• Elogios, Sugestões e Reclamações

Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de elogios, sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.
    Para apresentar um elogio, sugestão ou reclamação preencha este formulário.
    Agradecemos a colaboração!

Universidade de Coimbra

Se pretende manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, por favor clique aqui.

2º Encontro Internacional Património Mundial de Origem Portuguesa

Add this event to my calendar

Publication date: 10-09-2010 10:36

Start: 10-09-2010
End: 10-09-2010
whpo

O processo de construção de culturas e identidades que decorreu após o contacto dos portugueses com outros povos do mundo articulou um conjunto de bens patrimoniais móveis e imóveis que evoluíram em heranças novas e originais, cujas linguagens se podem observar em paisagens complexas e ricas de contornos materiais e imateriais.
E se as geografias de desenvolvimento destes novos patrimónios são, num primeiro momento, o local onde directamente os portugueses contactaram com os outros mundos, elas ampliam-se nos espaços em que se desenham os caminhos da diáspora dos participantes no processo, renovando-se em composições de continuada reconfiguração.
A criatividade das paisagens destes espaços de contacto e diáspora pode ler-se num quadro de transversalidades de natureza material e imaterial, que encerram a germinação e o amadurecimento dos elementos que haverão de fixar, estabelecer e moldar os perfis das terras e das gentes.
Discutir e compreender a complexidade cultural nas paisagens e nas arquitecturas criadas nos territórios e no tempo longo destas várias diásporas, é o objectivo do workshop “Diásporas, paisagens e arquitecturas”.