a carregar...

CEAACP

Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património

  • ConventodeCristo

    Tomar Summer School

    The CEAACP together with the Convent of Christ in Tomar and the University of Coimbra is offering a Summer School course in the most emblematic space of Renaissance culture in Portugal. During two weeks, the students will take physical contact with the built structures, in an ongoing challenge of intelligibility, but will also be called to an exhibition planning from the sculptural collection kept in the convent.

    Mais informação
  • esculturadestaque

    O Chão Escutado - MNMC

    Escultura Sonora no Criptopórtico do Museu Nacional Machado de Castro onde o espaço será preenchido por sons do tempo. Ao caminhar nas galerias deste espaço milenar será possível escutar textos poéticos e pequenas histórias que nos levarão a viajar pelos tempos e espaços que os livros da terra nos oferecem.

    Mais informação

Apresentação

O Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património (ex CEAUCP), Unidade de Investigação 281 da Fundação para a Ciência e Tecnologia, é uma UI&D na área da Arqueologia e das disciplinas que com ela interagem no debate sobre as dinâmicas de evolução das sociedades do passado. Fundado em 1993 por docentes e investigadores das Universidades de Coimbra e Porto e sedeado na Universidade de Coimbra, associa, no presente, investigadores das Universidades de Coimbra, Algarve, Porto, do Campo Arqueológico de Mértola (CAM) e de diversas instituições ligadas ao património.

Coordenador científico: Maria da Conceição Lopes



Investigação

Áreas relacionadas com as Arquitectura Vernacular, Arqueologia Urbana, Arqueologia da América Latina, Arqueologia do Próximo Oriente e novos saberes como a Arqueogeografia foram sendo acrescentadas à investigação inicialmente estruturada em torno das temáticas: Pré-História Recente, Proto-História e Romanização, Arqueologia Medieval e Moderna e Epigrafia.

A nova organização CEAACP, agora realizada, acentuou esse ritmo de abertura a novas áreas temáticas e permitiu ampliar o conjunto de investigadores colaboradores para um quantitativo superior á soma daquele que reuniríamos em separado.

Do mesmo modo, a participação em projectos e redes nacionais e internacionais se configura como uma estratégia de investigação prioritária.



Divulgação

A organização, autonomamente ou em parceria com estruturas científicas nacionais e internacionais, de Conferências, Seminários, Fóruns, Colóquios, Mesas Redondas e Cursos experimentais, é assumida como parte integrante do processo de investigação, enquanto espaço de debate e transferência de conhecimentos.

O estabelecimento de parcerias e protocolos com entidades públicas e privadas tem, naturalmente, os mesmos propósitos de espessar quantitativa e qualitativamente os objectivos da investigação e da transferência e aplicação de conhecimentos.

Publicações próprias e de colaboração constituem um veículo fundamental de divulgação da investigação que se promove e debate no CEAACP.