Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Exames Extraordinários

Quem tem acesso?

De acordo com o Regulamento Académico da UC (RAUC), têm acesso a esta época os estudantes nas seguintes situações:

No RAUCDireitos conferidos

art. 140º

Estudante finalista

A antecipação da avaliação de uma unidade curricular, da época especial para uma das épocas extraordinárias, proporciona uma oportunidade adicional para o/a estudante concluir o seu percurso através da realização da avaliação antes dos momentos habituais no decurso do ano letivo (art. 115º).

A antecipação do exame da época especial está condicionada ao n.º limite de exames definido para a situação de finalista e à obrigatoriedade de inscrição em época extraordinária, a realizar nos prazos definidos.

O/A estudante que solicite a antecipação do exame especial perde a possibilidade de usufruir da época especial à unidade curricular em questão.

ATENÇÃO:

  • A antecipação de exame só pode acontecer para as unidades curriculares que já tenham sido frequentadas no ano letivo anterior, nesse mesmo ciclo de estudos. Estão aqui incluídas as dissertações de mestrado, os estágios, o projetos e similares.
  • Se o estudante frequentou essa unidade como isolada, não conta como sendo uma reinscrição.

art. 156º

Estudante dirigente associativo jovem da UC

O/A Estudante dirigente associativo da UC gozam do direito de, em cada ano letivo, usufruir nas épocas extraordinárias de exames, até 5 exames, se tiver direito ao respetivo estatuto na totalidade do ano letivo, ou até 3 exames, caso o estatuto ou a inscrição respeitem apenas a um semestre, com um limite máximo de 2 exames por unidade curricular.

Estes direitos podem ser exercidos durante 1 ano após o fim do mandato de dirigente, desde que o mandato tenha sido efectivamente exercido pelo menos 1 ano. Se este período de aplicação terminar após o início de um semestre, a regalia estende-se às unidades curriculares desse semestre se decorreram pelo menos dois meses desde o início do semestre.

Conferida por Legislação: art. 25º da Lei 23/2006 de 23 de Junho.

art.º 183º

Militares em regime de contrato e regime de voluntariado
.

O/A Estudante Militar que não possa prestar provas de avaliação nas datas em que devam ocorrer, tem direito a fazê-lo em época extraordinária, desde que comprove tal situação, no SGA, no prazo de 15 dias seguidos após o impedimento e antecedência mínima de dois dias úteis em relação ao dia do exame a realizar.

Conferida por Legislação: n.os 7 e 8 do artigo 3.º, do Decreto -Lei n.º 320 -A/2000, de 15 de Dezembro, na redacção dada pelo Decreto -Lei n.º 320/2007, de 27 de Setembro.

art.180º

Bombeiros dos corpos profissionais,
mistos ou voluntário

O/A Estudante bombeiro/a com pelo menos 2 anos de serviço efetivo têm direito a requerer até 5 exames em época extraordinária em cada ano letivo, com um limite máximo de 2 exames por unidade curricular.

Conferida por Legislação: Decreto-Lei 241/2007 de 21 de Junho.

Quando são os exames?

Para as unidades curriculares normais, os exames de época extraordinária decorrem no início de cada ano letivo, no mês de outubro, e após o 1º semestre, no mês de março. A época de outubro é o primeiro momento de avaliação de cada ano letivo.

Para dissertações e similares, a defesa em época extraordinária pode ter outras datas definidas pelas faculdades.

Como realizar a inscrição em Exame Extraordinário?

[1] Aceder ao InforEstudante, e seleccionar no menu lateral a opção e "Balcão Académico » Requerimentos".

[2] Adicionar um dos seguintes tipos de pedidos de acordo com a época em que pretende inscrever-se - de outubro ou de março:

  • [Alun@s] Antecipação/inscrição para Época Extraordinária do 1º Semestre (outubro)
  • [Alun@s] Antecipação/inscrição para Época Extraordinária do 2º Semestre (março)

[3] Seguir as instruções, inserir os dados solicitados e lacrar o pedido.

Qual o prazo de inscrição?

  • A inscrição nos exames a realizar na época extraordinária deve ser efetuada de acordo com os prazos definidos no Despacho Reitoral de prazos para cada ano letivo, disponível no link de Prazos Académicos »
  • Com vista à organização destas épocas de exame, podem as UO exigir uma pré-inscrição, a realizar entre 15 a 30 dias seguidos antes do seu início. Esta pré-inscrição não dispensa o/a estudante de proceder à inscrição, junto do SGA - através o InforEstudante, formalidade obrigatória para que possa apresentar-se à avaliação e para que os resultados possam ser publicados em pauta.

Nota: As épocas extraordinárias não podem ser utilizadas para realizar melhorias de classificação