.000 micro-algas em quatro anos. Algumas já mostraram atividade que pode ser importante no combate às infeções hospitalares.

Mas não só...

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc

 

Arquivo UC Global

Não perca nada do que acontece no universo UC e siga-nosno FacebookTwitter e Instagram
Acompanhe-nos ainda 
em notícias.uc.pt