a carregar...

CEAACP

Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património

Maria Dalila Aguiar Rodrigues

Previous and current scientific and/or professional activities

PeriodPosition or categoryInstitution
2001 to presentDirectorMuseu Grão Vasco e Museu Nacional de Arte Antiga
1986 to presentProfessorEscola Superior de Educação do Instituto Superior Politécnico de Viseu
2003 to presentProfessorUniversidade Portucalense e Universidade Católica do Porto (UCP)

Area of scientific activity

Art history
museology

Domain of specializations

Portuguese art history

Present Research Interests

- Art history of painting and technical skills.

- The creative process of Vasco Fernandes (Grão Vasco)

Other Activities

Supervising experience

Three Master thesis supervision in History of Art

Participation in research projects

Estudo das colecções de pintura flamenga e italiana dos séculos XV e XVI do Metropolitan Museum e da National Gallery, U.S.A., Março e Abril de 1993, na qualidade de bolseira da Comissão Cultural Luso-Americana.

Investigadora do projecto “Estudo da Pintura Portuguesa do século XV”, do Instituto José de Figueiredo/Instituto Português de Museus, com o apoio da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT), da World Presidents Organization (WOP) a da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD), realizado entre o final de 1992 e o final de 1996.

Trabalho de inventário da Pintura Portuguesa do século XV, de 20 de Outubro de 1992 a final de 1996.

Colaboração com o Instituto José de Figueiredo no estudo material de obras em fase de tratamento naquele Instituto, no 2.º semestre de 1992 e no primeiro de 1993.
Colaboração constante à direcção do Instituto José de Figueiredo, com a Directora Dr.ª Anapaula Abrantes, de 1993 a 1996.
Estudo das colecções e concepção do programa expositivo da colecção de pintura do Museu Grão Vasco a pedido da Dr.ª Simonetta Luz Afonso, Directora do IPM, no âmbito do projecto de requalificação deste Museu, em 1994.

Investigadora do projecto “Estudo da colecção de pintura dos séculos XV e XVI, do Museu Alberto Sampaio”, com o Prof. Doutor Ignace Vandevivere, o Dr. José Alberto Seabra Carvalho e o Fotógrafo José Pessoa, solicitado pelo IPM e realizado de 1994 a 1995. Resultados publicados no catálogo da colecção de pintura do MAS.

Investigadora destacada, com o Dr. José Alberto Seabra Carvalho, do MNAA, em Janeiro de 1995, no âmbito do projecto “Estudo da Pintura Portuguesa do século XV”, para a visita da Exposição “Making & Meaning. The Young Michelangelo”, The National Gallery, Londres, 19 de Outubro a 15 de Janeiro de 1995.

Inventário e estudo de caracterização da pintura mural dos séculos XV e XVI na região Norte, no âmbito da colaboração no Catálogo de Pintura do Museu Alberto Sampaio, em 1995.

Estudo e concepção do programa expositivo das diversas colecções do Museu Grão Vasco, a pedido da Doutora Raquel Henriques da Silva, Directora do IPM, no âmbito do projecto de requalificação deste Museu, em 1998.

Investigadora responsável do projecto “Estudo material da pintura de Vasco Fernandes. Colecções do Museu Nacional de Arte Antiga, Museu de Lamego e do Museu Grão Vasco”, com o apoio do IPM e a colaboração directa da Divisão de Documentação Fotográfica, realizado de Fevereiro de 1998 a Dezembro de 1999. No âmbito deste projecto, e de acordo com o aprovado pelo IPM, está prevista a realização de uma exposição, a partir da documentação fotográfica, reflectográfica e radiográfica, e a publicação dos respectivos resultados, no catálogo de pintura do Museu Grão Vasco, a publicar em Maio de 2004.



Inventário e estudo de caracterização da pintura nos antigos territórios portugueses da Índia, em colaboração com o Prof. Doutor Pedro Dias, em Março e Abril de 1997, com o apoio da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, e em Novembro e Dezembro de 1999.

Membro do grupo de trabalho para a concepção da Lei Orgânica do Instituto José de Figueiredo/ Instituto Português de Conservação, IPM, 1999.

Acompanhamento da intervenção de restauro das pinturas quinhentistas da Igreja de São João de Tarouca e de Ferreirim, a convite do IPPAR, 2000.

