Universidade de Coimbra | www.uc.pt

link voltar a UC.PT Universidade de Coimbra
Imagem de identificação do subsite Imagem de apresentação do subsite
Imprimir Tamanho de Letra Normal Aumentar Tamanho da Letra Aumentar Tamanho da Letra

Apresentação

Celga1


O CENTRO DE ESTUDOS DE LINGUÍSTICA GERAL E APLICADACELGA é uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento (nº 17 / 287), financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e tem como instituição de acolhimento a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Homologado em 1966 pelo Instituto de Alta Cultura (IAC), e posteriormente financiado pelo INIC e pela JNICT, o CELGA foi fundado pelo Prof. Doutor José G. Herculano de Carvalho. Na década de oitenta, teve como Coordenador Científico o Prof. Doutor Luís F. Lindley Cintra.O CELGA tem como objectivo nuclear o estudo aprofundado da língua portuguesa, no transcurso histórico, no funcionamento sincrónico das suas diversas componentes e como idioma em contacto. Com base em quadros teóricos e metodológicos plurais, visa-se obter um conhecimento cientificamente sustentado da estrutura e do uso do Português, que possa também contribuir para o seu ensino qualificado.Na investigação realizada, e divulgada através de publicações e em reuniões científicas de especialidade, inscreve-se também a preparação de dissertações de Mestrado e Doutoramento, quer por parte de alguns membros da Unidade, quer por mestrandos e doutorandos orientados por diversos membros doutorados do Centro. Integra presentemente 22 membros integrados e 22 colaboradores (12 dos quais são investigadores em formação). Os investigadores doutorados (membros integrados e colaboradores) são docentes não só da Faculdade e Letras da Universidade de Coimbra, mas igualmente de outras Universidades e Institutos Politécnicos do país e do estrangeiro.Este Centro está empenhado em estabelecer relações de cooperação científica com investigadores e instituições cujo trabalho se desenvolva na área da Linguística, e em particular da Linguística Portuguesa.

O CELGA tem activos protocolos de colaboração científica com o Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP) e com o Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL) nas áreas de interesse comum.No âmbito específico dos Estudos de Crioulística, vários contactos internacionais e nacionais já estabelecidos deverão dar lugar, no futuro próximo, à assinatura de protocolos de cooperação com o CELGA. Parcerias já formalizadas, nesta área, são as que se estabeleceram com o Institut für Romanistik (Universität Erlangen-Nürnberg), com o Amsterdam Center for Language and Communication (Universidade de Amsterdão) e com o Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) de Lisboa. A co-orientação de dissertações tem ainda contribuído para o fortalecimento das relações de cooperação científica com a Universidade Federal da Bahia e com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.Alguns investigadores do CELGA estão ainda envolvidos no projecto NIFLAR: Ntworked Interaction in Foreign Language Acquisition and Research, submetido a aprovação no âmbito do Lifelong Learning Programme 2007-2013, da União Europeia. Este projecto envolve networking com as seguintes Universidades europeias: Utrecht, Olomouc, Granada e Valência.


Cumprindo a sua missão de estudo e divulgação dos saberes, o CELGA promove, periodicamente, eventos de partilha para a comunidade científica. Também divulga outros eventos de promoção da Língua Portuguesa. Para mais informações, é favor clicar nas respetivas imagens.


botaoeventospequeno 
© University of Coimbra · 2009
Portugal/WEST GMT · S:
Símbolo de Acessibilidade à Web.Loja VirtualAviso LegalComentáriosContactosMapa do Sitevoltar ao topo
POS_C FEDER
QWeb Boas Praticas