Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Prova de Doutoramento para Estudante UC

Aqui encontra informação relativa ao pedido de admissão a prova de doutoramento e respetiva defesa da tese, para Estudantes de Doutoramento (3º ciclo) da UC.

Se não é doutorando/a da UC pode utilizar o Regime Especial de Apresentação de Tese »

    Qual o prazo para entrega da tese?

    Este prazo é definido por ano letivo para todos/as os/as doutorandos/as da UC, sendo devida e atempadamente comunicado às Unidades Orgânicas e divulgado neste site

    Em 2021/2022, o prazo limite para entrega de tese foi alargado de 31 de agosto para 31 de dezembro de 2022 (deliberação do Conselho de Gestão N.º 6/2022, de 2 de junho).

    E se não entregar a tese nesse prazo?

    Se até à data limite referida na questão anterior não conseguir efetuar o pedido de submissão de tese e realização de prova, será necessário inscrever-se no ano letivo seguinte para prosseguir o doutoramento.

    Como inscrever-me no ano letivo seguinte?

    Os/As Doutorandos/as que num ano letivo estão em condições de entregar a tese e não o efetuam até à data limite desse ano letivo, devem inscrever-se no ano letivo seguinte, no prazo normal definido no despacho reitoral de prazos para o ano letivo.

    Para os/as Doutorandos/as em condições de concluir a tese em 2021/2022 que não o conseguirem fazer até 31-12-2022, será definido e divulgado novo prazo de inscrição, sem penalização de emolumento.

    Qual a data que conta para entrega da tese?

    O que define a data de entrega da tese, para quaisquer efeitos, é a data de submissão do requerimento de admissão a prova de doutoramento: data em que o pedido é finalizado no InforEstudante.

    Como lidar com a confidencialidade da tese?

    No caso de ser necessário assegurar a confidencialidade da tese e proteger os resultados da mesma, por questões de haver patentes/propriedade intelectual em causa, o/a Doutorando/a poderá assegurar o embargo da tese num prazo que varia de meses a anos. Isto ocorre durante o pedido de realização de prova, no InforEstudante. O prazo de embargo poderá ser alterado posteriormente, também nesta plataforma.

    Preciso deslocar-me aos Serviços para entregar documentos?

    Não. Todo o processo de entrega de tese pode ser efetuado à distância, através do InforEstudante, incluindo a entrega de documentos por digitalização dos originais. As falsas declarações são punidas por lei.

    O que fazer em caso de dúvida?

    Para além de poder consultar a informação desta página ou a "Ajuda" no InforEstudante (canto superior direito), em caso de dúvida ou algum problema relacionado com este assunto, deve contactar o Serviço de Gestão Académica. O atendimento presencial decorre no Student Hub e, para maior facilidade e comodidade, cada Doutorando/a deve optar pelo agendamento em https://ucstudenthub.uc.pt, selecionando a fila B - "Doutoramento e Agregação".

    Procedimento passo-a-passo

    A partir de maio de 2022 todo o processo decorre no InforEstudante através do carregamento de ficheiros com a tese e demais elementos necessários à sua submissão. Para iniciar o procedimento é necessário cumprir as seguintes condições, caso contrário o sistema não permite a submissão da tese:

    1. ter um Identificador ORCID;
    2. ter inscrição regularizada em doutoramento da UC no ano letivo do pedido;
    3. estar em condições de concluir, o que inclui perfazer no ano letivo e data atual os ECTS mínimos do doutoramento (p.e., num doutoramento de 180 ECTS, com um ano de curso e 120 de tese, implica ter todas as unidades curriculares aprovadas e a inscrição mínima na tese de 2 anos letivos ou equivalente);
    4. ter a situação de pagamentos à UC regularizada.

    [1] No ano letivo em que vai fazer a entrega, com alguma antecedência, o/a Doutorando/a deve aceder ao InforEstudante e no menu “Balcão Académico”, selecionar a opção “Entrega Diss / Teses”. 