Membro da Comissão Científica do projecto Manuelino. À Descoberta da Arte do Tempo de D. Manuel I, promovido pela Direcção Geral de Turismo – Programa de Incremento do Turismo Cultural, integrado no ciclo internacional Museu sem Fronteiras, sob a coordenação científica do Prof. Doutor Pedro Dias.

Prizes and awards

NomePromotora
3.º Prize on the National Contest “Novos Valores da Cultura”, Cinema and VideoFAOJ
Research AwardANIMARTE
Honorable Mention - History of Art AwardFundação Calouste Gulbenkian
Troféus Aquilino Ribeiro "Personalidade"Jornal do Centro

Publications

Chapters in books

Rodrigues, Dalila. ”Vasco Fernandes”; “Gaspar Vaz”, Feitorias. L’art au Portugal au temps des Grands Découverts (Catálogo da Exposição), (coord. de Pedro Dias), Europalia 91, Portugal, 1991.

Rodrigues, Dalila. “Assunção da Virgem” No tempo das Feitorias. A Arte em Portugal na Época dos Descobrimentos (Catálogo da Exposição), (coord. de Pedro Dias), Lisboa, Instituto Português de Museus, 1992.

Rodrigues, Dalila. “Vasco Fernandes e a contemporaneidade do diverso”, “Vasco Fernandes e a oficina de Viseu”, Grão Vasco e a Pintura Europeia do Renascimento (Catálogo da Exposição), (coord. de Dalila Rodrigues), Lisboa, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1992.

Rodrigues, Dalila. “Os Painéis das Janelas Verdes”; “A Pintura no Período Manuelino”; “A Pintura Renascentista em Portugal”, História da Arte Portuguesa (dir. Paulo Pereira), vol. I e II, Lisboa, Círculo de Leitores, 1995.

Rodrigues, Dalila. “Italian Inflences on Portuguese Painting in the first half of the sixteenth century”, Links Between Portugal & Italy in The Renaissance (ed. J. P. Lowe), London, Oxford University Press, 2000.

Rodrigues, Dalila, DIAS, Pedro, SILVA, Nuno Vassalo, GRILO, Fernando, Manuelino. À Descoberta da Arte do Tempo de D. Manuel I (coord. De Pedro Dias), Lisboa, Civilização Portugal, 2002.

Papers in conference proceedings

Rodrigues, Dalila. “Photography in Portugal”, Les Ateliers des Interpretes, Revue Europeenne pour Etudiants en Histoire de L’art, Actes du Congres “Photography”, n.º 3, 1991.

Rodrigues, Dalila. “A actividade dos pintores portugueses na Catalunha e as relações com a pintura portuguesa do século XVI”, Actas del VII Simposio Hispano-Portugués de Historia del Arte, Cáceres, Universidad de Extremadura, 1995.

Rodrigues, Dalila. “Centralidade e Periferismo na Pintura Quinhentista da Oficina de Viseu”, Oficinas regionais. Actas do VI Simpósio Luso-Espanhol de História da Arte (coord. de Dalila Rodrigues e Maria de Lurdes Craveiro), Tomar, Instituto Superior Politécnico de Tomar, 1996.

Rodrigues, Dalila. “A Pintura na Antiga Índia Portuguesa”, Actas da Conferência Internacional Vasco da Gama e a Índia, vol. III, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1999.

Rodrigues, Dalila. “A Decoração Retabular Quinhentista: Artistas e Programas”, Actas do Seminário Internacional Tarouca e Cister: Espaço, Espírito, Poder (in press).

Books (author)

Rodrigues, Dalila. Guia/Roteiro da Exposição Grão Vasco e a Pintura Europeia do Renascimento, Lisboa, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1992.

Rodrigues, Dalila. “A Pintura Mural na Região Norte. Exemplares dos séculos XV e XVI”; “O Pintor António Vaz e os problemas de atribuição do núcleo quinhentista”, Catálogo de Pintura do Museu Alberto Sampaio, Lisboa, Instituto Português de Museus, 1996.

Rodrigues, Dalila. “O fascínio pela pintura antiga”, Almeida e Silva, Pintor (Catálogo da Exposição), Lisboa, Instituto Português de Museus, 1996.

