Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Prova de Agregação

O título académico de agregado é atribuído pelas universidades mediante a aprovação em provas públicas designadas por provas de agregação, podendo ser atribuído nos ramos do conhecimento ou especialidades em que, nos termos do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 115/2013, de 07 de agosto, a universidade pode conferir o grau de doutor.

De acordo com o n.º 1 e 2, do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 239/2007, de 19 de junho, deverá proceder conforme o estipulado no artigo 8.º do mesmo diploma para formalizar o pedido de admissão a prova.

cortejo_paco_escolas

Procedimento para realização do pedido

[1.] O/A requerente solicita ao SGA a criação da coleção na plataforma Provas Académicas (Repositório Digital da Produção Científica da Universidade de Coimbra) de modo a poder realizar o carregamento da documentação através do Formulário Academicos@UC

  • Categorização: Outro Titular de Grau/título
  • Tipo de pedido: Realização de Ato
  • Descrição/Assunto: Prova de Agregação

No texto do pedido deverá mencionar  o ramo do conhecimento ou especialidade para que é requerida a prestação da prova de agregação, a fim de facilitar e agilizar o tratamento da mensagem.

[2.] O SGA notifica o/a requerente sobre os dados de acesso à plataforma Provas Académicas para que efetue o carregamento da documentação em formato digital. 

O/A requerente deve proceder ao carregamento da seguinte documentação na plataforma Provas Académicas  no prazo máximo de 10 dias seguidos:

  • Curriculum Vitae (CV);
  • Relatório;
  • Sumário do Seminário ou Lição;
  • Trabalhos mencionados no CV considerados pelo requerente como os mais relevantes.

[3.] Após ter efetuado o carregamento da documentação na plataforma Provas Académicas, o/a requerente apresenta o pedido de admissão a prova de agregação, utilizando o Im0904 - Requerimento para solicitar a admissão a prova de agregação na UC, dirigido ao Reitor da Universidade de Coimbra, no Atendimento Académico no polo 1 (Student Hub UC), ou remete-o via postal, acompanhado da seguinte documentação prevista na lei:

  • Comprovativo do grau de doutor ou de categoria (exceto docentes da UC);

  • 1 exemplar em suporte digital do CV, do relatório e do sumário pormenorizado do seminário ou lição (a documentação pode estar contida num único CD/DVD, suporte exigido para depósito legal na Biblioteca Nacional de Portugal);

  • 1 exemplar em suporte de papel do CV, do relatório e do sumário pormenorizado do seminário ou lição (cada um destes devidamente encadernado para depósito legal na Biblioteca Nacional de Portugal);

  • 1 exemplar (papel e/ou digital) dos trabalhos mencionados no CV considerados pelo/a candidato/a como sendo os mais relevantes;

  • Termo de acesso à plataforma Provas Académicas, utilizando para o efeito o Im0516 -  Autorização para disponibilização dos trabalhos de agregação no repositório digital da UC denominado de Estudo Geral;

  • Indicar os dados do Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade, no caso de cidadão/ã português/esa e passaporte ou outro nos restantes casos.

[4.] Deverá ainda ter efetuado o pagamento do emolumento relativo a admissão a prova, por Multibanco ou na Tesouraria da UC, de acordo com o valor definido na tabela de Taxas e Emolumentos da UC »

Notas sobre o suporte digital (CD/DVD):

O suporte digital deve estar acondicionado em caixa de plástico rígida ou de cartão, devidamente identificado (suporte digital e respetiva caixa) com:

  1. Título;
  2. Autor/a;
  3. Nome do estabelecimento de ensino superior;
  4. Ano;
  5. Tipo de trabalho.

Este suporte nunca deverá ser colado no exemplar do trabalho em suporte de papel.

ATENÇÃO! Não será dado seguimento ao requerimento nas seguintes situações:
  1. Não tiver efetuado o pagamento do emolumento.
  2. Não tiver efetuado o carregamento da documentação no Estudo Geral.
  3. Falta de documentação ou informação estipulada pelos diplomas legais.

Caso os documentos entregues pelo/a requerente não cumpram todos os requisitos, este serviço, procederá ao arquivamento do processo.

Especialidades e Júris de Agregação

Clique para mais informação... As provas de agregação decorrem nas áreas de especialidade associadas aos cursos de doutoramentos da UC e podem ser consultadas em:
Oferta formativa da UC - Doutoramentos »
Clique para mais informação... Pode consultar a publicação dos respetivos júris em:
Lista de Júris de Provas de Agregação »