    A seguir escolhe a unidade curricular (tese) do doutoramento para a submissão, clicando em “Submeter Entrega” e com esta opção ficam disponíveis as etapas:

    1. Definir o Identificador ORCID;
    2. Definir detalhes da entrega;
    3. Submeter os documentos solicitados;
    4. Pagar emolumento;
    5. Lacrar a entrega

    [2] Para prosseguir necessita ter o identificador ORCID - Open Researcher and Contributor ID. O ORCID é um identificador digital único, global e gratuito, criado com o objetivo de facilitar a todos/as os/as investigadores/as o registo de informação relativa às suas publicações e produções científicas. 

      [3] A seguir deve ter a Tese e o CV prontos em formato eletrónico.

      • Tese é entregue na versão final, com exceção dos pequenos ajustes, correções de erros ou gralhas que poderão ocorrer após a defesa, em caso de aprovação. Apenas a versão final é entregue em papel e será utilizada para o depósito legal na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP). 
      • Tese tem de incluir o resumo em português e inglês com dimensão entre 2500 e 5000 carateres, e estar elaborada de acordo com as normas de Identidade Visual da Universidade de Coimbra acessíveis em http://www.uc.pt/identidadevisual »
      Degois_aviso_fim

      Curriculum vitae é obtido a partir da nova plataforma Ciência Vitae » sistema nacional de gestão curricular de ciência baseado na anterior plataforma tecnológica DeGóis.

      Nota: 

      O(s) parecer(es) de Orientador/a(es)/(as) são recolhidos através do InforEstudante após a submissão da entrega de tese, não sendo necessário ao/à Doutorando/a efetuar qualquer ação. 

      [4] Após submissão de toda a informação anterior, para poder concluir/lacrar o pedido é preciso efetuar o pagamento do emolumento. De acordo com o definido na Tabela de Taxas e Emolumentos da UC, o emolumento a admissão a esta prova para estudantes da UC é 50€ [ não dispensa a consulta da tabela original » ]
      [5] Após a lacragem, o pedido fica a aguardar o(s) parecer(es) da orientação relativamente à concordância da entrega da tese. Depois, o SGA valida o pedido e encaminha-o para o Conselho Científico da Unidade Orgânica, que decide sobre a admissão do/a doutorando/a à prova de doutoramento.
      [6] Sendo o pedido admitido, o júri é nomeado pelo Reitor ou por quem dele tenha recebido delegação e publicitado na página da Internet da UC em http://www.uc.pt/academicos/provas/juris.
      [7] O SGA comunica à Unidade Orgânica, ao júri e ao/à doutorando/a a respetiva nomeação, e informa o/a presidente do júri que deverá proceder à marcação da reunião.

      [8] O SGA procede à convocatória do júri para a reunião, secretaria a mesma e elabora o despacho e a ata.

      • Se o júri proferir despacho no sentido da reformulação da tese, o SGA comunica ao/à doutorando/a que dispõe de um prazo de 120 dias úteis a contar da data da receção da comunicação, para entrega de exemplar da tese reformulada em suporte digital ou declaração em como pretende manter a mesma tal como a apresentou.

      [9] O SGA efetua a convocatória para a prova. O Secretariado e preparação da prova são efetuados pelo SGA ou pela UO. 
      [10] O/A doutorando/a realiza a prova de doutoramento.

      Após conclusão, o/a novo/a doutor/a dispõe de um prazo de 15 dias úteis para entregar 1 exemplar da tese em suporte de papel para efeitos de depósito legal, exclusivamente no Student Hub.

      Caso proceda à entrega de uma versão corrigida da tese, após a defesa, deverá:

      • Enviar através do endereço www.uc.pt/academicos/e-mail o suporte digital da versão corrigida da tese.
      • Após o envio do suporte digital, entregar 1 exemplar em suporte de papel, bem como parecer original do(a)/s orientador(a)/es(as) a comprovar as alterações efetuadas pelo /a novo/a Doutor/a.