Universidade de Coimbra | www.uc.pt

link voltar a UC.PT Universidade de Coimbra
Imagem de identificação do subsite Imagem de apresentação do subsite
Imprimir Tamanho de Letra Normal Aumentar Tamanho da Letra Aumentar Tamanho da Letra

Dissertações

Dissertações de mestrado e de doutoramento, muitas das quais disponíveis em linha (http://www.uc.pt/sibuc/Estudo_Geral).

Dissertações de Mestrado e de Doutoramento orientadas por membros do CELGA

Dissertações de Mestrado

1. Almeida, Ana Lúcia Andrade da Silva (2009) Produção de nomes agentivos deverbais em Português Língua Materna (L1) por alunos do ensino básico. Tese de Mestrado em “Linguística e Ensino” sob orientação de Cristina Martins e Graça Rio-Torto. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

2. Almeida, Rute Sofia Oliveira (2006), Adjectivos denominais em português. A sufixação em -al. Dissertação de Mestrado Linguística e Ensino”, sob orientação de Orientação de Graça Rio-Torto. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

3. Amaral, Patrícia Matos (1999), Do paradigma ao modelo: a relevância da metáfora para a compreensão do processo interpretativo. Dissertação de Mestrado em “Linguística Geral”, sob orientação de Ana Cristina Macário Lopes. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

4. Anastácio, M. Conceição (1998), Para uma leitura dos nomes depredicativos. Dissertação de Mestrado em “Linguística Geral”, sob orientação de Graça Rio-Torto. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

5. Antonio, Tuaha (2011) Estratégias de Ensino da Concordância Verbal em Número à População Universitária Moçambicana. Tese de Mestrado em “Português Língua Segunda” (curso bi-titulado FLUC/FLCH-UEM), sob orientação de Perpétua Gonçalves e Cristina Martins.

6. Bárbara, Maria Elisabete da Silva (1997), Contribuição para o estudo da reformulação em português. Dissertação de Mestrado em “Linguística Portuguesa”, sob orientação de Ana Cristina Macário Lopes. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

7. Barbosa, Ana Isabel Simões Dias Vieira (2005), A alomorfia. Dissertação de Mestrado em “Linguística Portuguesa”, sob orientação de Orientação de Graça Rio-Torto. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

8. Braz, Ana Cristina (2005), A expressão da finalidade em Português europeu contemporâneo: aspectos sintácticos, semânticos e pragmáticos. Dissertação de Mestrado sob orientação de Ana Cristina Macário Lopes. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

9. Carvalho, Maria José Simões Pereira de (1996), Do português arcaico ao português moderno: contributos para uma nova proposta de periodização. Dissertação de mestrado em “Linguística Portuguesa”, sob orientação de Clarinda Maia. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

10. Coelho, Carla Cristina A. (2003), Formação de verbos em -ar em Português. Dissertação de Mestrado, sob orientação de Graça Rio-Torto. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

11. Costa, Ângela Maria Pereira da (2009) Aspectos da aprendizagem de colocações em Português L2. Tese de Mestrado em “Linguística e Ensino”, sob orientação de Cristina Martins e Francisca Athayde.

12. Costa, Maria João Marques Alves da (1998), Os valores dos verbos “aver” e “teer” no português arcaico. Estudo diacrónico de carácter sintáctico-semântico. Mestrado em "Linguística Portuguesa", sob orientação de Clarinda de Azevedo Maia. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

13. Dimande, Luísa (2011), Estratégias de ensino-aprendizagem do léxico no 1º ciclo do Ensino Secundário (8ª classe) em Moçambique. Dissertação de Mestrado em “Ensino de Português como Língua Segunda” Segunda (curso bi-titulado FLUC/FLCH-UEM), sob orientação de Graça Rio-Torto. Maputo, Universidade Eduardo Mondlane.

14. Dzeco, José Jacob (2012), Estratégias Didácticas Adoptadas pelos Professores Para o Ensino da Concordância Nominal em Número nas Escolas Primárias Moçambicanas Localizadas nas Zonas Rurais. Tese de Mestrado em Português Língua Segunda (curso bi-titulado FLUC/FLCH-UEM), sob orientação de Perpétua Gonçalves e Cristina Martins.

15. Ferreira, Carla Sofia da Silva (2004), Percepções e atitudes linguísticas das variedades diatópicas de Portugal. Um contributo português para a Dialectologia Perceptual. Mestrado em "Linguística Geral", sob orientação de Clarinda de Azevedo Maia. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

16. Ferreira, Filomena Maria de Melo Lopes (2006), Do valor de verdade à avaliação metalinguística de enunciados em língua estrangeira. Mestrado em "Linguística e Ensino", sob orientação de A. C. Macário Lopes e de Cristina Martins. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

17. Ferreira, Tânia Santos (2011), Padrões na aquisição/aprendizagem da marcação do género nominal em português como L2. Mestrado em “Português Língua estrangeira/Língua Segunda”, sob orientação de Cristina Martins e de Joana Santos. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

18. Figueiredo, Paula (2011), Relato de Discurso e Fantasias do Portugal contemporâneo na aula de Português Língua Estrangeira. Dissertação de Mestrado em “Português Língua estrangeira/Língua Segunda”, sob oreintação de Ana Cristina Macário Lopes e Ana Maria Machado. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

19. Fontes, Carlos de Sousa Ferreira (2007), Estudo do léxico do São-Tomense com dicionário. Mestrado em Linguística, sob orientação de John Holm. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

20. Freire, Maria Antónia Amaro (2012), O paratexto e o manual escolar – contributos para uma análise pragmática. Mestrado em "Linguística e Ensino", sob orientação de Conceição Carapinha. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

21. Gafanha, Maria Raquel Madail (2007), Morfologia histórica do verbo: o futuro do indicativo no período arcaico da Língua Portuguesa. Um contributo para a periodização na história da língua. Mestrado em "Linguística Portuguesa", sob orientação de Clarinda de Azevedo Maia. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

22. Gonçalves, Maria Fernanda Moreira (1999), A morfologia verbal do galego­‑português. Contributos para um estudo sincrónico-descritivo. Mestrado em "Linguística Portuguesa", sob orientação de Clarinda de Azevedo Maia. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

23. Guedes, M. Leonor G. de S. (1998), Semântica da negação prefixal. Dissertação de Mestrado em “Linguística Geral”, sob orientação de Graça Rio-Torto. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

24. Guerra, Ana Isabel de Azevedo (2011), Processamento de palavras morfologicamente complexas. Dissertação de Mestrado em “Linguística: Investigação e Ensino”, sob orientação de Cristina Martins e de Graça Rio-Torto. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

25. Haddar, Sarah Gonçalves Martins (2008), Percepções, estereótipos e atitudes linguísticas albicastrenses. Dissertação de Mestrado em “Linguística e Ensino” (Linguística Aplicada), sob orientação de Clarinda Maia. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

26. Intumbo, Incanha (2007), Estudo comparativo da morphossintaxe do crioulo guineense, do balanta e do portugûes. Mestrado em Linguística, sob orientação de John Holm. Universidade de Coimbra. Publicada por Lincom Europa, Munich.

27. Inverno, Liliana (2006), Angola’s Transition to Vernacular Portuguese Mestrado em Linguística, sob orientação de John Holm. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

28. Jesus, Dália (2010), Produção e reconhecimento de nomes abstractos deadjectivais. Aplicação ao ensino de PL2. Dissertação de Mestrado em “Português como língua estrangeira e língua segunda” (Linguística Aplicada), sob orientação de Isabel Santos e de Graça Rio-Torto. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

29. Jesus, Sérgio de (2012), Neologia no português do Brasil. Dissertação de Mestrado em “Linguística: investigação e Ensino’’, sob orientação de Graça Rio-Torto. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

30. Kochen, Teresinha Raposo (2012) O uso das formas de tratamento em situação de interlocução: o caso dos alunos das Escolas Secundárias da Polana e de Boane. Dissertação de Mestrado em “Ensino de Português como L2” (curso bi-titulado FLUC/FLCH-UEM), sob orientação de Ana Cristina Macário Lopes e Henrique Nhahombe. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane.

31. Lopes, Fátima Teresa Ferreira Lopes (2012), Dificuldades de escrita: o erro ortográfico, revelador do conhecimento metafonológico do escrevente aluno do ensino básico. Mestrado em “Linguística: Investigação e Ensino”, sob orientação de M. Isabel Pires Pereira. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

32. Lourenço, Mónica (2007) Does younger really equal better? Avaliação de estratégias de aprendizagem de vocabulário em inglês como LE no ensino básico. Tese de Mestrado em “Linguística em Ensino”, sob orientação de Cristina Martins e Clara Keating.

