Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Exames Extraordinários

Quem tem acesso?

De acordo com o Regulamento Académico da UC (RAUC), têm acesso a esta época os estudantes nas seguintes situações:

No RAUCDireitos conferidos

art. 140º

Estudante finalista

A antecipação da avaliação de uma unidade curricular, da época especial para uma das épocas extraordinárias, proporciona uma oportunidade adicional para o/a estudante concluir o seu percurso através da realização da avaliação antes dos momentos habituais no decurso do ano letivo (art. 115º).

A antecipação do exame da época especial está condicionada ao n.º limite de exames definido para a situação de finalista e à obrigatoriedade de inscrição em época extraordinária, a realizar nos prazos definidos.

O/A estudante que solicite a antecipação do exame especial perde a possibilidade de usufruir da época especial à unidade curricular em questão.

ATENÇÃO:

  • A antecipação de exame só pode acontecer para as unidades curriculares de reinscrição, e portanto, que já tenham sido frequentadas em ano letivo anterior. Estão aqui incluídas as dissertações de mestrado, os estágios, o projetos e similares.

art. 156º

Estudante dirigente associativo jovem da UC

O/A Estudante dirigente associativo da UC gozam do direito de, em cada ano letivo, usufruir nas épocas extraordinárias de exames, até 5 exames, se tiver direito ao respetivo estatuto na totalidade do ano letivo, ou até 3 exames, caso o estatuto ou a inscrição respeitem apenas a um semestre, com um limite máximo de 2 exames por unidade curricular.

Estes direitos podem ser exercidos durante 1 ano após o fim do mandato de dirigente, desde que o mandato tenha sido efectivamente exercido pelo menos 1 ano. Se este período de aplicação terminar após o início de um semestre, a regalia estende-se às unidades curriculares desse semestre se decorreram pelo menos dois meses desde o início do semestre.

Conferida por Legislação: art. 25º da Lei 23/2006 de 23 de Junho.

art.º 183º

Militares em regime de contrato e regime de voluntariado

O/A Estudante Militar que não possa prestar provas de avaliação nas datas em que devam ocorrer, tem direito a fazê-lo em época extraordinária, desde que comprove tal situação, no SGA, no prazo de 15 dias seguidos após o impedimento e antecedência mínima de dois dias úteis em relação ao dia do exame a realizar.

Conferida por Legislação: n.os 7 e 8 do artigo 3.º, do Decreto -Lei n.º 320 -A/2000, de 15 de Dezembro, na redacção dada pelo Decreto -Lei n.º 320/2007, de 27 de Setembro.

art.180º

Bombeiros dos corpos profissionais,
mistos ou voluntário

O/A Estudante bombeiro/a com pelo menos 2 anos de serviço efetivo têm direito a requerer até 5 exames em época extraordinária em cada ano letivo, com um limite máximo de 2 exames por unidade curricular.

Conferida por Legislação: Decreto-Lei 241/2007 de 21 de Junho.

Quando são os exames?

Para as unidades curriculares normais, os exames de época extraordinária decorrem no início de cada ano letivo, no mês de outubro, e após o 1º semestre, no mês de março. A época de outubro é o primeiro momento de avaliação de cada ano letivo.

Para dissertações e similares, a defesa em época extraordinária pode ter outras datas definidas pelas faculdades.

Como realizar a inscrição em Exame Extraordinário?

[1] Aceder ao InforEstudante, e seleccionar no menu lateral a opção e "Balcão Académico » Requerimentos".

[2] Adicionar um dos seguintes tipos de pedidos de acordo com a época em que pretende inscrever-se - de outubro ou de março:

  • [Alun@s] Antecipação/inscrição para Época Extraordinária do 1º Semestre (outubro)
  • [Alun@s] Antecipação/inscrição para Época Extraordinária do 2º Semestre (março)

[3] Seguir as instruções, inserir os dados solicitados e lacrar o pedido.

Qual o prazo de inscrição?

A inscrição nos exames a realizar na época extraordinária deve ser efetuada de acordo com os prazos definidos no Despacho Reitoral de prazos para cada ano letivo, disponível no link de Prazos Académicos:

10 de outubro -  Época Extraordinária de outubro, para unidades curriculares regulares.

  • Se realizar a inscrição em frequência após este prazo, o/a Estudante pode apresentar o requerimento nos 15 dias seguidos à inscrição, devendo para isso apresentar-se ao exame, na data marcada, e informar, previamente, os serviços da UO da sua situação.

10 de março - Época Extraordinária de março, para unidades curriculares regulares.

  • Se até ao final do prazo houver classificações por aceitar, o/a Estudante pode, ainda assim, submeter o requerimento a solicitar inscrição em exame.

É preciso inscrever-me na minha Faculdade/Departament?

Com vista à organização destas épocas de exame, a Faculdade, Departamento ou UO. pode exigir uma pré-inscrição. 

  • Esta pré-inscrição não dispensa o/a estudante de proceder à inscrição, junto do SGA - através o InforEstudante, formalidade obrigatória para que possa apresentar-se à avaliação e para que os resultados possam ser publicados em pauta.

Nota: As épocas extraordinárias, tal como a época especial, é para realizar exames de aprovação (não há melhorias de classificação).