Cartão de Estudante UC
Na UC, o Cartão de Estudante é emitido, em parceria com o Banco Santander, de modo automático após a matrícula e inscrição. Para conhecer todas as vantagens associadas a esta parceria da Universidade de Coimbra acede a www.santander.pt/universitarios » |
É o documento de identificação em exames,
bibliotecas e outros serviços da UC; faculta o acesso a edifícios e
aulas, e muito mais!
NOTA: O cartão é imprescindível para aceder diariamente aos edifícios da Universidade. |
![]() | Tenho de fazer alguma coisa para ter Cartão de Estudante? |
Não. A UC trata de forma automática a emissão de cartões para todos/as os/as Estudantes que realizarem a sua matrícula/inscrição na UC, incluindo os/as colocados/as pelo Concurso Nacional de Acesso (CNA) - ver questões seguintes. Para tal basta terem a fotografia e dados pessoais no InforEstudante, incluindo o campo com o nome abreviado para a constar no cartão. | |
![]() | Preciso do cartão para entrar nos edifícios da UC? |
| Sim, e também por isso, são utilizados cartões temporários em algumas situações. |
![]() | Fui colocado/a através do CNA. Onde vou buscar o meu Cartão? |
| Para os/as novos/as Estudantes colocados/as através do Concurso Nacional de Acesso (CNA), na primeira fase, há um cartão temporário entregue durante a matrícula presencial. Se a matricula ocorrer online é possível receber o cartão no circuito durante o período de matrículas ou em local e data que será comunicada. Em resumo:
|
![]() | Onde vou buscar o meu Cartão (definitivo)? |
Após a produção do cartão definitivo, quando este chega à Faculdade/Departamento, procede-se ao seu registo e validação, o que desencadeia uma notificação automática para o/a Estudante com a informação necessária para recolher o cartão: (1) Na Secretaria/Serviço da Faculdade ou Departamento do curso: (2) Na Divisão de Relações Internacionais: (3) No Atendimento do SGA no Polo I (Student Hub): O mesmo processo aplica-se a quem tem cartão temporário. Todo o processo é gerido através da plataforma informática de "Gestão de Cartões UC", que envia a informação necessária para a entidade responsável pela sua emissão - a SIBS. Esta plataforma está disponível para as Faculdade, e na FCTUC, para os seus Departamentos. | |
![]() | Como posso obter um novo Cartão de Estudante? |
Em caso de mau funcionamento, roubo ou
extravio do cartão, dentro da validade, deve dirigir-se à sua faculdade/departamento para que seja
emitido de novo. » A Faculdade/Departamento operacionaliza este pedido através da opção "Pedir Reemissão"
na plataforma "Gestão de Cartões UC". Se pretender alterar a informação do cartão (como a foto, por exemplo), ou necessita de
um cartão de raiz, deve solicitar um novo cartão da mesma forma. » A Faculdade/Departamento operacionaliza este pedido através da opção "Pedir Novo Cartão" na plataforma "Gestão de Cartões UC". |