Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Prémios e Bolsas

torre_estatua
A Universidade de Coimbra reconhece, valoriza e incentiva os/as seus/suas melhores estudantes com o propósito de valorizar o mérito, a dedicação e o aproveitamento escolar, bem como reconhecer e promover a excelência académica e científica nos diversos ciclos de estudos. Desta forma promove ainda a igualdade de oportunidades para a conclusão da formação, independente da situação económica, combatendo o abandono e premiando o sucesso escolar.

Prémios, Bolsas e Distinções por Mérito para estudantes nacionais ou equiparados/as e estudantes internacionais

Prémio UC À frente Prémio da Melhor Tese de Doutoramento da UC


ESTUDANTES CNA 1.ª VEZ NA UC

Prémio destinado a estudantes nacionais, ou equiparados/as, com matrícula e inscrição a tempo integral, pela primeira vez, na Universidade de Coimbra, em de Licenciatura ou de Mestrado Integrado, na sequência do Concurso Nacional de Acesso.

Mais informação em »



RECÉM-DOUTORADOS/AS

Prémio destinado a diplomados/as de 3.º ciclo que se distingam pela excelência da investigação e da produção científica realizada ao longo do percurso como estudante de doutoramento na Universidade de Coimbra e pela qualidade da Tese produzida.

Outros Prémios: Consulte a divulgação de prémios atribuídos por empresas e fundações »

Quadro de Mérito 1.º Ano
Quadro de Mérito da UC


Decorre da atribuição do Prémio UC à frente e inclui os 5 % melhores estudantes, que se matriculem e inscrevam, pela primeira vez, na Universidade de Coimbra, em Licenciatura ou de Mestrado Integrado, na sequência do Concurso Nacional de Acesso.

Nota: O período previsto para atribuição desta distinção é no decurso do mês de Dezembro.



Inclui os 5% de estudantes de Licenciatura, Mestrado Integrado e Mestrado, que se distingam pelo percurso académico na Universidade de Coimbra, em cada Unidade Orgânica e ciclo de estudos.

Nota: O período previsto para atribuição desta distinção é no decurso do mês de Fevereiro.

Bolsas de Mérito para Estudantes Nacionais
Bolsas de mérito para Estudantes Internacionais


Estudantes nacionais que demonstrem aproveitamento escolar excecional. Bolsa anual de valor igual a 5 vezes a retribuição mínima mensal garantida, que premeia os/as estudantes de cada Faculdade com melhor aproveitamento escolar.

Mais informação em »






A UC valoriza o mérito dos/as estudantes internacionais apoiando-os/as com a atribuição de bolsas, em função das suas classificações, tanto quando ingressam como nos anos subsequentes.

Esta distinção é feita anualmente, aos/às melhores estudantes internacionais de cada Faculdade, de acordo com o número de bolsas disponíveis.

Mais informação em »


Consulte ainda a informação da Divisão de Relações Internacionais (DRI):Bolsas e apoios »

Bolsa do/a Melhor Estudante FinalistaBolsas Santander Futuro
 

RECÉM-DIPLOMADOS/AS QUE CONTINUEM O PERCURSO NA UC

Bolsa destinada a estudantes, nacionais ou internacionais, que concluam a Licenciatura, Mestrado Integrado ou Mestrado na Universidade de Coimbra, com um percurso de elevado mérito, e que venham a inscrever-se, no ano letivo subsequente, na UC, em Mestrado ou Doutoramento, respetivamente.

Nota: O período previsto para atribuição do prémio é no decurso do mês de Fevereiro.



Destinadas a apoiar estudantes inscritos/as numa instituição de Ensino Superior, que estejam “determinados/as a prosseguir ou terminar um ciclo de carreira académica”, as bolsas Santander Futuro têm como objetivo “contribuir para uma estabilidade financeira potenciadora de um melhor desempenho escolar”.

Mais informação em »

Nota: consulte também os Prémios Santander-UC de Inovação Pedagógica, que visam estimular e premiar atividades de inovação pedagógica desenvolvidas por docentes da UC.

Nota: os prémios, bolsas e distinções por mérito constam no Suplemento ao Diploma.

Bolsas de Apoio

Bolsas de Estudo Bolsas de Mobilidade

Os/As estudantes da UC têm ao seu dispor, mediante as condições definidas nos Serviços de Ação Social da UC (SASUC), bolsas de estudo e outros apoios.

Saiba mais nas páginas dos Serviços de Ação Social da UC »»



Os/As estudantes da UC podem beneficiar das bolsas Leonardo da Vinci, Santander Universidades, SYFF, Millenium BCP e outras que a UC disponibiliza para vários países.

Saiba mais nas páginas da Divisão de Relações Internacionais »»