Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO
Banner principal

Sobre 

O que é o 3MT Competition?

É uma iniciativa que promove a apresentação de projetos de Doutoramento pelos alunos da UC,em apenas 3 min. 

Porquê participar?

Desenvolvimento de competências. Participar no 3MT desenvolve competências académicas, de apresentação e investigação, promovendo a capacidade dos participantes em explicar a sua investigação utilizando uma linguagem adaptada ao público não especialista. Esta competição dará acesso a formação na área do desenvolvimento de competências de comunicação.

Promoção de uma cultura de investigação na universidade. 3MT é uma oportunidade para que os alunos de Doutoramento se juntem, se conheçam e partilhem a sua investigação, estabecendo parcerias. Esta competição é o mote para que as universidades promovam formação na área do desenvolvimento de competências de apresentação.

Promoção da Universidade . Os vencedores 3MT irão representar a sua universidade na competição Coimbra Group (CG) 3MT, que trará uma excelente oportunidade de desenvolvimento de contactos e oportunidades de colaboração.

Formato da Competição Coimbra Group 3MT

A final CG 3MT ocorrerá na Conferência Anual do CG. Previamente, cada universidade participante irá selecionar os seus melhores candidatos e enviar o vídeo vencedor para o Grupo de trabalho de Estudos Doutorais (Doctoral Studies Working Group (DS WG)), que irá selecionar os três melhores vídeos que irão competir ao vivo na Conferência Anual do CG.

História da competição 3MT

Em 2008, a Universidade de Queensland na Austrália lançou uma competição chamada ‘Three Minute Thesis’ (http://threeminutethesis.org/start-3mt) onde os candidatos/alunos de Doutoramento explicavam o seu projeto de investigação a uma audiência leiga na área, em três minutos com apenas um slide. A partir daí, a competição 3MT tornou-se um fenómeno global, tendo adotada por diversas instituições em todo o mundo.

Em junho de 2018, o CG apresentou a sua primeira Final da 3MT durante a Assembleia Geral anual na Universidade de Edimburgo.

Várias universidades do grupo começaram a organizar a sua própria competição, que apresentam anualmente ao senado da universidade, em cerimónias para novos alunos de doutoramento ou em outros eventos. Estas apresentações recebem sempre um feedback positivo de participantes e comunidade científica.

Assim, a Universidade de Coimbra (UC) junta-se a esta competição, dando voz aos alunos de Doutoramento para que possam partilhar o seu entusiasmo pela investigação que desenvolvem na UC. A primeira edição da Universidade de Coimbra 3 minutos de Tese de Doutoramento aconteceu no ano letivo 2019/2020. No ano letivo 2020/2021, acontecerá a 2ª edição da Universidade de Coimbra 3 minutos de Tese de Doutoramento.