Candidaturas

VESPRA-UCPM-2020-PP-AG-ADAI | PhD | Engenharia Mecânica, Engenharia do Ambiente ou áreas afins

Engenharia Mecânica, Engenharia do Ambiente ou áreas afins.

30 agosto, 2021≈ 6 mins de leitura

Descrição

A Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) abre concurso para a atribuição de um (1) contrato a termo para Doutor, no âmbito do Projeto de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) VESPRA – “Vulnerable Elements in Spain and Portugal and Risk Assessment” (Grant Agreement nº ECHO/2020/101004896), financiado pela Comissão Europeia, através do Programa de UCPM-2020 para Projetos de Prevenção e Preparação em Proteção Civil e Poluição Marinha.

Área Científica: Engenharia Mecânica, Engenharia do Ambiente ou áreas afins.

Requisitos de admissão: A este concurso podem concorrer detentores do grau de Doutor devidamente reconhecido em Portugal. Os candidatos devem apresentar experiência na avaliação de impactos e na modelação de elementos vulneráveis relativos a perigos naturais e tecnológicos. A produção científica será valorizada, incluindo publicações de artigos científicos em revistas internacionais, assim como a capacidade de expressão oral e escrita nas línguas Portuguesa e Inglesa.

Plano de Trabalhos: O candidato selecionado irá desenvolver tarefas na área dos perigos NaTech, com especial incidência nos incêndios rurais, nomeadamente no levantamento, análise, mapeamento e descrição de elementos vulneráveis. As tarefas incluem:

1) Pesquisa de modelos de vulnerabilidade em perigos NaTech e sua adaptação ao projeto;

2) Compilação, tratamento e exploração dos elementos obtidos nas tarefas anteriormente descritas tendo em vista a sua utilização na plataforma do projeto;

3) Participação em outros tarefas na mesma temática que se venham a considerar de relevo;

4) Produção de relatórios e artigos científicos com base no trabalho desenvolvido;

5) Participação nas tarefas de disseminação e valorização dos resultados obtidos.

Formalização da candidatura: As candidaturas deverão ser enviadas em formato pdf para os seguintes endereços de correio eletrónico: miguelalmeida@adai.pt, jose.baranda@dem.uc.pt, xavier.viegas@dem.uc.pt e fatima.guedes@dem.uc.pt , colocando no assunto do email: “VESPRA-ADAI”. Deverá ser enviada a seguinte documentação: Curriculum Vitae (CV), certificado de habilitações incluindo discriminação das classificações obtidas nas disciplinas (quando aplicável) do respetivo curso e classificação final, e carta de motivação. Os candidatos com graus académicos obtidos no estrangeiro terão de apresentar certidão de registo de reconhecimento de nível de acordo com a legislação aplicável.

Prazo para formalização da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 30 de agosto de 2021 a 13 de setembro de 2021.

Legislação e regulamentação aplicável: O presente procedimento concursal rege-se pelas disposições constantes do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, na sua redação atual, que aprova o regime de contratação de doutorados destinado a estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento (RJEC), pelo Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro, na sua redação atual e pela demais legislação e normas regulamentares aplicáveis.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nas instalações da ADAI, nomeadamente no Laboratório de Aerodinâmica Industrial (LAI), R. Pedro Hispano 12, 3030-790 Coimbra, Portugal, sob a orientação científica do Doutor Miguel Abrantes de Figueiredo Bernardo de Almeida. Ocasionalmente, será necessária a deslocação em meio de transporte fornecido pela ADAI a outos locais que se afigurem de interesse para o desenvolvimento dos trabalhos.

Duração do contrato: O contrato terá duração até 31 de dezembro de 2022, com possibilidade de extensão até ao términus do projeto, de acordo com o desempenho do contratado, no caso de uma eventual extensão da data limite do projeto.

Remuneração salarial: Nível 33 da TRU (Tabela Remuneratória Única)

Método de seleção: O método de seleção a utilizar considera a avaliação do Curriculum Vitae e a realização de uma entrevista realizada remotamente. Os critérios de seleção, e a respetiva valoração, são os seguintes: a) 40% para a componente científica da avaliação curricular, incluindo as habilitações académicas e a produção científica, entre outros indicadores afins; b) 50% para o grau de satisfação dos requisitos relativos, demonstração de conhecimentos e experiência na avaliação de impactos e modelação da vulnerabilidade de perigos NaTech; c) 10% para o desempenho na entrevista. Caso nenhum dos candidatos possua o perfil adequado (avaliação global inferior a 50%), a bolsa não será atribuída.

Composição do Júri de Seleção: Presidente: Professor Doutor Domingos Xavier Filomeno Carlos Viegas Vogais: Doutor Miguel Abrantes de Figueiredo Bernardo de Almeida e Professor Doutor José Manuel Baranda Ribeiro.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, sendo os candidatos(as) notificados(as) através de email.

Partilhe