a carregar...

UC.PT

UC Global

UC Global | n.º 59

 11 de maio de 2017


Bom dia com a UC Global!


Hoje damos os parabéns a dois estudantes da UC: a João Estêvão Martins, estudante da Faculdade de Direito, que foi eleito para a direção da Federação Europeia de Estudantes do Ensino Superior, e a Tomás Nogueira, estudante da Faculdade de Economia e antigo estudante da Faculdade de Letras, por ter sido distinguido com o Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa, na categoria estudante.


Hoje, pelas 19h30, há música na Biblioteca Joanina. A pianista Maria Helena de Andrade, solista e camerista consagrada em inúmeras tournées internacionais, vai ser a protagonista de um concerto que tem como pano de fundo uma das mais belas bibliotecas do mundo. A entrada é gratuita, limitada à lotação da sala.


O investigador e professor na Universidade de Barcelona, João Zilhão, vai realizar a conferência "Os fósseis humanos do Plistocénico de Portugal e a sua contribuição para as grandes questões da Paleoantropologia", no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. A sessão acontece a 18 de maio, pelas 15 horas e a entrada é livre.


Já estão abertas as inscrições para o curso de árbitros de andebol. O curso é gratuito, tem uma duração de 25 horas e é limitado a 30 inscrições.


A partir da próxima segunda-feira, 15 de maio, o Buffet de Leguminosas e Saladas está de regresso aos almoços da Sala B (Complexo das Cantinas Centrais). A iniciativa dos SASUC, em parceria com o Jardim Botânico da UC, destaca diariamente uma leguminosa, apresentando-a confecionada de variadas formas.


Está aberto o período de candidaturas à Creche e Jardim de Infância dos SASUC para o ano letivo 2017/2018. As inscrições decorrem a partir de maio, até ao limite do número de vagas.


A edição 2017 da Queima das Fitas está a chegar ao fim. Aproveite os últimos dias e para o ano há mais!

 

A UC foi notícia

(A visualização destes conteúdos pode requerer autenticação na área privada)

Enquanto decorriam as obras de restauro e limpeza de um altar da Sé Nova de Coimbra foram encontradas cartas do fundador dos jesuítas, Santo Inácio de Loyola, e textos do Padre António Vieira. Centenas de documentos que viram a luz do dia há um ano atrás e que entretanto já foram inventariados.


Muitos medicamentos são derivados de moléculas que existem na natureza, diz Paulo Oliveira, investigador do Centro de Neurociências e Biologia Celular.


Adriana Calcanhotto, a cantora, a professora ou talvez até mesmo um pouco da "impostora" - como a própria fez questão de referir - está na Universidade de Coimbra a dar aulas.


A Academia das Ciências da China convidou Domingos Xavier Viegas, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e diretor da ADAI - Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, para professor sénior visitante no âmbito de um projeto submetido pelo State Key Laboratory of Fire Safety Science (SKLFSS) da Universidade de Ciências e Tecnologia da China em Hefei relacionado com a temática do comportamento extremo dos incêndios florestais.


Outras notícias sobre a UC podem ser consultadas em uc.pt/media_uc


Arquivo UC Global