a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º 51

16 de março de 2017


A UC Global deseja-lhe um bom dia!

Uma equipa internacional desenvolveu um “Órgão-num-chip” vascular que serve para melhor testar células e medicamentos. João Ribas, do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, faz parte da equipa que desenvolveu o novo dispositivo que replica a contração e distensão dos vasos sanguíneos e que, além de acelerar a descoberta de doenças e medicamentos, permite reduzir a utilização de modelos animais em experiências.

Estreia hoje o filme “A Bela e o Monstro” e a nossa Biblioteca Joanina faz parte do elenco. É ver para crer! Confira aqui algumas cenas do filme, a partir do trailer, onde podemos confirmar a influência de uma das mais belas bibliotecas do mundo.

Também hoje, a partir das 14h30, os escritores Lídia Jorge e Mário de Carvalho debatem “Quem Somos e Como nos Imaginamos”, na FLUC. A iniciativa tem como ponto de partida “a forma como a literatura constrói o imaginário coletivo de uma comunidade”, explica a organização. Esta e outras iniciativas da 19.ª Semana Cultural da UC para conhecer aqui.

Amanhã têm lugar as 6ªs Jornadas Nacionais Ético-Jurídicas da Infeção Vih/Sida com o tema "Populações Vulneráveis: Migrantes, Crianças e Séniores". A entrada é gratuita.

Deixamos ainda uma sugestão para sábado à noite: assistir ao concerto de Quaresma em homenagem ao centenário do nascimento de Manuel Faria. O concerto começa pelas 19h30, na Capela da Universidade de Coimbra, e vai contar com a atuação do Coro D. Pedro de Cristo, da Capela Gregoriana Psalterium, e do grupo vocal Ançã-ble.

De 18 a 22 de abril, Coimbra recebe o 5.º Congresso UNESCO UNITWIN com o tema "Identidade local e gestão turística dos sítios Património Mundial - Tendências e Desafios". As inscrições no Congresso já se encontram abertas e há preços especiais para estudantes da UC.

A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

O docente e ex-diretor do Serviço de Ciência da Fundação Calouste Gulbenkian, João Caraça, vai presidir ao Conselho Geral da UC, um órgão composto por 18 professores e investigadores, cinco estudantes, dois trabalhadores não docentes e não investigadores e 10 personalidades externas.

No mercado de trabalho, os estágios passaram a ser um esquema de rotação que as empresas usam para atrair mão de obra barata. Esta é uma das conclusões do estudo feito por dois investigadores do Observatório sobre Crises e Alternativas do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Uma equipa de investigadores do Parque Biotecnológico de Cantanhede e do Centro de Neurociências e Biologia Celular de Coimbra está a patentear um tratamento com células estaminais na área da diabetes, em particular de feridas crónicas comuns em doentes deste tipo.

A spin-off da Universidade de Coimbra Perceive3D (P3D), que está a desenvolver um software de navegação para cirurgia ortopédica guiada por vídeo (artroscopia), recebeu um financiamento europeu de 1,3 milhões de euros para testar a nova tecnologia em cadáveres.

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc


Arquivo UC Global