33. Machado, Patricia Vieira (em elaboração), Non-European elements in clause structures in Brazilian Vernacular Portuguese. Mestrado em “Linguística: Investigação e Ensino”, sob orientação de John Holm. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

34. Madeira, Sandra Luisa (2009), A bibliography of restructured Portuguese in Africa. Orientação de John Holm. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

35. Malho, Elisa Jorge (2010), Análise contrastiva de somatismos no Português e no Francês. Dissertação de Mestrado em “Linguística e Ensino’’, co-orientação de Maria Francisca Athayde e de Graça Rio-Torto. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

36. Marques, Isilda Gaspar (2009), Anáfora associativa - propostas de abordagem em contexto escolar. Dissertação de mestrado em “Linguística e Ensino”, sob orientação de Ana Cristina Macário Lopes. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

37. Martins, Cristina dos Santos Pereira (1994), Estudo sociolinguístico do mirandês. Padrões de alternância de códigos e escolha de línguas numa comunidade trilingue. Mestrado em "Linguística Portuguesa", sob orientação de Clarinda de Azevedo Maia. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

38. Morais, Maria da Felicidade Araújo (1997), Análise temática. Contributo para o estudo das diferenças textuais tipológicas. Dissertação de Mestrado em “Linguística Geral”, sob orientação de Ana Cristina Macário Lopes. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

39. Nogueira, Daniela Sofia Carvalho (em curso), O uso das cadeias de referência em textos escritos de alunos estrangeiros aprendentes de português como LE. Mestrado em "Português Língua estrangeira/Língua Segunda", sob orientação de Conceição Carapinha. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

40. Nunes, Susana (2006), Prefixação espácio-temporal em português. Dissertação de Mestrado, sob orientação de Graça Rio-Torto. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

41. Pacheco, Ana Sofia Branquinho (2010), Adjectivos sufixados em -ico. Dissertação de Mestrado, sob orientação de Graça Rio-Torto. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

42. Palrilha, Silvéria Maria Ramos (2009), Contributos para a análise dos actos ilocutórios expressivos em português, Dissertação de mestrado em “Linguística e Ensino”, sob orientação de Ana Cristina Macário Lopes. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

43. pereira, Maria Fernanda dos Santos (em curso), A enunciação e o manual escolar. Mestrado em "Linguística e Ensino", sob orientação de Conceição Carapinha. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

44. Pereira, Rui Abel (2000), Formação de verbos por prefixação. Dissertação de Mestrado, sob orientação de Graça Rio-Torto. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

45. Pinheiro, Ana Catarina Canais Rodrigues (2006), Disponibilidade léxica em alunos pré-universitários portugueses. Concelhos de Coimbra, Condeixa e Miranda do Corvo. Mestrado em "Linguística Geral", sob orientação de Clarinda de Azevedo Maia. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

46. Pinto, Matilde Bernardes (2012), Desvios na representação ortográfica das vogais posteriores por aprendentes de português língua não materna (PLNM). Mestrado em “Português Língua estrangeira/Língua Segunda”, sob orientação de Cristina Martins e Isabel Santos. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

47. Queming, Tan (2010), Advérbios em -mente no Português Europeu. Dissertação de Mestrado em “Linguística: Investigação e Ensino”, sob orientação de Graça Rio-Torto. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

48. Renca, Nuno (2005), Derivação nominal em -dor/a e em ‑deiro/a no português europeu contemporâneo. Dissertação de Mestrado em “Linguística e Ensino”, sob orientação de Graça Rio-Torto. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

49. Rezende, Bruno Tadeu  (em curso), O uso de ‘A Gente’ na escrita do português do Brasil. Dissertação de Mestrado em "Linguística e Ensino", sob orientação de Conceição Carapinha e Ana Luís. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

50. Ribeiro, Sílvia (2006), Compostos nominais em português. As estruturas VN, NN, NprepN e NA. Dissertação de Mestrado em Linguística, sob orientação de Graça Rio-Torto. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Pubicação: München: LINCOM (LINCOM Studies in Romance Linguistics 64), 2010.

51. Rodrigues,  Elisabeth Porto (2011), De A Streetcar Named Desire a Um Bonde Chamado Desejo: O percurso discursivo de apresentação da personagem Stanley Kowalski em duas traduções brasileiras. Mestrado em Tradução, sob orientação de Conceição Carapinha e Isabel Pedro. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

52. Rodrigues, Alexandra Soares (2000), A construção de postverbais em português. Dissertação de Mestrado, sob orientação de Graça Rio-Torto. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Publicação: (2001).Porto: Granito Editora.