Rodrigues, Dalila. “Colecção de Pintura”, Roteiro do Museu de Lamego, Lisboa, Instituto Português de Museus, 1998.

Rodrigues, Dalila. Guia da Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta, Lisboa, IPPAR, 2001.

Rodrigues, Dalila. “Mestres de Ferreirim. Viagem nos corredores do tempo”, 3 Bienal de Arte (Catálogo da Exposição), Lamego, Museu de Lamego, Fundação Cupertino de Miranda, 2001.

Rodrigues, Dalila. Guia Grão Vasco na Misericórdia, Viseu, Museu Grão Vasco, 2001.

Rodrigues, Dalila. “Património de Viseu. Reflectir e Recontextualizar”, Ícones e Encenações (Catálogo da Exposição), Viseu, Museu Grão Vasco, 2002.

Rodrigues, Dalila. Grão Vasco. Pintura Portuguesa del Renacimiento, Salamanca 2002.

Other publications

Rodrigues, Dalila. “Vasco Fernandes o “Grão Vasco”. Transição para a modernidade”, Artes & Leilões, Fevereiro, Lisboa, 1992.

Rodrigues, Dalila. “A Exposição «Grão Vasco e a Pintura Europeia do Renascimento»”, Noesis. Educação em Revista, Abril de 1992.

Rodrigues, Dalila. “Nuno Gonçalves e a oficina de Lisboa”, Nuno Gonçalves. Novos Documentos, Lisboa, Instituto Português de Museus, 1994.

Rodrigues, Dalila, Carvalho, José Alberto Seabra, “Estudo material dos três grupos de pinturas”, Nuno Gonçalves. Novos Documentos, Lisboa, Instituto Português de Museus, 1994.

Rodrigues, Dalila. “Formação artística e mercado de trabalho no espaço europeu. Os pintores portugueses nos séculos XV e XVI”, Milenium, Viseu, Instituto Superior Politécnico de Viseu, 1996.

Rodrigues, Dalila. “Vasco Fernandes. Revisão Crítica de um Percurso”, Beira Alta, Viseu, 1996.

Rodrigues, Dalila. “Breves notas acerca da teoria e da obra pictórica de Leonardo da Vinci: o valor da observação científica e o espaço da criação imaginativa”, Milenium, Viseu, Instituto Superior Politécnico de Viseu, 1997.

Rodrigues, Dalila. “A obra do entalhador e escultor flamengo Arnao de Carvalho – novos contributos”, Arte Ibérica, Julho, Lisboa, 1998.

Rodrigues, Dalila. Olhares Cruzados “Viseu – uma urbe onde o tempo ainda chega para tudo”, Atlantis, Março-Abril, Lisboa, TAP, 2000.

Rodrigues, Dalila. “Vasco Fernandes e a Sé de Viseu: os retábulos ao «modo de Itália» e a troca de predelas originais”, Monumentos, n.º 13, Lisboa, Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, 2000.

Rodrigues, Dalila. “O núcleo quinhentista da igreja de São João de Tarouca do pintor Gaspar Vaz”, Património Estudos, n.º 2, Lisboa, IPPAR, 2002.

Thesis

Rodrigues, Dalila. "O estudo material e a dimensão criativa. Reflexão sobre a importância do estudo material no conhecimento da pintura portuguesa dos séculos XV e XVI",X Bienal de Antiguidades, APA, Lisboa, 2007

Communications

Other oral communications

I ENCONTRO DE HISTÓRIA LOCAL E REGIONAL, Instituto Superior Politécnico de Viseu. Comunicação: “O retábulo manuelino da Sé de Viseu no contexto da pintura portuguesa do seu tempo”, Viseu, Lamego e Mangualde, 8 a 11 de Julho de 1987.

CONGRÈS INTERNATIONAL DE JEUNES HISTORIENS DE L’ART “Workshop I – Photography and the preservation of historical monuments”. Comunicação: “Photography in Portugal”, Ravena, 4 a 7 de Setembro de 1990.

VI SIMPÓSIO LUSO-ESPANHOL DE HISTÓRIA DA ARTE “Oficinas Regionais”, Instituto Superior Politécnico de Viseu e Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Comunicação: “Periferismo e centralidade na oficina de Viseu”, Escola Superior de Educação de Viseu, 21 a 25 de Outubro de 1991.

