Centenas de estudantes participaram no Encontro "Um dia para Camões em Coimbra"

A Sala D. Afonso Henriques (Convento São Francisco) encheu-se de jovens para celebrar o Poeta e a literatura em língua portuguesa

17 fevereiro, 2025≈ 3 mins de leitura

© UC | DCOM

Inaugurando o ciclo "Um dia para Camões", que a Estrutura de Missão responsável pelas Comemorações dos 500 Anos do Nascimento de Luís Vaz de Camões vai apoiar em cada uma das capitais de distrito, este encontro de personalidades galardoadas com o Prémio Camões teve lugar no dia 12 de Fevereiro, no Convento São Francisco, com a sala D. Afonso Henriques repleta de estudantes e docentes, do 9º ao 12º ano de escolaridade.

A iniciativa foi promovida pela Universidade de Coimbra, pela Câmara Municipal de Coimbra e pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), com a colaboração da Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa, dos Observadores Consultivos da CPLP. O evento faz parte do programa das Comemorações Nacionais do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões e contou também com o apoio da Rede de Bibliotecas de Coimbra.

Estiveram presentes dois escritores galardoados com o Prémio Camões, Hélia Correia e Germano Almeida, a que se juntou a intervenção de Manuel Alegre, através de um texto lido pelo moderador do encontro, o jornalista e poeta José Carlos Vasconcelos. O debate permitiu a interação com os estudantes provenientes dos concelhos de Coimbra e de Aguiar da Beira, que tiveram oportunidade para colocar questões aos homenageados.

Reportagem de Karine Paniza e Ana Bartolomeu (DCOM | UC) disponível aqui.

Aproveitando a estadia dos escritores em Coimbra, a FLUC organizou uma sessão para os alunos universitários na tarde do dia 12 de Fevereiro. O Anfiteatro III acolheu o momento de partilha que contou com a participação de Germano Almeida, Hélia Correia e José Carlos de Vasconcelos, sob a moderação de Paulo Pereira.

Partilhe