Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Reconhecimento Específico| Medicina e Medicina Dentária

Consulte aqui toda a informação sobre o procedimento e documentação necessária ao reconhecimento.

Para mais informações queria contactar o Serviços Especializados da FMUC nesta matéria através  do email reconhecimentos@fmed.uc.pt.

Medicina

O reconhecimento específico do grau de Mestre em Medicina segue o definido no Regulamento do processo de Reconhecimento Específico ao ciclo de estudos integrado do Mestrado em Medicina das Escolas Médicas Portuguesas, remetido para publicação em Diário da República (consultar Comunicado do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas).



Datas exames para o reconhecimento específico | Anos letivos 2019/2020 e 2020/2021

Época regular

>>Candidaturas cujo processo tenha sido encaminhado pelas Universidades para as Escolas Médicas até à data limite de 16 de novembro de 2020

Prova de competências em comunicação básica (Língua Portuguesa)27/11/2020 às 9h00
Exame de reconhecimento específico - exame escrito08/01/2021 às 9h00
Exame de reconhecimento específico - Prova Prática/Clínica 
Exame de reconhecimento específico - "Trabalho Final de Mestrado Integrado" ou equivalente 

AVISO | PAUTA PROVAS DE COMPETÊNCIAS EM COMUNICAÇÃO BÁSICA

Reconhecimento Específico ao Mestrado Integrado em Medicina – Época Alternativa

Informa-se que, para cumprimento da legislação da proteção de dados pessoais, o resultado da Prova de Competências em Comunicação Básica, será enviado a cada Candidato através de correio eletrónico.

A pauta poderá ser consultada, pelo candidato, presencialmente no respetivo processo.

PROVAS PRÁTICAS/CLÍNICAS

Informam-se os Senhores Candidatos admitidos e aprovados no exame escrito, realizado a 8 de Janeiro de 2021, que as provas praticas/ clínicas previstas na alínea b) do artigo 9º do Regulamento nº 173/2020 – Regulamento do Processo de Reconhecimento Específico ao Ciclo de Estudos Integrado do Mestrado em Medicina da Escolas Médicas Portuguesas se realizarão nos dias 11 e 12 de Maio de 2021,no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – Hospitais da Universidade de Coimbra (CHUC-HUC)  de acordo com o seguinte cronograma:

Data / horaProvaLocalObservações
11/05/2021 pelas 09:00Observação de Doente / elaboração de relatórioCHUC-HUC – Serviço de Medicina Interna  - 6º piso do hospital- Os candidatos devem dirigir-se á Biblioteca do Serviço (localizada atrás dos elevadores, no corredor de Medicina Interna, 2º porta á direita), pelas 08h50m. 
- A distribuição dos candidatos bem como o sorteio do doente será feito neste mesmo dia.
12/05/2021 pelas 09:00Discussão do RelatórioCHUC-HUC, sala 21 – Auditório dos HUCOs candidatos deverão dirigir-se ao local da provas até às 08h50m
27 de maio de 2020(no contexto da evolução da pandemia do vírus COVID-19 em Portugal esta data foi cancelada )
11 de novembro de 2020
Para os candidatos que realizariam a prova do dia 27 de Maio - que foi cancelada - bem como os candidatos cujos pedidos sejam remetidos à Faculdade de Medicina até 31 de Julho de 2020. Note que o Serviço de Gestão Académica só remete os pedidos à Faculdade de Medicina após a sua devida instrução.
1.ª fase: 26 de maio de 2021
2.ª fase: 10 de novembro de 2021

Calendarização das Provas/ componentes de avaliação | Ano letivo 2021/2022

Nos termos do Regulamento do Reconhecimento Especifico ao Ciclo de Estudos Integrado em Medicina das Escolas Médicas Portuguesas, o Conselho de Escolas Médicas estabelece o seguinte calendário para a realização de provas/ componentes de avaliação para o ano 2021/2022:

Prova/componenteData
Prova de competências em comunicação básica (Língua Portuguesa)26/11/2021 às 9h00
Exame de reconhecimento específico - exame escrito07/01/2022 às 9h00
Exame de reconhecimento específico - Prova Prática/ClínicaPreferencialmente entre Abril e Maio de 2022 ( em data a definir por cada EMP)
Exame de Reconhecimento Específico  - Entrega do trabalho final de Mestrado Integrado6 meses após aprovação na prova prática / clínica
Exame de Reconhecimento Específico  - Discussão do trabalho final de Mestrado IntegradoAté 2 meses após a entrega do trabalho final ( data a definir pelo júri nomeado)

Notas: 

  • Apenas serão admitidos à realização do  Exame de Reconhecimento Específico ao Mestrado Integrado em Medicina os candidatos cujos processo tenha sido devidamente encaminhado à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra até 15 de Novembro de 2021, ou no dia útil seguinte (artigo 14º do Regulamento 173/2020 de 02 de Março).
  • Mais se informa que a presente informação será publicitada na Página Web desta Unidade Orgânica.

Medicina Dentária

A informação relativa ao reconhecimento do grau de Mestre em Medicina Dentária e de Licenciado em Ciências Básicas da Saúde Oral  pode ser consultada no Memorando de Entendimento entre as Escolas de Medicina Dentária Portuguesas, após reunião no passado dia 15 de janeiro. 

Datas das Provas Escritas de Avaliação de Conhecimentos

As Escolas de Medicina Dentária, nos termos da alínea c) do n.º 3 do referido Memorando, aprovaram dois momentos de avaliação de conhecimentos teóricos (prova escrita de avaliação de conhecimentos), no presente ano civil:

No que concerne ao ano civil de 2021, as Escolas Médicas Dentárias Portuguesas aprovaram dois momentos de avaliação de conhecimentos teóricos (prova escrita de  conhecimentos ):

1.ª fase: 26 de maio de 2021
2.ª fase: 10 de novembro de 2021