Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Questões Frequentes (FAQs)

bolinha_pretaComo fazer a matrícula na UC?


A matrícula é realizada no InforEstudante, plataforma informática onde decorre o teu percurso académico na UC. Algumas horas após a divulgação dos resultados pela DGES, a UC atribui o N.º de Estudante aos/às Estudantes colocados/as na UC.

A UC disponibiliza este número no InforEstudante, no link Consultar Utilizador - Colocados DGES »

bolinha_pretaTenho de ir a Coimbra para fazer a matrícula?


Não. Na UC o processo de matrícula e inscrição nas unidades curriculares a frequentar pode ser efetuado integralmente online através do InforEstudante

Na 1.ª fase, atendendo ao maior número de estudantes colocados/as, preparámos um espaço único onde é possível realizar todos os passos para seres Estudante UC, com apoio de Colegas da AAC e dos Serviços da UC. 

Se precisares de ajuda ou for preciso entregar documentos desloca-Te ao Student Hub »

bolinha_preta Posso utilizar a senha da DGES para me matricular na UC?
 Sim. O acesso pela 1ª vez ao sistema informático de matrículas da UC é realizado com a senha (chave de acesso / password) que a DGES Te enviou na mensagem de correio eletrónico com o resultado no concurso. Não a Esqueças!
bolinha_preta Qual é o meu dia de matrícula? 
 

A matrícula online pode ocorrer em qualquer hora e dia período definido. 

Na 1.ª fase a matrícula presencial decorre no dia indicado para o primeiro nome, de acordo com a distribuição realizada.

bolinha_preta Posso fazer a matrícula presencial noutro dia?
  Sim, mas é melhor optar pelo dia definido e mediante agendamento prévio. Estudantes de outros dias/agendamentos apenas poderão ser atendidos no final do dia e de acordo com a afluência dos Estudantes prioritários nesse dia.
bolinha_preta

Onde decorre a matrícula presencial?

 No polo 1 da Universidade, no antigo edifício da Faculdade de Medicina, onde agora estão os serviços da UC, incluindo o Student Hub - espaço de atendimento e acolhimento de Estudantes UC.
bolinha_pretaOnde pode esperar a minha família e amigos/as?
 Para facilitar o acesso e evitar a acumulação de pessoas no mesmo espaço, cada Estudante tem que entrar só. No interior do edifício encontrarás quem te conduzirá no percurso e poderás esclarecer dúvidas. Enquanto aguardam, os acompanhantes podem apreciar os espaços circundantes da Tua Universidade, classificada como Património Mundial pela UNESCO. 
bolinha_pretaComo saber o meu n.º de Estudante na UC?
 Dentro do prazo definido para a matrícula, consulta o Teu número de Estudante na UC, disponibilizado através do InforEstudante, no link Consultar Utilizador - Colocados DGES ».
bolinha_preta Quando escolho as unidades que vou frequentar?
 

Durante  a inscrição  estão disponíveis no InforEstudante as unidades curriculares em que te podes inscrever (opcionais e obrigatórias).

Contudo, podes consultar mais informação na área de cursos UC »

bolinha_preta Fiz a matrícula online. Onde entregar documentos?
 

Desloca-te ao Student Hub, e mediante agendamento prévio, acede ao percurso da matrícula, informando que já realizaste a Tua inscrição. Assim, não vais realizar esse passo, mas podes validar a inscrição e entregar os documentos.

Atenção! É obrigatório entregar o documento de pré-requisitos durante o período de matrículas.

bolinha_amarela  A matrícula é igual para todos/as os/as colocados/as?


Sim, contudo as licenciaturas da Faculdade de Letras (FLUC) têm algumas características diferenciadoras, com percursos variados e flexíveis que implicam opções. Como em qualquer escolha, é essencial que seja o mais informada possível, e portanto, os/as Estudantes devem consultar os guiões disponibilizados pela FLUC antes da matrícula e inscrição.

Mais sobre a matrícula dos colocados na FLUC »

bolinha_amarela As matrículas funcionam da mesma forma nas três fases?
 

Não, atendendo a que o número de Estudantes colocados/as em cada fase é muito variável. Na 1.ª fase são colocados/as cerca de 3.000 estudantes, e por isso é preparado um circuito de apoio presencial de grande dimensão. Na 2ª e 3ª fase, as matrículas tendem a decorrer online.

Consultar mais informação de datas e locais »