Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Cartão de Estudante UC

Na UC, o Cartão de Estudante é emitido, em parceria com o Banco Santander, de modo automático após a matrícula e inscrição. Para conhecer todas as vantagens associadas a esta parceria da Universidade de Coimbra acede a  www.santander.pt/universitarios » santander_uni
cartao_estudante

É o documento de identificação em exames, bibliotecas e outros serviços da UC; faculta o acesso a edifícios e aulas, e muito mais!

» Para saber mais sobre o funcionamento do cartão clique em www.uc.pt/cartao »
» Sobre o acesso a instalações consulte www.uc.pt/covid19/instalacoes »

NOTA: O cartão é imprescindível para aceder diariamente aos edifícios da Universidade.

Clique para mais informação... Tenho que fazer alguma coisa para ter Cartão de Estudante (definitivo)?
 

Não. A UC trata de forma automática a emissão de cartões para todos os Estudantes que realizarem a sua matrícula/inscrição na UC, incluindo os colocados pelo Concurso Nacional de Acesso (CNA).

Para tal basta terem a fotografia e dados pessoais, incluindo o nome (abreviado) a constar no cartão, inseridos no InforEstudante.

O processo é gerido através da plataforma informática de "Gestão de Cartões UC", que envia a informação necessária para a entidade responsável pela sua emissão - a SIBS. Esta plataforma está disponível para as Faculdade, e na FCTUC, para os seus Departamento.

Clique para mais informação... Preciso do cartão para entrar nos edifícios da UC?
 Sim, em particular no ano letivo de 2020/2021, devido às medidas adotadas pela UC no âmbito da COVID-19. É por isso que durante a matrícula presencial dos colocados pela CNA são entregues cartões temporários, e aqueles que fizerem online serão contactados através do Inforestudante (e email) para que essa entrega ocorra nos dias seguintes.
Clique para mais informação... Onde vou buscar o Cartão Temporário?


Estudantes colocados pelo Concurso Nacional de Acesso (CNA):

  1. Receberam e ativaram esse cartão durante a semana das matrículas (Pavilhão 1), ou
  2. Receberam e/ou ativaram o cartão num dos postos montados para o efeito no dia 6 de outubro (terça-feira).

Quem não tiver o cartão ou precisar de o ativar (ou reativar se não estiver funcional), pode deslocar-se ao Centro de Atendimento do Polo, 9h30 - 12h.

É ainda possível receber e ativar estes cartões na Sua Faculdade:

  • FMUC, FFUC, FEUC, FPCEUC e FCDEFUC - locais definidos para entrega de cartões.
  • FCTUC, estudantes do polo 2 - Unidade Central da FCTUC, 10h-12h e 14h-16h
Clique para mais informação... Onde vou buscar o meu Cartão (definitivo)?
 

Para os novos Estudantes colocados através do Concurso Nacional de Acesso (CNA), o cartão temporário é entregue durante a matrícula presencial. Se a matricula ocorer online é possível receber o cartão no circuito durante o período de matrículas ou em local e data que será comunicada.   

Após a produção do cartão, quando este chega à Faculdade/Departamento, procede-se ao seu registo e validação, o que despoleta uma notificação automática para o Estudante com a informação necessária para recolher o cartão:

(1) Na Secretaria/Serviço da Faculdade ou Departamento do curso:
» Se é Estudante de um curso na UC (Licenciatura, Mestrado, Doutoramento ou Curso não conferente de grau). 
» No caso da FCTUC, o cartão segue para o departamento responsável pelo ciclo de estudos/curso.

(2) Na Divisão de Relações Internacionais:
» Se é Estudante de mobilidade incoming ou Estudante Internacional colocado através do concurso especial.

(3) No Centro de Atendimento do SGA no Polo I (Colégio de Santa Rita, antigo Palácio dos Grilos):
» Se é Estudante inscrito apenas em Unidades Curriculares Isoladas.

Clique para mais informação... Como obter um novo Cartão?
 

Se ocorreu algum problema com o atual cartão ainda dentro da validade, por exemplo, mau funcionamento, roubo ou extravio deve dirigir-se à sua faculdade/departamento para que seja emitido de novo.

» A Faculdade/Departamento operacionaliza este pedido através da opção "Pedir Reemissão" na plataforma "Gestão de Cartões UC". Se pretender alterar a informação do seu cartão (como a foto, por exemplo), ou necessita de novo cartão de raíz, então deve solicitar um novo cartão da mesma forma, ou seja, junto da sua sua Faculdade/Departamento.

» A Faculdade/Departamento operacionaliza este pedido através da opção"Pedir Novo Cartão" na plataforma "Gestão de Cartões UC".