Apresentação da revista digitAR

Publication date: 14-02-2013 16:49

Apresentação digitAR fig1

Ocorreu no passado dia 13 de Fevereiro a apresentação da digitAR, na Sala dos Conselhos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Gostaríamos de começar por agradecer aos presentes pelo interesse demonstrado por esta iniciativa do Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto, em particular ao Doutor Amílcar Falcão (Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para a Investigação), ao Doutor Carlos Ascenso André (Director da Faculdade de Letras), ao Doutor Delfim Leão (Director da Imprensa da Universidade de Coimbra), à Doutora Maria Manuel Borges e ao Doutor António Tavares Lopes (Responsáveis pelo projecto ID@UC). A cerimónia contou ainda com a presença da Coordenadora Científica do CEAUCP, Doutora Maria da Conceição Lopes e do Gestor Editorial da digitAR, Martino Correia.

A revista digitAR – Revista Digital de Arqueologia, Arquitectura e Artes pretende ser um novo instrumento à disposição de um vasto leque de investigadores cujos trabalhos incidam sobre as questões das heranças culturais, em particular nas áreas da Arqueologia, Arquitectura e das Artes.

Começando com o primeiro número lançado em Janeiro último, onde foram publicadas as Actas do 6º Seminário de Arquitectura em Terra em Portugal (6º ATP) / 9º Seminário Ibero-americano de Construção e Arquitectura com Terra (9º SIACOT) - ocorrido em Coimbra entre os dias 20 e 23 de Fevereiro de 2010 – a digitAR terá uma periodicidade semestral. Está ainda prevista a publicação este ano de um número especial, comemorando os 20 anos do CEAUCP que se celebram em 2013.

Se a ideia desta revista nasceu no seio do CEAUCP, a sua realização não teria sido porém possível na presente forma sem a colaboração de outras entidades. Tal é o caso do projecto ID@UC, cujos responsáveis muito gentilmente aceitaram estar presentes e colaborar nesta cerimónia. Temos ainda de agradecer à Imprensa da Universidade de Coimbra pelo apoio prestado. Uma palavra particular de apreço à Dr.ª Carla Marques, da Imprensa da Universidade, que ministrou as formações técnicas que permitiram a publicação desta revista. Por último, um agradecimento ao Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra (SIBUC).

A revista (disponível através do endereço http://iduc.uc.pt/digitar/) está publicada no ID@UC, a plataforma de revistas científicas da Universidade de Coimbra. A plataforma utiliza o software OJS – Open Journal System, que simplifica o percurso do artigo desde o momento em que é submetido até ao momento em que conhece a publicação final, passando pelo processo de avaliação. Basta para isto que cada interveniente (autores, avaliadores e editores) estejam registados no sistema. Apesar de não ser obrigatório o registo para efectuar a consulta dos trabalhos, convidamos ainda ao registo por parte dos nossos leitores, de maneira a serem alertados automaticamente para as notícias relevantes respeitantes à revista.

A revista está também associada à IMPACTVM, a biblioteca digital de artigos científicos e publicações periódicas desenvolvida pela Imprensa da Universidade de Coimbra , e integrada no projecto UC Digitalis, que visa a difusão dos conteúdos digitais produzidos no seio da Universidade. Aspiramos ainda que esta revista venha a ser referenciada em índices bibliográficos internacionais, dando projecção à revista e aos trabalhos nela publicados. Neste sentido deu-se já início ao processo de submissão e avaliação da publicação para o Arts & Humanities Citation Index, acessível através do Web of Science, disponibilizado pela Thomson Reuters.

Pretende-se que este seja um instrumento privilegiado de divulgação científica, tanto no seio da comunidade profissional e académica, como também na transmissão desse conhecimento ao público em geral. Tendo este objectivo em mente, o formato digital afigura-se como ideal. Permite um acesso mais facilitado e imediato aos conteúdos. Permite ainda um conjunto muito mais alargado de ferramentas e meios do que o disponibilizado por uma revista tradicional.

Uma revista digital é um espaço multimédia por excelência. Desejamos assim que o futuro da revista se traduza numa dinâmica em que a transmissão de conhecimento científico se deixe de fazer exclusivamente através de texto e figuras ou fotografias. Projectamos um futuro onde a divulgação científica se faça também através de outros meios que se articulem com os meios tradicionais. A revista está assim disponível para integrar elementos como gravações áudio, filme ou modelos 3D interactivos. É nesse sentido que estamos a trabalhar, mas tal não será possível sem a colaboração dos autores. Gostaríamos por isso que os investigadores que no futuro venham a colaborar com a revista viessem a explorar estas potencialidades. Tal seria uma mais valia tanto para a sua investigação como para a revista, e sem dúvida que tornará o trabalho muito mais aliciante para o público. Acreditamos que este campo apresenta muitas possibilidades ainda por explorar que será aqui que nos poderemos destacar.

Apresentação digitAR fig2