Universidade de Coimbra | www.uc.pt

link voltar a UC.PT Universidade de Coimbra
Imagem de identificação do subsite Imagem de apresentação do subsite
Imprimir Tamanho de Letra Normal Aumentar Tamanho da Letra Aumentar Tamanho da Letra

Corpus Electrónico do CELGA - Português do Período Clássico (CEC - PPC)

Breve apresentação

• Este corpus foi criado no quadro de “Filologia, Linguística e Informática”, linha de investigação do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA), que teve como responsável científica a Doutora Maria José de Moura Santos, e em que participou a Investigadora Evelina Verdelho. Anteriormente foi referenciado com outra sigla (TPPC).

• Relacionado, na sua origem, com as actividades de investigação destas Investigadoras Principais da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o corpus foi projectado como um conjunto organizado de materiais − textos, índices de formas e concordâncias – destinados à realização de consultas e estudos da área da Linguística, e de outras áreas, designadamente Literatura, História e Cultura portuguesas. Teve-se também em vista que esses materiais pudessem constituir recursos para realizações lexicográficas de que carece a língua portuguesa (nomeadamente, dicionário histórico e Thesaurus).

• Os materiais reunidos até ao presente dizem respeito à língua portuguesa dos séculos XVI e XVII, especialmente a D. Francisco Manuel de Melo (1608-1666), autor de vasta e importante obra, em diversos géneros e estilos. Esta incidência justifica-se pela necessidade de se colmatarem lacunas reconhecidas de documentação e estudo do “Português clássico”, e em particular da produção em língua portuguesa do mencionado Polígrafo seiscentista.

• Pretende-se que a constituição do CEC-PPC assente fundamentalmente no valor documental, sob o ponto de vista linguístico, dos textos, índices de formas e concordâncias que integra, o que justifica o tipo de edições elaboradas (diplomáticas, semidiplomáticas e críticas), e a exigência com que têm sido preparadas, ou seleccionadas, sob o ponto de vista filológico, para registo e tratamento informático. Visando ampliar o contingente de materiais para além dos que resultam da actividade editorial desenvolvida no quadro estrito da linha “Filologia, Linguística e Informática”, foi solicitada a participação de investigadores exteriores ao CELGA, familiarizados com a língua portuguesa e autores de Quinhentos e Seiscentos, na preparação de edições, e recorreu-se a colaboração de licenciados e licenciandos, no registo em suporte digital de textos a partir de lições criteriosamente escolhidas.

• O corpus foi formado tendo em perspectiva a associação a outros corpora de língua portuguesa, constituídos, ou a constituir, dentro e fora do CELGA, de modo a ampliar, complementar e partilhar dados informativos. Desde 2006, já se verifica uma articulação com o Corpus do Português, organizado pelos Profs. Mark Davies e Michael J. Ferreira (E.U.A), acessível na Web. A pesquisa no Corpus do Português permite obter informações facultadas pelos textos do CEC-PPC.

• Os materiais que integram o CEC-PPC foram registados em suporte digital, estando actualmente acessíveis a consulta em CD-Rom e/ou papel, na Sala de Leitura do CELGA, e, na maior parte, via Internet, na página deste Centro, conforme se assinala na lista que a seguir se apresenta. São acompanhados de esclarecimentos sobre as suas características, em especial sobre procedimentos adoptados na elaboração de edições.

Textos, índices e concordâncias incluídos no CEC-PPC

1. Textos:

• Garcia de Resende, Vida e feitos d' el-rey Dom João segundo. Texto da edição crítica preparada por Evelina Verdelho. Acessível em CD-Rom e pela Internet.

• Fr. João dos Prazeres, Abecedário real e régia instrução de Príncipes lusitanos. Edição diplomática de Rof Kemmler. Além de acessível na página do CELGA, está também em www.diacronia.de, a par de uma edição semidiplomática.

• [Autoria incerta, atribuída a Manuel de Galhegos e a Manuel da Maia], Relação de tudo o que passou na felice aclamação do rei Dom João o IV. Edição crítico-interpretativa, por Evelina Verdelho. Acessível em CD-Rom, papel (edição impressa) e pela Internet.

• D. Francisco Manuel de Melo, Aula política e cúria militar. Edição semidiplomática, por Evelina Verdelho. Acessível em CD-Rom e pela Internet.

• D. Francisco Manuel de Melo, Carta de guia de casados. Edição semidiplomática, por Daniel Neto Rocha. Acessível em CD-Rom e pela Internet.

• D. Francisco Manuel de Melo, Epanáforas de vária história portuguesa. Edição semidiplomática, por Evelina Verdelho. Acessível em CD-Rom, papel (exemplar mimeografado) e pela Internet.

