a carregar...

CEAACP

Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património

Inovação

O CEAACP esforça-se por capturar e incentivar o espírito criativo, fornecendo as ferramentas, conhecimentos e oportunidades de colaboração necessários para apoiar investigação de ponta, iniciativas académicas, e usos inovadores de tecnologia.

Para fomentar a utilização das novas tecnologias digitais aplicadas às Ciências do Património, o CEAACP proporciona aos seus investigadores uma grande variedade de equipamentos de laboratório e de campo. Os recursos disponíveis permitem recorrer a técnicas de aquisição digital em 3D como meio de preservar artefactos e desenvolver colecções virtuais online. As representações 3D melhoram ainda o acesso aos acervos físicos e providenciam substitutos digitais precisos para a análise académica.

O CEAACP realiza ainda trabalhos de Restauro Virtual e Reconstrução Virtual Arqueológica com recurso a software de modelação 3D, bem como a construção de modelos interactivos a partir de motores de jogos e a desenvolvimento de aplicações de Realidade Aumentada aplicadas ao Património. Entre os projectos onde estas tecnologias são aplicadas contam-se a reconstrução virtual do Templo do Forum de Pax Iulia (Beja, Portugal), a reconstrução virtual do sítio de Tell Beydar (Síria) ou a criação de Modelos Digitais do Terreno do sítio de Kani Shaie (Curdistão Iraquiano).

3D

Equipamentos:

NextEngine 3D Desktop Scanner
scanner3D

O scanner a laser 3D consegue fazer medições exactas de artefactos e pode ser usado para reproduzir um artefacto digitalmente num período relativamente curto de tempo. Este sistema proporciona uma grande quantidade de dados sobre a forma e o tamanho do objecto, com uma precisão que é comparável à melhor medição obtida com recurso a um paquímetro. Os dados digitalizados são facilmente manipulados estatisticamente e graficamente com o respectivo software.

Aplicações na investigação: Este equipamento tem permitido a digitalização de artefactos nas instalações do CEAACP, mas também no decurso de missões arqueológicas no estrangeiro, em que se torna obrigatório o registo do espólio no local. Foi utilizado recentemente no Iraque no âmbito do Projecto Arqueológico de Kani Shaie, onde levou a cabo a digitalização de cerâmicas e tabuinhas de argila.

DJI Phantom 2 Vision+
DJI Phantom 2 Vision+

Este Veículo Aéreo Não Tripulado (vulgarmente conhecido como drone) permite a captura de fotografias aéreas e vídeos de alta resolução, de grandes áreas num curto espaço de tempo. As fotografias daqui provenientes são inseridas em aplicações de fotogrametria, permitindo a criação de mapas, plantas, ortofotomapas, modelos digitais de elevação (MDE), modelos digitais de terreno (MDT) e modelos digitais de superfície (MDS).

Impressora 3D Witbox 
Impressora 3D Witbox

A Witbox apresenta um tamanho de impressão A4 (21x29.7 cm) e até 20 centímetros de altura, podendo imprimir objectos de grande tamanho ou com múltiplas partes de uma só vez. Este equipamento visa responder à procura feita por parte das instituições de património cultural, que têm vindo a demonstrar interesse pela criação de réplicas, mantendo assim os originais protegidos. 

Aplicações na investigação: A impressora tem vindo a ser utilizada para a criação de réplicas das placas das chambranas que se inserem no conjunto retabular do Altar Mor da Sé do Funchal, datadas do séc. XVI, bem como para a reprodução de artefactos arqueológicos exumados no Iraque, permitindo assim o seu estudo e divulgação em Portugal.

Lupa Binocular Leica EZ4 HD
Lupa Binocular Leica EZ4 HD

A câmara da Leica EZ4 HD oferece uma solução integrada para a visualização rápida de imagens em tempo real em alta definição (HD). O  sistema completo permite ao seu utilizador visualizar as amostras num visor e através dos oculares, com ou sem uma conexão ao computador. A fotografia científica e processamento digital de imagens transformaram-se em ferramentas científicas importantes, tornando-se assim indispensáveis em áreas como a arqueologia e as arqueociências.

Equipamentos adicionais: Um computador HP Workstation Z600 com sistema operativo Windows 64-bit utilizado para o processamento, tratamento de dados e modelação tridimensional. Também se encontra disponível uma Máquina Fotográfica Digital Nikon D60 SLR com 10.2 Megapixels com uma lente de zoom de 55mm-200mm e respectivo tripé, útil para a criação de imagens de alta resolução dos artefactos.