Candidaturas

HOUSE-REFUGE-BI-ADAI | MSc | Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Física, Física, Matemática ou afins

16 agosto, 2021≈ 6 mins de leitura

Descrição das tarefas: A Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) abre concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação (BI) para Mestre no âmbito do Projeto de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) HOUSE-REFUGE – “Development of better practices and rules for constructions and surroundings in areas prone to wildland-urban interface fires” com referência PCIF/AGT/0109/2018, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), através do Programa de I&D para a prevenção e combate de incêndios florestais, determinado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 159/2017.

Área Científica: Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Física, Física, Matemática ou afins.

Requisitos de admissão: A este concurso podem concorrer Mestres que estejam inscritos, ou que se comprometam a inscrever logo após a atribuição da bolsa, em programa doutoral nas áreas de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Física, Física, Matemática ou afins. São valorizados conhecimentos na área dos incêndios rurais, modelos de vulnerabilidade e construção de modelos matemáticos, assim como a capacidade de expressão oral e escrita nas línguas Portuguesa e Inglesa.

Plano de Trabalhos: O candidato selecionado irá desenvolver tarefas de desenvolvimento de modelos de risco de incêndio na interface urbano-florestal. As tarefas incluem:

1) Preparação e realização de ensaios laboratoriais de propagação do fogo;

2) Tratamento e análise dos resultados laboratoriais;

3) Integração de modelos de emissão de calor pela queima de vegetação com modelos de vulnerabilidade de materiais de construção;

4) Participação em outras tarefas na temática dos incêndios florestais que se venham a considerar de relevo;

5) Produção de relatórios e artigos científicos com base no trabalho desenvolvido;

6) Participação nas tarefas de disseminação e valorização dos resultados obtidos.

Formalização de candidaturas: As candidaturas deverão ser enviadas em formato pdf para os seguintes endereços de correio eletrónico, miguelalmeida@adai.pt, xavier.viegas@dem.uc.pt e fatima.guedes@dem.uc.pt, colocando no assunto do email: HOUSE-REFUGE-BI-ADAI. Deverá ser enviada a seguinte documentação: Curriculum Vitae (CV), certificado de habilitações incluindo discriminação das classificações obtidas nas disciplinas do respetivo curso e classificação final, e carta de motivação. Os candidatos com graus académicos obtidos no estrangeiro terão de apresentar Certidão de registo de reconhecimento de nível de acordo com a legislação aplicável.

Prazo para formalização da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 16 de agosto de 2021 a 05 de setembro de 2021

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004 de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012 de 27 de agosto, pelo Decreto-Lei nº 89/2013 de 9 de julho, pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de outubro, e pela Lei nº 12/2013 de 29 de janeiro, e alterado pelo Decreto-Lei nº 123/2019 de 28 de agosto, na redação em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro) e Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P, em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nas instalações da ADAI, nomeadamente no Laboratório de Aerodinâmica Industrial (LAI), R. Pedro Hispano 12, 3030-790 Coimbra, Portugal, sob a orientação científica do Doutor Miguel Abrantes de Figueiredo Bernardo de Almeida. Com frequência, será necessária a deslocação em meio de transporte fornecido pela ADAI, ao Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais, no Aeródromo da Lousã – Coimbra, ou a outros locais que se afigurem de interesse para o desenvolvimento dos trabalhos.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com possibilidade de renovação até ao final do período de duração do projeto, de acordo com o desempenho do bolseiro, em regime de exclusividade, conforme o regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1104,64€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/Tabela_Valores_SMM_LOE_2021.pdf).

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular, com valoração de 50% para as habilitações académicas e produção científica e 50% para o grau de satisfação dos requisitos relativos a conhecimentos e experiência. Caso o Júri considere necessário, poderá ser realizada entrevista aos candidatos colocados nas três primeiras posições de acordo com a ordenação resultante dos critérios anteriores. Neste caso, a pontuação final incluirá a avaliação curricular (como acima descrito), com valoração de 90%, e a entrevista, com valoração de 10%. Caso nenhum dos candidatos possua o perfil adequado (avaliação global inferior a 50%), a bolsa não será atribuída.

Composição do Júri de Seleção: Presidente: Professor Doutor Domingos Xavier Filomeno Carlos Viegas Vogais: Professor Doutor Miguel Abrantes de Figueiredo Bernardo de Almeida e Professor Doutor Jorge Rafael Nogueira Raposo.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, sendo os candidatos(as) notificados(as) através de email.

Partilhe