53. Santos, Antónia Vieira dos (2003), Os pronomes demonstrativos: estudo histórico de carácter sintáctico e morfo-sintáctico (séculos XIII-XVI). Mestrado em "Linguística Portuguesa", sob orientação de Clarinda de Azevedo Maia. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

54. Santos, Dulcelina Silva dos (2000), Prestígio linguístico e ensino da língua materna. Mestrado em "Linguística Geral", sob orientação de Clarinda de Azevedo Maia. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Publicada, com o mesmo título, na «Colecção Mundo de Saberes, 29» da Porto Editora. Porto, 2002.

55. Santos, Isabel Maria de Almeida (1994), Análise sociolinguística de fenómenos dialectais. A vogal mista ü numa localidade do Baixo Mondego. Mestrado em "Linguística Portuguesa", sob orientação de Clarinda de Azevedo Maia. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Publicada na Colecção «Filologia Portuguesa» da Imprensa Nacional — Casa da Moeda, com o título «Variação linguística em espaço rural. A vogal [ü] numa comunidade do Baixo Mondego». Lisboa, 2003.

56. Santos, Maria da Conceição Bastos (2010), Competência linguística e dificuldade de processamento em matemática. Dissertação de Mestrado em “Linguística e Ensino”, sob orientação de Graça Rio-Torto. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

57. Silva, Antonino da Conceição de Almeida e (1998), O sistema verbal do português arcaico. O papel da analogia na regularização dos paradigmas verbais do português arcaico da segunda fase. Mestrado em "Linguística Portuguesa", sob orientação de Clarinda de Azevedo Maia. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

58. Silva, Inês Santos (2007), O adjectivo em português. Dissertação de Mestrado em "Linguística e Ensino", sob orientação de Graça Rio-Torto. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

59. Simões, Sandra Veríssimo (2010), Variação lexical ao longo dos tempos. Dissertação de Mestrado, sob orientação de Graça Rio-Torto. Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

60. Sousa, Sara (2006), Contributos para o estudo das construções refutativo-rectificativas em português europeu. Dissertação de Mestrado em Linguística e Ensino, sob orientação de Ana Cristina Macário Lopes. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

61. Tavares, Bernardino (2012), A comparison of the morphosyntax of the Cape Verdean Creole of Praia with that of Tarrafal. Mestrado em Linguística, sob orientação de John Holm. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

62. Tomás, Octávio César Carvalho (2003), Marcadores discursivos contrastivos. Contribuição para uma análise sintáctica e semântico-pragmática no PE. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

63. Tomé, Ana Cristina (2010), Avaliação da Literacia em Leitura. Uma análise de produções dos estudantes portugueses no âmbito do PISA. Dissertação de Mestrado em “Linguística: investigação e Ensino’’, sob orientação de Ana Cristina Macário Lopes e de Graça Rio-Torto. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

64. Vilanculo, Sérgio (2011), Uso de conexões adversativas nos textos escritos pelos alunos da 11ª classe: caso da Escola Secundária da Polana. Dissertação de Mestrado em “Ensino de Português como L2” (curso bi-titulado FLUC/FLCH-UEM), sob orientação de Ana Cristina Macário Lopes e Henrique Nhahombe. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane.

DISSERTAÇÕES DE DOUTORAMENTO

1. Alves, Gisele (em elaboração), A criação neológica em João Cabral de Melo Neto. Dissertação de Doutorado (UNESP, Campus de Araraquara). Orientação de Clotilde Murakawa (UNESP) e de Graça Rio-Torto.

2. Barbosa Coelho, Juliana Soledade (2005), Semântica morfolexical. Contribuições para a descrição do paradigma sufixal do português arcaico. 2 tomos. Doutoramento em Letras, Linguística Histórica. Universidade Federal da Bahia. Orientação de Rosa Virgínia Mattos e Silva (UFBa) e Graça Rio-Torto.

3. Barbosa, Ana Isabel Vieira (em elaboração), Derivação nominal em Português. Dissertação de Doutoramento em Linguística Portuguesa. Universidade de Coimbra. Orientação de Graça Rio-Torto.

4. Bhattacharjya, Dwijen (2000), The Genesis and Development of Nagamese: its Social History and Linguistic Structure. Doutoramento em Linguística, sob orientação de John Holm. City University of New York.

5. Caetano Mocho, Maria do Céu (2003), Formação de palavras em Gramáticas Históricas do Português. Análise de algumas correlações sufixais. Dissertação de Doutoramento em Linguística, especialidade Morfologia. Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Orientação de Teresa Brocardo e de Graça Rio-Torto.

