O Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) é uma unidade da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) ligada ao Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). O CEIF-ADAI dedica-se à investigação aplicada no âmbito dos incêndios florestais e dos incêndios na interface urbano-florestal (IUF), nomeadamente nos aspetos físicos do fogo. Desde 1990 que o CEIF-ADAI, através de uma equipa dinâmica e multidisciplinar tem vindo a conjugar as suas atividades no sentido da aprendizagem, análise, compreensão, aplicação e disseminação do conhecimento adquirido.

O objetivo fundamental do CEIF-ADAI consiste na promoção do conhecimento científico dos fenómenos relacionados com a ocorrência e propagação dos incêndios florestais, com vista ao suporte dos esforços comuns para a minimização dos impactos negativos dos mesmos. Em paralelo, a segurança pessoal no âmbito dos incêndios florestais tem sido igualmente uma área em que o CEIF-ADAI tem prestado uma atenção particular. Estes objetivos têm sido concretizados através da realização de projetos de investigação aplicada, de projetos piloto e de demonstração, assim como pela promoção de ações de formação avançada e de outras iniciativas de partilha de informação. A colaboração com diversas instituições nacionais e internacionais e o apoio prestado por diversas entidades operacionais, empresas e instituições públicas têm-se manifestado como fundamentais nos resultados que o CEIF-ADAI tem conseguido na concretização dos objetivos a que se propôs.

A Equipa do CEIF-ADAI tem recebido o reconhecimento da parte de personalidades e instituições nacionais e internacionais. De entre outras nomeações, o CEIF-ADAI foi distinguido pelo Ministério de Ambiente Espanhol com o prémio “Batefuegos de Oro” e pela Ordem dos Engenheiros, em reconhecimento pelo trabalho científico desenvolvido na área dos incêndios florestais. Já em 2017, o Professor Domingos Xavier Viegas, diretor do CEIF, recebeu o prémio “IAWF Wildland Fire Safety Award", atribuído pela International Association of Wildland Fire (IAWF). Trata-se de um dos mais prestigiados prémios, a nível internacional, para a comunidade científica e operacional na área dos incêndios florestais, e a sua atribuição acontece nos anos em que é realizado o Wildland Fire Safety Summit. Desde 1997, este foi o 14º prémio entregue em todo o mundo, sendo o segundo que é atribuído na Europa.

Clique aqui para ver um folheto com as atividades do CEIF (21Mb)

Contacte-nos em ceif@adai.pt

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer: