a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º 53

30 de março de 2017

A UC Global dá-lhe os bons dias!

Começamos por dar os parabéns ao arquiteto João Mendes Ribeiro pelo Prémio Nacional de Reabilitação Urbana na categoria de Melhor Intervenção com Impacto Social com a requalificação das Estufas Tropicais do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. "É sempre estimulante receber um prémio mas acho que é um prémio para a Universidade de Coimbra", refere o arquiteto.

Vital Moreira, Professor Catedrático jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, vai proferir amanhã a sua última aula. A sessão é pública e realiza-se às 15 horas, na Sala 1 dos Gerais.

A Universidade de Coimbra está a colaborar com a DGES no projeto europeu EUROSTUDENT. Se é estudante participe nesta iniciativa através do preenchimento deste inquérito que tem como objetivo a análise da evolução e a comparação das condições de vida dos estudantes do ensino superior no espaço europeu.

Está a decorrer, até 7 de abril, a fase de submissão de comunicações a apresentar na conferência "Insucesso e Abandono no Ensino Superior” que vai ter lugar no Auditório da Reitoria a 2 de maio. A conferência, promovida pelos parceiros do Fundo Solidário, tem como principais objetivos “promover uma reflexão sobre as problemáticas do insucesso e do abandono e desafiar a uma intervenção ampla e eficaz”.

Hoje, às 18h15, não perca a primeira sessão do ciclo de conversas “A Universidade de Coimbra no caminho para a contemporaneidade: conversas em torno da sociedade, educação, ciência e cidade”. A Casa das Caldeiras recebe a primeira conversa intitulada “Universidade e Sociedade: do iluminismo à contemporaneidade”. As próximas sessões acontecem a 6, 20 e 27 de abril. Não perca tudo o que passa na 19.ª Semana Cultural da UC!

Já começou mais uma edição do V Ciclo de Requiem. Até 14 de abril, o Convento de São Francisco, o Conservatório de Música de Coimbra e a Sé Velha vão receber obras de Mozart, Jenkins, Rossini e Brahms. O segundo concerto do ciclo acontece no sábado, na Sé Velha, e é um concerto solidário a favor da ERGUE-TE.

A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

Um grupo de investigadores da Universidade de Coimbra vai estudar o envelhecimento cardiovascular e desenvolver novos medicamentos. A investigação levada a cabo pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular dispõe de um financiamento de dois milhões e meio de euros atribuídos por um programa de investigação europeu.

A Universidade de Fez assinou um protocolo com a Universidade de Coimbra, que vai permitir estabelecer um programa de cooperação entre as duas instituições e irá envolver investigadores, professores e estudantes das duas instituições de ensino.

O coordenador da pós-graduação de Ortodontia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Francisco do Vale, conquistou o prémio de “Melhor Comunicação Oral de Investigação” na XXIX Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Ortopedia Dento-Facial.

Um estudo desenvolvido por oito investigadores portugueses e espanhóis concluiu que os arrozais fornecem bastante energia à ave migradora maçarico-de-bico-direito para voar entre Portugal e Holanda, por exemplo, sem necessidade de fazer escalas.

Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc


Arquivo UC Global