Universidade de Coimbra | www.uc.pt

link voltar a UC.PT Universidade de Coimbra
Imagem de identificação do subsite Imagem de apresentação do subsite
Imprimir Tamanho de Letra Normal Aumentar Tamanho da Letra Aumentar Tamanho da Letra

Linha de Investigação

Actualmente, toda a investigação desenvolvida no CELGA está concentrada numa linha única denominada Língua Portuguesa: Sincronia, Diacronia e Contacto, que é coordenada pela Prof. Doutora Clarinda de Azevedo Maia. A linha abrange as dimensões do funcionamento sincrónico, do transcurso histórico, da reflexão sobre a consciência linguística e do contacto de línguas. Ainda que cada uma das sub-áreas integre um conjunto de investigadores que desenvolvem, preferencialmente, a sua actividade científica no âmbito temático especificado, a congregação numa linha única apresenta inúmeras vantagens do ponto de vista científico, uma vez que tem suscitado crescentes intersecções entre os investigadores.

As sub-áreas de investigação (e respectivos sub-coordenadores) são as seguintes:

• Sincronia (Prof. Doutora Ana Cristina Macário Lopes e Prof. Doutora Graça Rio-Torto)
  • Diacronia (Prof. Doutora Clarinda Maia)
  • Contacto (Prof. Doutor John Holm)

A actual estrutura resulta da reorganização do modelo que vigorou no CELGA entre 2007 e 2009, e que contemplava as seguintes sub-áreas (com indicação dos respectivos sub-coordenadores):

• História da Língua Portuguesa e História da Consciência Linguística (Prof. Doutora Clarinda Maia)
  • Estudos de Crioulística (Prof. Doutor John Holm)
  • Gramática e Discurso (Prof. Doutora Graça Rio-Torto)
  • Linguística e Ensino (Prof. Doutora Ana Cristina Macário Lopes)