6. Cardoso, Hugo (2009), The Indo-Portuguese language of Diu. University of Amsterdam. Orientação de John Holm.

7. Carvalho, Maria José Simões Pereira de (2006), Documentação medieval do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça : sécs. XIII-XVI : edição e estudo linguístico. Dissertação de doutoramento em Letras “Linguística Portuguesa”, sob orientação de Clarinda Maia. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

8. Chapuis, Daniel (2003), Aspects of restructuring in vernacular lects of Réunion French. Doutoramento em Linguística, sob orientação de John Holm. City University of New York.

9. Coelho, Carla Cristina de Almeida (em preparação), Representações lexicais de estruturas verbais. Dissertação de Doutoramento. Universidade de Aveiro e Universidade de Coimbra. Orientação de António José Miranda e de Graça Rio-Torto.

10. Ferreira, Carla Sofia (2012: em conclusão). Usos do particípio passado duplo: variação e aquisição Dissertação de Doutoramento em Linguística, sob orientação de Isabel Almeida Santos e Cristina Martins, Universidade de Coimbra.

11. Ferreira, Filomena Maria de Melo Lopes (2012), O ensino do " Present Perfect" a alunos falantes nativos do português europeu. Dissertação de doutoramento. (Línguas e Literaturas Modernas), sob orientação de Cristina Martins e de A C. Macário Lopes.

12. Fortunato, Isabella Venceslau (2012), Fraseologias verbais com meter: um estudo comparativo entre Português europeu e português do Brasil. Dissertação de Doutoramento em Linguística Portuguesa, sob orientação de Graça Rio-Torto e Francisca Athayde. Universidade de Coimbra.

13. Gonçalves, Anielle A. Gomes (em elaboração), Os sufixos agentivos -nte e -or no português brasileiro e no português europeu: um estudo semântico-diacrônico. Dissertação de Doutorado, USP, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Orientação de Mário Viaro (USP) e de Graça Rio-Torto.

14. Gouveia, Maria Carmen Frias (em elaboração), Edição e estudo linguístico de documentos particulares em português do Mosteiro de Santa Cruz e da Sé de Coimbra (séculos XIII a XVI). Disertação de doutoramento em Letras “Linguística Portuguesa”, sob orientação de Clarinda Maia. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

15. Green, Katherine (1997), Non-standard Dominican Spanish: Evidence of Partial Restructuring. Doutoramento em Linguística, sob orientação de John Holm. City University of New York.

16. Intumbo, Incanha (em curso), Os lectos étnicos do Crioulo da Guiné-Bissau. Doutoramento em Linguística, sob orientação de John Holm. Universidade de Coimbra.

17. Inverno, Liliana (2011), The transition to vernacular Portuguese in interior Angola: the restructuring of Portuguese morphosyntax in Dundo. Doutoramento em Linguística, sob orientação de John Holm. Universidade de Coimbra.

18. Jacobs, Bart (2011), The Afro-Portuguese element in Papiamentu. Co-orientação de Ulrich Detges (Institut für Romanische Philologie, Ludwig-Maximilians-Universität München (Munich, Germany) e de John Holm.

19. Lorenzino, Gerardo (1998), Angolar Creole Portuguese: its Grammar and Sociolinguistic History. Doutoramento em Linguística, sob orientação de John Holm. City University of New York.

20. Marques, Carla Maria da Cunha (2011), A argumentação oral formal em contexto escolar. Dissertação de Doutoramento em Linguística, sob orientação de Ana Cristina Macário Lopes e Maria Joana de Almeida Vieira dos Santos, Universidade de Coimbra.

21. Martins, Cristina dos Santos Pereira (2004), Línguas em contacto: “saber sobre” o que as distingue. Análise de competências metalinguísticas de crianças mirandesas em idade escolar), sob orientação de Clarinda de Azevedo Maia. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Publicada pela Imprensa da Universidade de Coimbra, com o título «Línguas em contacto: “saber sobre” o que as distingue». Coimbra, 2008.

22. Märzhäuser, Christina (2009), Portugiesisch und Kabuverdianu im Kontakt: Muster des Code-switching und lexikalische Innovation. Eine empirische Untersuchung von Raptexten aus Lissabon. Co-orientação de Wulf Oesterreicher (Institut für Romanische Philologie, Ludwig- Maximilians-Universität München (Munich, Germany) e de John Holm.

