Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

O que é...

  1. A matrícula é o ato pelo qual o estudante se vincula à Universidade, adquire a qualidade de estudante e o direito à inscrição num dos seus cursos.

  2. A inscrição em frequência é o ato que faculta ao aluno a frequência  das unidades curriculares de um curso.

  3. A unidade curricular é a unidade de ensino com objectivos e conteúdos de formação próprios que é objecto de inscrição administrativa e de avaliação, traduzida numa classificação final (vulgarmente conhecida por disciplina).

  4. A unidade curricular obrigatória e a unidade curricular incluída no plano de estudos que o estudante é obrigado a frequentar e na qual tem de obter aproveitamento, sem possibilidade de substituição por outra.

  5. A unidade curricular de opção livre é a unidade curricular que o estudante pode frequentar fora da faculdade que ministra o curso em que está inscrito.

  6. A inscrição em regime de tempo parcial é a opção que permite ao estudante inscrever-se num número de ECTS de um curso que correspondem a parte do previsto para o regime integral.

  7. A inscrição semestral é a opção que possibilita ao estudante inscrever-se somente a disciplinas de um semestre, pagando assim metade do valor da propina desse ano lectivo.

  8. A inscrição em unidade curricular avulsa é o ato que faculta a um estudante a frequência de unidades curriculares de ciclos de estudos subsequentes aquele em que está actualmente inscrito. Por exemplo, se está a frequentar um curso de licenciatura poderá frequentar até ao limite dos ECTS disponíveis para esse curso, unidades curriculares de mestrado.

  9. A inscrição em unidade curricular isolada é o acto que faculta a um estudante ou interessado a frequência de unidades curriculares, nos termos de regulamentação própria.

  10. A inscrição de graduados estagiários na UC, nos 24 meses posteriores à obtenção do grau e pelo período de duração do estágio profissional, permite aos licenciados ou mestres naquelas condições beneficiar de direitos nos termos de regulamentação própria.

  11. A taxa de inscrição é uma taxa devida pela inscrição anual na UC,   não sendo necessário proceder ao seu pagamento antes de concretizar a inscrição para todos os alunos (na maior parte dos ciclos de estudo). Esta taxa tem o valor total de 20€ (vinte euros) e é paga após o estudante efetuar a inscrição no ano letivo através das referências multibanco criadas imediatamente após a inscrição, disponíveis na opção "Propinas e Emolumentos" do Inforestud@nte.

tomaatencao  

 » A ausência do pagamento da taxa de inscrição também é considerada uma dívida para com a UC, e portanto, o Estudante não se pode inscrever no ano letivo seguinte ou ser-lhe emitido qualquer documento oficial da Universidade.
 » Apesar do estudante poder efetuar uma inscrição semestral ou trimestral, ou seja, inscrever-se SÓ em disciplinas de um semestre ou trimestre, a inscrição é SEMPRE realizada no início do ano letivo.
 » As inscrições nas turmas práticas também são no Inforestud@nte, sendo esta informação tratada integralmente nas unidades orgânicas (faculdades ou departamentos de ensino).