• Sugestões de Melhoria e Reclamações

    Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

    Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.
    Para apresentar uma sugestão ou reclamação preencha este formulário, colocando na mensagem o serviço visado e uma descrição detalhada do assunto.
    Agradecemos a colaboração!

    Universidade de Coimbra

    Se pretende manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, por favor clique aqui.

a carregar...

CEAACP

Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património

  • facebook3

    O CEAACP no Facebook

    Visite a nossa página no Facebook e aceda a mais conteúdos e actualizações.

    Mais informação
  • tvulogo

    CEAUCP na TVU.

    Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto (CEAUCP) apresentado por Maria de Jesus Sanches: http://tv.up.pt/videos/J776KbGC

  • logoruc

    Entrevista da Coordenadora à RUC

    A Coordenadora do Centro, Maria da Conceição Lopes, em entrevista ao programa Alvorada da Rádio Universidade de Coimbra sobre alguns dos projectos internacionais desenvolvidos pelo CEAACP.

    Mais informação
  • logokanishaie

    Apresentação do Projecto Arqueológico de Kani Shaie

    Convidam-se todos os interessados a assistir à apresentação do Projecto Arqueológico de Kani Shaie (Sulaimania, Iraque), que terá lugar no próximo dia 19 de Fevereiro na Faculdade de Letras da UC. No evento de apresentação deste projecto CEAACP/UC, que contará com a presença do Sr. Embaixador do Iraque em Portugal, será apresentado o seu âmbito geral e alguns resultados preliminares da primeira campanha de escavações.

    Mais informação
  • Cartazseminariogema

    Seminário "Imagens e Liturgia em Portugal na Idade Média"

    Terá lugar no próximo dia 29 de Março, no Museu Arqueológico do Carmo em Lisboa, o Seminário Internacional "Imagens e Liturgia em Portugal na Idade Média", tendo como objectivo principal a apresentação e a discussão de recentes estudos e reflexões sobre obras de arte românicas e góticas existentes em Portugal.

    Mais informação

Apresentação

O Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património (ex CEAUCP), Unidade de Investigação 281 da Fundação para a Ciência e Tecnologia, é uma UI&D na área da Arqueologia e das disciplinas que com ela interagem no debate sobre as dinâmicas de evolução das sociedades do passado. Fundado em 1993 por docentes e investigadores das Universidades de Coimbra e Porto e sedeado na Universidade de Coimbra, associa, no presente, investigadores das Universidades de Coimbra, Algarve, Porto, do Campo Arqueológico de Mértola (CAM) e de diversas instituições ligadas ao património.

Coordenador científico: Maria da Conceição Lopes



Investigação

Áreas relacionadas com as Arquitectura Vernacular, Arqueologia Urbana, Arqueologia da América Latina, Arqueologia do Próximo Oriente e novos saberes como a Arqueogeografia foram sendo acrescentadas à investigação inicialmente estruturada em torno das temáticas: Pré-História Recente, Proto-História e Romanização, Arqueologia Medieval e Moderna e Epigrafia.

A nova organização CEAACP, agora realizada, acentuou esse ritmo de abertura a novas áreas temáticas e permitiu ampliar o conjunto de investigadores colaboradores para um quantitativo superior á soma daquele que reuniríamos em separado.

Do mesmo modo, a participação em projectos e redes nacionais e internacionais se configura como uma estratégia de investigação prioritária.



Divulgação

A organização, autonomamente ou em parceria com estruturas científicas nacionais e internacionais, de Conferências, Seminários, Fóruns, Colóquios, Mesas Redondas e Cursos experimentais, é assumida como parte integrante do processo de investigação, enquanto espaço de debate e transferência de conhecimentos.

O estabelecimento de parcerias e protocolos com entidades públicas e privadas tem, naturalmente, os mesmos propósitos de espessar quantitativa e qualitativamente os objectivos da investigação e da transferência e aplicação de conhecimentos.

Publicações próprias e de colaboração constituem um veículo fundamental de divulgação da investigação que se promove e debate no CEAACP.