SIMPÓSIO “Vasco Fernandes – Pintor Renascentista de Viseu”, Museu Grão de Vasco. Comunicação: “Vasco Fernandes. Revisão crítica de um percurso”, Viseu, Auditório Mirita Casimiro, 20 a 23 de Novembro de 1991.

I CONGRESSO “Antigos Alunos do Liceu de Viseu”. Comunicação: “As correntes estéticas europeias na cultura artística de Viseu, no séc. XVI”, Universidade Católica de Viseu, 11 e 12 de Setembro de 1993.

SIMPÓSIO “O Património Móvel da Região”, Associação Cultural de Municípios Os Castelos da Raia. Comunicação: “A pintura da Beira Alta. Inventário, estudo, conservação e divulgação”, Câmara Municipal de Aguiar da Beira, 23 de Outubro de 1993.

VII SIMPÓSIO HISPANO-PORTUGUÊS DE HISTÓRIA DEL ARTE “Las Relaciones Artísticas entre Espanã Y Portugal”. Comunicação: “A actividade dos pintores portugueses na Catalunha e as relações com a pintura portuguesa do séc. XVI”, Universidade de Extremadura, Cáceres, 3 a 6 de Novembro de 1993.

COLÓQUIO “Álvaro Pires de Évora e a Pintura do seu tempo”, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. Comunicação: “A Pintura Portuguesa do século XV”, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, 5 de Fevereiro de 1994.

SIMPÓSIO DE CULTURAS E LITERATURAS O VALOR DA INTERACÇÃO, Associação Académica da Universidade Católica de Viseu. Comunicação: “A pintura quinhentista na Região da Beira”, Universidade Católica de Viseu, 15, 16 e 17 de Março de 1994.

COLÓQUIO NUNO GONÇALVES NOVOS DOCUMENTOS, Instituto Português de Museus, no âmbito da apresentação dos resultados do projecto de investigação “Estudo da Pintura Portuguesa do século XV”. Comunicação: “Estudo material e processo criativo na obra de Nuno Gonçalves”, Museu Nacional de Arte Antiga, 2, 3 e 4 de Dezembro de 1994.

COLÓQUIO LINKS BETWEEN PORTUGAL & ITALY IN THE RENAISSANCE, Goldsmiths University of London. Comunicação: “Italian influences on Portuguese Painting in the first half of the sixteenth century”, The National Gallery, Londres, 31 de Maio a 2 de Junho de 1995.

VIVA A CIÊNCIA 1995, Instituto Superior Politécnico de Viseu. Palestra: “Arte e Ciência – o contributo dos métodos de análise laboratorial para o conhecimento, a conservação e o restauro de obras de arte”, Escola Superior de Educação de Viseu, 17 de Outubro de 1995.

6º ENCONTRO DE HISTÓRIA LOCAL, Museu Alberto Sampaio, Guimarães. Comunicação: “A colecção de pintura do Museu Alberto Sampaio e a actividade dos pintores nos séculos XV-XVI”, Museu Alberto Sampaio, 6 de Fevereiro de 1997.

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL “Vasco da Gama e a Índia”, Fundação Calouste Gulbenkian e Chancellerie des Universités de Paris, Sorbonne. Comunicação: “A Pintura na Índia Portuguesa”, Fundação Calouste Gulbenkian- Paris, 11 a 13 de Maio de 1998.

CICLO DE CONFERÊNCIAS “Aguiar da Beira: Um Museu – Contributos e Perspectivas”. Comunicação: “ O conceito de museu in situ. Critérios de exposição no Museu de Arte”, Câmara Municipal de Aguiar da Beira, 10 de Fevereiro de 2000.

JORNADAS HISTÓRIA E PATRIMÓNIO NOVOS DESAFIOS, Associação para o Desenvolvimento dos Estudos Históricos e Arqueológicos da Universidade Portucalense. Comunicação: “Estudo material de obras de arte e processos criativos”, Universidade Portucalense, 16 a 18 de Março de 2000.

COLÓQUIO, “Lamego, um Legado Histórico”, Câmara Municipal de Lamego. Comunicação: “A pintura quinhentista na região de Lamego”, Auditório do Museu de Lamego, 11 e 12 de Janeiro de 2001.