• D. Francisco Manuel de Melo, Epístola declamatória ao Príncipe D. Teodósio. Edição semidiplomática, por Evelina Verdelho. Acessível em CD-Rom e pela Internet.

• D. Francisco Manuel de Melo, Sonetos das Musas portuguesas. Edição semidiplomática, por Evelina Verdelho. Acessível em CD-Rom, papel (exemplar mimeografado) e pela Internet.

• D. Francisco Manuel de Melo, As Musas Portuguesas. Edição crítica preparada por Evelina Verdelho. Acessível em papel (exemplar mimeografado). Da farsa O Fidalgo aprendiz, que o Autor incluiu nestas Musas, foi publicada uma edição crítica, preparada por E. Verdelho (Faculdade de Filoloxía, Universidade da Corunha, 2007, Biblioteca do Arquivo Teatral Francisco Pillado Mayor).

• D. Francisco Manuel de Melo, Tratado da ciência cabala. Edição semidiplomática, por Evelina Verdelho. Acessível em CD-Rom e papel (exemplar mimeografado).

Outros:

• D. Francisco Manuel de Melo, O escritório avarento. Texto digitalizado por Daniel Neto Rocha. Acessível via Internet.

• D. Francisco Manuel de Melo, Relaçam dos sucessos da armada, que a companhia geral do comércio expediu ao Estado do Brasil o ano passado de 1649. Texto digitalizado e fixado por Daniel Neto Rocha. Acessível via Internet.

• D. Francisco Manuel de Melo, Os relógios falantes. Texto digitalizado por Daniel Neto Rocha. Acessível via Internet.

• D. Francisco Manuel de Melo, A Visita das fontes. Texto digitalizado por Maria Luísa S. Marques de Azevedo. Acessível em CD-Rom.

2. Concordâncias e índices de formas:

• Concordâncias de: Vida e feitos d' el-rey Dom João segundo, de Garcia de Resende. Acessíveis em CD-Rom e papel.

• Índice directo de formas de Vida e feitos d' el-rey Dom João de Garcia de Resende. Acessível em CD-Rom e via Internet.

• Concordâncias de Abecedário real e régia instrução de Príncipes lusitanos, de Fr. João dos Prazeres. Acessíveis via Internet.

• Concordâncias de Relação de tudo o que passou na felice aclamação do rei Dom João o IV. Acessíveis em CD-Rom e via Internet.

• Concordâncias de Aula política e cúria militar, de D. Francisco Manuel de Melo. Acessíveis em CD-Rom e via Internet.

• Concordâncias de Carta de guia de casados, de D. Francisco Manuel de Melo. Acessíveis em CD-Rom e via Internet.

Concordâncias, índices directo, inverso e de frequências das Epanáforas de vária história portuguesa, de D. Francisco Manuel de Melo. Acessíveis em CD-Rom e papel (exemplar mimeografado). Pela Internet: Índice directo de formas de Epanáforas de vária história portuguesa.

• Concordâncias de Epístola declamatória ao Príncipe D. Teodósio, de D. Francisco Manuel de Melo. Acessíveis em CD-Rom e via Internet.

Concordâncias de O escritório avarento, de D. Francisco Manuel de Melo. Acessíveis via Internet.

Concordâncias de Os relógios falantes, de D. Francisco Manuel de Melo. Acessíveis via Internet.

• Concordâncias de Relaçam dos sucessos da armada, que a companhia geral do comércio expediu ao Estado do Brasil o ano passado de 1649, de D. Francisco Manuel de Melo. Acessíveis via Internet.

Concordâncias, índices directo, inverso e de frequências dos Sonetos das Musas portuguesas, de D. Francisco Manuel de Melo. Acessíveis em CD-Rom, papel (exemplar mimeografado) e via Internet, em: D. Francisco Manuel de Melo, Sonetos das Musas portuguesas.

Concordâncias, índices directo, inverso e de frequências das restantes composições das Musas portuguesas. Acessíveis em CD-Rom e papel (exemplar mimeografado).

Índices de formas e concordâncias do Tratado da ciência cabala, de D. Francisco Manuel de Melo. Acessíveis em CD-Rom, papel (exemplar mimeografado) e via Internet.

Concordâncias de A visita das fontes, de D. Francisco Manuel de Melo. Acessíveis via Internet.

© University of Coimbra · 2009
Portugal/WEST GMT · S:147
Símbolo de Acessibilidade à Web.Loja VirtualAviso LegalComentáriosContactosMapa do Sitevoltar ao topo
POS_C FEDER
QWeb Boas Praticas