Laboratório
LEIF | Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais
O Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais (LEIF) constitui a mais importante estrutura dedicada à investigação experimental dos incêndios florestais existente na Europa. É gerido pelo Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da ADAI que, desde 1985, desenvolve investigação aplicada em vários temas relacionados com o comportamento do fogo e a segurança pessoal.
O LEIF situa-se no Aeródromo da Lousã, tem uma coberta área total de 1152 m2 e 11 metros de altura, dispondo, entre outros, dos seguintes equipamentos de ensaio, muitos deles originais:
- Estruturas de simulação do comportamento do fogo em encostas e em desfiladeiros.
- Túnel vertical para estudo do transporte de partículas incandescentes.
- Gerador de vórtices ou turbilhões de fogo.
- Túnel de combustão para estudo da ação do vento na propagação do fogo.
- Estruturas para teste de produtos químicos e retardantes.
- Estrutura de ensaio de sistemas de proteção de viaturas de Bombeiros.
- Desenvolvimento de sistemas de proteção individual e coletivo perante o fogo.
Para além do laboratório, a equipa do CEIF tem acesso a áreas para realizar ensaios de campo e está credenciada para acompanhar e estudar os incêndios florestais.
A atividade do CEIF tem-se desenvolvido no âmbito de diversos projetos e contratos de investigação nacionais e estrangeiros, com o apoio e colaboração de várias instituições de investigação, operacionais, empresas e entidades formadoras. A equipa do CEIF tem promovido diversas ações de formação científica, académica e operacional e participado na análise e investigação de vários casos de grandes incêndios e de acidentes relacionados com os incêndios, em Portugal e no estrangeiro.