JORNADAS HISTÓRICAS DO CONCELHO DE GOUVEIA, Câmara Municipal de Gouveia e Instituto de História e Teoria das Ideias da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Comunicação: “A produção artística em Gouveia na Época Moderna”, Gouveia, 22 a 24 de Março de 2001.

ENCONTRO INTERDISCIPLINAR O MESTRE E A ARTE, Universidade Católica Portuguesa, Viseu. Comunicação: “Um mestre viseense e os seus mestres”, Biblioteca D. José Pedro da Silva, 10 de Abril de 2002.

SEMINÁRIO NOVAS TENDÊNCIAS DO TURISMO PORTUGUÊS, Escola Superior de Tecnologia do Instituto Superior Politécnico de Viseu. Comunicação: “Museus e dinâmicas do turismo cultural”, Auditório do Instituto Superior Politécnico de Viseu, 29 de Maio de 2002.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL TAROUCA E CISTER: ESPAÇO, ESPÍRITO E PODER, Câmara Municipal de Tarouca, Governo Civil do Distrito de Viseu, Instituto de História Regional e do Municipalismo Alexandre Herculano da Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Comunicação: “A decoração retabular Quinhentista: artistas e programas”, S. João de Tarouca e Salzedas, 19, 20 e 21 de Setembro de 2002.

VII SIMPOSIUM INTERNACIONAL SOBRE TÉCNICAS EXPERIMENTAIS, SCIENCE ART 2002, Laboratório de Investigação Experimental dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Comunicação: “Science Art 2002 – Painting”, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, 16 e 17 de Dezembro de 2002.

ENCONTRO-DEBATE SOBRE OS PAINÉIS DE S. VICENTE, Instituto Português de Museus/ Museu Nacional de Arte Antiga. Intervenção: “A teoria da legibilidade dos ornamentos”, Museu Nacional de Arte Antiga, 29 de Maio de 2003.

PRIMEIRAS JORNADAS ABERTAS ARTE E CIÊNCIA, Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes, Centro de Conservação e Restauro. Comunicação: O processo criativo de Vasco Fernandes. Estudo material”, Porto, 6 e 7 de Junho de 2003.

CURSO “MONASTERIOS JERÓNIMOS EN ESPAÑA Y PORTUGAL: HISTORIA, ARTE Y CULTURA”, Universidad de Extremadura, com a direcção científica de Salvador Andrés Ordax, Professor Catedrático da Universidad de Valladolid. Comunicação: O monge pintor Frei Carlos”, Monasterio de Yuste, 1 a 3 de Julho de 2003.

Oral communications by invitation

IX CURSO LIVRE, INSTITUTO DE HISTÓRIA DA ARTE, FCSHU, UNIVERSIADDE NOVA DE LISBOA, Comunicação: Iconografia e Dimensão criativa na pintura portuguesa do Renascimento, 11 de Maio de 2005.

Oral communications by invitation

III JORNADAS ARTE E CIÊNCIA 2005 Estudo e Conservação da Pintura sobre Madeira,Escola das Artes da Universidade Católica, Porto, comunicação: O retábulo de Freixo de Espada à Cinta. estudo material e dimensão criativa, 4 de Junho de 2005.

Oral communications by invitation

SEMINÁRIO, CULTURA FACTOR DE CRIAÇÃO DE RIQUEZA, Fundação Oriente, palestra: O caso do Museu Nacional de Arte Antiga: Fundação Oriente, 12 de Maio de 2006

JORNADAS, comunicação: o mecenato artístico de D. Miguel da Silva em Viseu, 14 de Outubro de 2006

CURSO "ARTE E ICONOGRAFIA DE LAS CATEDRALES IBERICAS: EXTREMADURA ENTRE PORTUGAL Y CASTILLA", Comunicação: Os Painéis de S. Vicente de Nuno Gonçalves, Alcântara, Espanha, de 4 a 7 de Julho de 2006

COLOQUIO INTERNACIONAL, GEIIC, "La pintura europea sobre tabla en los siglos XV, XVI e XVII: estudios técnicos", comunicação: A pintura portuguesa do renacimento: materiais, técnicas e soluções criativas, Valencia, 29 de Novembro de 2006.