Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Prémios e Bolsas

torre_estatua
A Universidade de Coimbra reconhece, valoriza e incentiva os seus melhores estudantes com o propósito de valorizar o mérito, a dedicação e o aproveitamento escolar, bem como reconhecer e promover a excelência académica e científica nos diversos ciclos de estudos nela ministrados. Desta forma promove ainda a igualdade de oportunidades para a conclusão da formação, independente da situação económica, combatendo o abandono e premiando o sucesso escolar.

Prémios, Bolsas e Distinções por Mérito

Prémio UC À frente Prémio da Melhor Tese de Doutoramento da UC


ESTUDANTES CNA 1.ª VEZ NA UC
Prémio destinado a estudantes nacionais, ou equiparados, matriculados e inscritos a tempo integral, pela primeira vez, na Universidade de Coimbra, em cursos de Licenciatura ou de Mestrado Integrado, na sequência do Concurso Nacional de Acesso.

Mais informação em »

 RECÉM-DOUTORADOS
Prémio destinado a diplomados de 3.º ciclo que se distingam pela excelência da investigação e da produção científica realizada ao longo do percurso como estudante de doutoramento na Universidade de Coimbra e pela qualidade da Tese produzida.
Prémio 3% dos Melhores Alunos  Outros Prémios


Prémio anual aos 3% dos melhores estudantes, de cada curso, equivalente à diferença entre a propina máxima e a mínima.

Mais informação em »
(o último ano de atribuição é 2018/2019, dada a entrada em vigor do novo regulamento)

 Consulte a divulgação de prémios atribuídos por empresas e fundações »
Quadro de Mérito 1.º Ano
Quadro de Mérito da UC
 Decorre da atribuição do Prémio UC à frente e inclui os 5 % melhores estudantes, que se matriculem e inscrevam, pela primeira vez, na Universidade de Coimbra, em cursos de Licenciatura ou de Mestrado Integrado, na sequência do Concurso Nacional de Acesso.  Inclui os 5% de estudantes de Licenciatura, Mestrado Integrado e Mestrado, que se distingam pelo percurso académico na Universidade de Coimbra, por Unidade Orgânica e Curso.
Bolsas de Mérito para Estudantes Nacionais
Bolsas de mérito para Estudantes Internacionais


Estudantes nacionais que demonstrem aproveitamento escolar excepcional. Bolsa anual de valor igual a 5 vezes a retribuição mínima mensal garantida, que premeia os estudantes de cada Faculdade com melhor aproveitamento escolar.

Mais informação em »



Estudantes internacionais que ingressem através de exames exteriores à UC. Bolsa com valor anual de 7.000€ relativo a propinas e são elegíveis os estudantes com nota de candidatura >= 16 valores (160 pontos) na escala portuguesa.

Mais informação em »

Bolsa do Melhor Estudante FinalistaBolsas Santander Futuro
  RECÉM-DIPLOMADOS QUE CONTINUEM O PERCURSO NA UC
Bolsa destinada a estudantes, nacionais ou internacionais, que concluam a Licenciatura, o Mestrado Integrado ou o Mestrado na Universidade de Coimbra, com um percurso de elevado mérito, e que venham a inscrever-se, no ano letivo subsequente, na UC, em cursos de Mestrado ou Doutoramento, respetivamente.
Destinados a apoiar estudantes inscritos numa instituição de Ensino Superior, que estejam “determinados a prosseguir ou terminar um ciclo de carreira académica”, as bolsas Santander Futuro têm como objetivo “contribuir para uma estabilidade financeira potenciadora de um melhor desempenho escolar”. Mais informação em »

Nota: prémios, bolsas e distinções por mérito constam no Suplemento ao Diploma.

Bolsas de Apoio

Bolsas de Estudo Bolsas de Mobilidade

Os estudantes da UC têm ao seu dispor, mediante as condições definidas nos Serviços de Ação Social da UC (SASUC), bolsas de estudo e outros apoios.
Saiba mais nas páginas dos Serviços de Ação Social da UC »»
 Os estudantes da UC podem beneficiar das bolsas Leonardo da Vinci, Santander Universidades, SYFF, Millenium BCP e outras que a UC disponibiliza para vários países.
Saiba mais nas páginas da Divisão de Relações Internacionais »»