a carregar...

CEAACP

Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património

  • 3D

    Utilização de novas tecnologias digitais aplicadas às Ciências do Património

    Para fomentar a utilização das novas tecnologias digitais aplicadas às Ciências do Património, o CEAACP proporciona aos seus investigadores uma grande variedade de equipamentos de laboratório e de campo. Os recursos disponíveis permitem recorrer a técnicas de aquisição digital em 3D como meio de preservar artefactos e desenvolver colecções virtuais online. As representações 3D melhoram ainda o acesso aos acervos físicos e providenciam substitutos digitais precisos para a análise académica. Consulte aqui alguns modelos disponíveis de projectos do CEAACP.

    Mais informação

Apresentação

O Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património (ex CEAUCP), Unidade de Investigação 281 da Fundação para a Ciência e Tecnologia, é uma UI&D na área da Arqueologia e das disciplinas que com ela interagem no debate sobre as dinâmicas de evolução das sociedades do passado. Fundado em 1993 por docentes e investigadores das Universidades de Coimbra e Porto e sedeado na Universidade de Coimbra, associa, no presente, investigadores das Universidades de Coimbra, Algarve, Porto, do Campo Arqueológico de Mértola (CAM) e de diversas instituições ligadas ao património.

Coordenador científico: Maria da Conceição Lopes



Investigação

Áreas relacionadas com as Arquitectura Vernacular, Arqueologia Urbana, Arqueologia da América Latina, Arqueologia do Próximo Oriente e novos saberes como a Arqueogeografia foram sendo acrescentadas à investigação inicialmente estruturada em torno das temáticas: Pré-História Recente, Proto-História e Romanização, Arqueologia Medieval e Moderna e Epigrafia.

A nova organização CEAACP, agora realizada, acentuou esse ritmo de abertura a novas áreas temáticas e permitiu ampliar o conjunto de investigadores colaboradores para um quantitativo superior á soma daquele que reuniríamos em separado.

Do mesmo modo, a participação em projectos e redes nacionais e internacionais se configura como uma estratégia de investigação prioritária.



Divulgação

A organização, autonomamente ou em parceria com estruturas científicas nacionais e internacionais, de Conferências, Seminários, Fóruns, Colóquios, Mesas Redondas e Cursos experimentais, é assumida como parte integrante do processo de investigação, enquanto espaço de debate e transferência de conhecimentos.

O estabelecimento de parcerias e protocolos com entidades públicas e privadas tem, naturalmente, os mesmos propósitos de espessar quantitativa e qualitativamente os objectivos da investigação e da transferência e aplicação de conhecimentos.

Publicações próprias e de colaboração constituem um veículo fundamental de divulgação da investigação que se promove e debate no CEAACP.