23. Matias, Maria de Fátima de Rezende Fernandes (1994), Aspectos da estrutura sociolinguística da cidade de Aveiro. Conclusão, por Clarinda de Azevedo Maia, da orientação iniciada pelo Professor Manuel de Paiva Boléo. Universidade de Coimbra.

24. Mello, Heliana (1997, The Genesis and Development of Brazilian Vernacular Portuguese”. Doutoramento em Linguística, sob orientação de John Holm. City University of New York.

25. Morais, Maria da Felicidade de Araújo (2007), “Marcadores de estruturação textual. Elementos para a descrição do papel dos Marcadores Discursivos no processamento cognitivo do texto”. Dissertação de Doutoramento em Linguística, sob orientação de Ana Cristina Macário Lopes. Universidade de de Trás-os-Montes e Alto Douro.

26. Nunes, Susana (2011), A Prefixação em português. Dissertação de Doutoramento em Linguística Portuguesa. Universidade de Coimbra. Orientação de Graça Rio-Torto.

27. Oliveira, Isaura (em curso), Pragmática da linguagem literária: Fernando Pessoa ortónimo. Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino, sob orientação de Conceição Carapinha e de José Carlos Seabra Pereira. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

28. Pereira, Rui Abel (2007), Formação de verbos em português: afixação heterocategorial. München: Lincom Europa (Studies in Romance Linguistics 56). Publicação da dissertação de Doutoramento. Universidade de Coimbra, 2006. Orientação de Graça Rio-Torto.

29. Pinto, Rita Margarida da Silva Lima de Oliveira Menezes (em curso), Da literatura infanto-juvenil ao cinema, do cinema à tradução, da tradução ao público infanto-juvenil. Doutoramento em Estudos de Tradução, sob orientação de Conceição Carapinha e Josélia Neves. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

30. Ribeiro, Sílvia (2011), Estruturas com SE anafórico, impessoal e decausativo em português. Dissertação de Doutoramento em Linguística. Universidade de Coimbra.

31. Rodrigues, Alexandra Soares (2008), Formação de substantivos deverbais sufixados em português. Munich: Lincom, (SRL 57, + CD-Rom). Publicação da Dissertação de Doutoramento em Linguística Portuguesa. Universidade de Coimbra, 2007.

32. Rodrigues, Catarina Vaz (1998), Formação de palavras. Regras com prefixos de localização. Dissertação de Doutoramento em Lingüística e Língua Portuguesa. Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Araraquara. Orientação de Maria Helena Moura Neves e de Graça Rio-Torto.

33.Rodrigues, M. Conceição Carapinha (2005), Contributos para a análise da linguagem jurídica e da interacção verbal em sala de audiências. Dissertação de Doutoramento em Linguística Portuguesa, sob a orientação de Ana Cristina Macário Lopes. Universidade de Coimbra.

34. Santos, Antônia Vieira dos (2009), Processos de composição no período arcaico da língua portuguesa. Dissertação de Doutorado. Universidade Federal da Bahia. Orientação de Rosa Virgínia Mattos e Silva e de Graça Rio-Torto.

35. Santos, Isabel Maria de Almeida (2006), Norma e codificação. A produção linguístico-gramatical portuguesa, sob orientação de Clarinda de Azevedo Maia. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

36. Sengo, Alice (em elaboração), Formação de neologismos no Português de Moçambique. Dissertação de Doutoramento. Universidade Eduardo Mondlane, Orientação de Inês Machungo e de Graça Rio-Torto.

37. Silva, Paulo Nunes (2005), O tempo no texto. Dissertação de Doutoramento em Linguística, sob orientação de Ana Cristina Macário Lopes e M. Emília Ricardo Marques. Universidade Aberta.

38. Sousa, Dominika Swolkien de (em curso), The Creole of São Vicente, Cape Verde: its genesis and development. Doutoramento em Linguística, sob orientação de John Holm. Universidade de Coimbra.

39. Sousa, Sara (em elaboração), Coerência textual e relações discursivas: contributos para a caracterização semântico-pragmática das relações de refutação e retificação em Português. Dissertação de Doutoramento em Linguística Portuguesa, sob orientação de Ana Cristina Macário Lopes.

40. Souza, Silvio (em curso), Schuchardt and the Portuguese (Creole) Creolists. Orientação de John Holm e de Ana Maria Brito (Universidade do Porto).

© University of Coimbra · 2009
Portugal/WEST GMT · S:
Símbolo de Acessibilidade à Web.Loja VirtualAviso LegalComentáriosContactosMapa do Sitevoltar ao topo
POS_C FEDER
QWeb Boas Praticas