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Questões frequentes

Que tipo de documentos podem ser autenticados nesta plataforma?
 Todos os documentos certificativos da área académica da UC, emitidos desde 2015 em papel ou formato digital. Como exemplo, podemos referir o certificado multiusos, o diploma de conclusão de um ciclo de estudos, um histórico escolar ou uma carta de aceitação para efeitos de visto (Estudante Internacional).
Sou estudante e pretendo entregar um documento eletrónico numa entidade. O que fazer?
  Pode enviar o ficheiro por email, imprimir e entregar a certidão em papel ou simplesmente enviar o código alfanumérico que a acompanha, indicando o endereço onde pode ser validado: www.uc.pt/academicos/autentica.
Represento uma instituição e recebi um código (ou ficheiro) de um documento eletrónico da UC. O que fazer?
  Deve aceder a este Serviço e introduzir o código de acesso, fornecido ou indicado no rodapé do ficheiro. Este acesso vai proporcionar-lhe a uma cópia do documento emitido pela UC.
Represento uma instituição e recebi um documento em papel. Como verificar se é autêntico?
  O documento recebido deve ter aposto o selo branco da Universidade (em relevo) sobre uma assinatura, e o papel conter marca de água com a insígnia da UC. Para confirmar o seu conteúdo deve aceder a este Serviço e introduzir o código de acesso, fornecido ou indicado no rodapé do documento em papel. que lhe proporcionará acesso aos dados do documento. Este acesso vai proporcionar-lhe a uma cópia do documento emitido pela UC, mas como foi emitido em papel, o ficheiro disponibilizado não terá a assinatura manual.
A plataforma da UC indica que o documento entregue não é válido. O que significa isso?
  Se for detetada uma alteração de situação num documento a UC procede à sua invalidação de forma a assegurar a sua inutilidade. Em caso de dúvida deve contactar o Serviço de Gestão Académica através do seu endereço oficial ga@uc.pt.