Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Questões frequentes COVID-19 para Estudantes 2020/2021

Última atualização da página em 11 de junho, 2021 
Onde encontrar informação atualizada?


Deve ficar atento/a às notificações do InforEstudante e recomendamos que consulte regularmente estas páginas, em www.uc.pt/academicos, para ficar a par de informação geral dirigida aos Estudantes da UC.

  • Se é Candidato/a procure resposta em Questões frequentes COVID-19 para Candidatos »
  • Para obter informação sobre questões pedagógicas (aulas, sumários, trabalhos) e de avaliação, deve contactar a Faculdade ou Departamento onde são lecionadas as aulas.
Como contactar os serviços quando não há atendimento presencial?
 Utilizando a linha telefónica ou canal Skype, nos horários alargados definidos para esse efeito. Mais informação em www.uc.pt/academicos/contactos»
Quais as principais datas a reter nesta situação?

  • 10 de setembro de 2021 – data limite para marcação de exames em época especial das unidades curriculares normais, nas UO com época especial em julho.
  • 31 de outubro de 2021 – limite para a entrega de dissertações de mestrado para os Estudantes cuja entrega estava marcada para data anteriores.
  • 31 de dezembro de 2021 – limite para a defesa de dissertação ou relatório de estágio, de mestrado, e limite para a entrega de tese de doutoramento para inscritos em condições de entregar a tese, e com pedido de provas finalizado.
Tese, projeto de tese e dissertação
Os prazos de entrega e defesa de dissertação vão ser prorrogados?


Sim, os prazos de entrega em 2020/2021 associados a Dissertação/Projeto/Relatório de Estágio ou similares, de mestrado, e Projeto de Tese, de doutoramento, vão ser prorrogados até 31 de outubro de 2021 (Despacho n.º 81/2021, 12 de abril).

A defesa poderá ocorrer até 31 de dezembro de 2021.

Se concluir o trabalho, posso entregar e defender nos prazos habituais?
 Sim, e é recomendável, dado que dessa forma pode concluir e iniciar uma nova etapa mais cedo. Os novos prazos são apenas o alargamento dos limites máximos, sendo desejável, sempre que haja condições, a manutenção dos prazos antes desta situação excecional.
Como posso defender a minha tese/dissertação em situação de pandemia?
  A apresentação e avaliação de teses ou dissertações académicas funciona de forma remota (alínea d. do Despacho Reitoral n:º 14/2021, de 21 de janeiro). Esta situação deve vigorar enquanto se mantiverem as restrições impostas pela pandemia.
Qual o prazo de entrega de tese?
 Na UC o prazo de entrega de tese de doutoramento ao abrigo do ano letivo de 2020/2021 foi alargado até 31 de dezembro de 2021.
Vou pagar mais pela entrega nessa data?
 Não. O doutorando apenas tem que pagar a propina associada à sua inscrição no ano letivo 2020/2021.
E se não conseguir entregar a tese até 31 de dezembro?
 Caso não consiga entregar a tese, de doutoramento, e efetuar o pedido de prova até ao limite do prazo estipulado, terá de se inscrever no ano letivo subsequente. Os prazos para essa inscrição serão divulgados oportunamente aos estudantes. Fique atento/a as notificações do InforEstudante. 
Época Especial
Quem pode realizar exames na época especial?


De acordo com o RAUC, podem aceder à época especial todos/as os/as estudantes que beneficiem dos estatutos especiais aí previstos (n.º 3 do artigo 134.º), como por exemplo, finalista e trabalhador-estudante:

  • 2 unidades curriculares anuais ou 4 semestrais ou trimestrais, se o estatuto foi reconhecido para o ano letivo;
  • 2 unidades curriculares semestrais ou trimestrais, se foi reconhecido para um semestre, podendo realizar exame apenas em unidades desse semestre.

Para além destes, é ainda possível usufruírem da época especial os/as Estudantes com direitos especiais derivados de situações e condições específicas, como por exemplo, doença, onde se inclui a COVID-19. O Estudante pode requerer exame especial às unidades curriculares a que tenha comprovadamente faltado aos exames anteriores por esse motivo.

Há alterações em 2020/2021 para acesso à época especial?


Sim. Excecionalmente, devido à pandemia de COVID-19, através do Despacho reitoral n.º 127/2021 é possível realizarem até quatro exames na época especial os/as:

a) Estudantes da UC inscritos em ciclos de estudo sem estatuto ou situação especial atribuída que lhes permita aceder a esta época de exames; b) Estudantes da UC inscritos na UC ao abrigo de mobilidade Incoming;
c) Estudantes da UC inscritos em unidades curriculares isoladas.

  • Estes Estudantes vão ter acesso à época especial para realizar até 4 exames em unidades curriculares semestrais ou 2 anuais (conforme condições do artigo 137.º do RAUC).
alterações no calendário da época especial?
 Sim, nas Faculdades onde a época especial decorre em julho, houve alargamento do final da época especial até 10 de setembro (Despacho Reitoral N.º 27/2021).  Na FDUC, a época especial decorre como habitualmente  em setembro.
Posso efetuar melhorias na época especial?
 

Não, a época especial mantém-se reservada à realização de exames para aprovação.

São aprovados os estudantes com classificação final maior ou igual a 10 valores, portanto, podem realizar exame em época especial os estudantes cuja classificação final for inferior a 10 valores. Para a época especial, a classificação que conta é a avaliação final após a frequência, exame normal e exame de recurso.

Contudo, de acordo com despachos reitorais vai ser possível efetuar melhorias mas mesmas datas da época especial, nas seguintes situações:

  • unidades curriculares do 2º semestre, 2º e 3º trimestres de 2019/2020, cujo exame estava previsto para março, desde que possam ocorrer presencialmente (alínea 6.c. do Plano de Contingência de 28 de janeiro);
  • unidades curriculares de 2020/2021 em que o estudante, por motivo de doença impeditiva, não foi à época de recurso (alínea 6.b. do Plano de Contingência de 28 de janeiro).

Nota: o objetivo desta época excecional é permitir a melhoria de classificação nas unidades em que os/as Estudantes não tiveram essa oportunidade devido à COVID-19. Por exemplo, se obteve aprovação na época normal e foi a exame de recurso para melhoria, então não está abrangido nesta situação.

Estas melhorias são realizadas através de requerimentos específicos no InforEstudante, que validam as condições de cada Estudante.

Como me inscrever na época especial?


Para os Estudantes com estatutos, no InforEstudante, durante os prazos definidos para a inscrição em época especial:

  • de 15 de junho até 2 dias antes do exame para os estudantes com época especial em julho (unidades regulares, ou seja, todas exceto dissertações, projeto de tese e similares);
  • de 15 de julho até data em agosto a afixar, para os estudantes da FDUC, cuja época especial ocorre em setembro;
  • até ao prazo limite definido internamente pela UO para a entrega de dissertação (mestrado), seminário, estágio ou similares (este ano alargado até 31-07-2021);
  • de 15 de julho a 15 de setembro, para projeto de tese (doutoramento), pois continuam a ser entregues em papel como anteriormente.

Para solicitar inscrição em época especial nas outras situações, como doença, por exemplo, utilize  o requerimento  especifico disponibilizado em "Balcão Académico » Requerimentos".