a carregar...

UC.PT

Rede sem fios eduroam

Rede sem fios Eduroam

A rede sem fios da UC integra a rede Eduroam e pode ser utilizada por todos os docentes, estudantes e funcionários que possuam uma conta de correio eletrónico num organismo da UC ou em qualquer outra instituição que tenha aderido à rede Eduroam. Do mesmo modo os utilizadores da UC, quando em visita a instituições Eduroam, em Portugal ou no estrangeiro, poderão ter acesso às respetivas redes sem fios sem qualquer alteração na configuração dos seus equipamentos.

A utilização da rede sem fios da UC é regulamentada pelas regras de utilização da rede da UC, da RCTS e pela legislação aplicável.

O que é necessário para utilizar a rede sem fios

Para utilizar a rede sem fios, para além das credenciais de autenticação (username e password) numa instituição da UC, é necessário um equipamento equipado com placa de rede sem fios IEEE 802.11b/g e software com suporte de WPA. Para os utilizadores com equipamentos que não disponham deste software, é ainda possível o acesso à rede sem fios através de um portal Web.

Acesso à rede sem fios

A rede sem fios da UC é acedida, através do SSID eduroam, um mecanismo de segurança (WPA2) que protege a comunicação entre o equipamento do utilizador e o ponto de acesso à rede.

Para situações de exceção, em que os equipamentos não suportam os requisitos necessários, é disponibilizado um acesso alternativo através de um portal Web. Neste caso bastará aos utilizadores, com a placa de rede devidamente configurada, abrir um navegador Web e aceder à rede. Neste caso apenas as credenciais de autenticação são protegidas. O acesso via portal apenas permite tráfego HTPP/HTTPS e SSH e está limitado ao um número máximo de 100 utilizadores simultâneos.

Cobertura

Polo I
Polo II

Configurações de clientes

Nesta página são disponibilizadas instruções de configuração de clientes (suplicantes) aplicáveis aos utilizadores cujo domínio de autenticação se encontra alojada no Serviço de Gestão de Sistemas de Informação e Infraestrutura de Comunicações (SGSIIC). Os restantes utilizadores da UC com dificuldades deverão solicitar ajuda junto do suporte técnico da faculdade ou departamento a que pertencem. Os utilizadores em mobilidade (em visita à UC), deverão contactar o organismo de acolhimento na UC.

Links úteis

http://www.eduroam.pt/
http://www.eduroam.org/

 e-U Edurom - Campus Virtual UC

Instruções de configuração
para domínios de autenticação alojados no GSIIC.

Windows XPWindows VistaLogo Win7eduroam_win7_peap.pngLogo Win8

Mac OS XLioniPhone 3G