Comissário das Comemorações do V Centenário do Nascimento de Camões visita a Exposição da UC

No passado dia 18 de Junho, o Professor José Augusto Cardoso Bernardes marcou presença na Exposição "CAMÕES 500" e interagiu com os visitantes provenientes da Escola Básica de Santa Cruz

09 julho, 2025≈ 3 mins de leitura

© GCI_FLUC

No último dia em que a curadoria da Exposição CAMÕES 500 promoveu uma visita guiada para os grupos escolares, o Comissário-Geral da Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, Professor Doutor José Augusto Cardoso Bernardes, esteve presente na Sala de São Pedro. Promovendo o diálogo com os alunos do 1º ciclo da Escola Básica de Santa Cruz, o Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra destacou algumas curiosidades sobre a vida do Poeta e respondeu às inúmeras perguntas do público.

Neste momento simbólico, foi também assinalado o trabalho conjunto de todas as entidades que contribuíram para a realização das visitas guiadas pela co-curadora Filipa Araújo, estabelecendo uma profícua parceria que envolve a Comissão Organizadora das Comemorações do Nascimento de Camões na Universidade de Coimbra, a Biblioteca Geral, representada pela sua Diretora-Adjunta, Dr.ª Luísa Machado, a Rede de Bibliotecas Escolares, através da Coordenadora Interconcelhia, Dr.ª Helena Duque, o Turismo da Universidade e o Departamento de Geografia da Faculdade de Letras, com o apoio da Doutora Claudete Moreira, responsável pela equipa de estudantes que acompanharam os grupos escolares como monitores. O conjunto de voluntários constituído por Ana Lobo, Ana Rita Oliveira, Beatriz Pereira, Beatriz Santos, Carolina Macedo, Hugo Campos, Inês Abreu, Mariana Silva, Melanie Zsigmond e Jéssica Ribeiro teve um desempenho notável na gestão dos circuitos das visitas, sob a supervisão do Turismo UC.

Seguiu-se uma sessão que contou com a intervenção da Professora Carlota Simões, membro da Comissão Organizadora das Comemorações do Nascimento de Camões na Universidade de Coimbra.

No final da manhã, a Professora Bibliotecária Paula Salvador, docente na Escola Básica Poeta Silva Gaio, dinamizou um workshop que permitiu aos pequenos participantes escrever com tinta ferrogálica, produzida de acordo com uma receita antiga, graças ao empenho de um conjunto de professores de várias áreas.

Partilhe