Projetos

FirEUrisk

Developing a holistic, risk-wise strategy for European wildfire management

Referência: Horizon 2020 Grant agreement 101003890.

Acronim: FirEUrisk

Start date: 2021-04-01 End date: 2025-04-01

Description: FirEUrisk is a European Research project aiming to develop an integrated science-based strategy, aggregating knowledge on risk assessment, risk reduction and risk adaptation to tackle the risk of extreme wildfires in Europe. Such fires often lead to loss of human lives, natural resources and economic assets. Their frequency and severity are increasing continuously due to climate change. To manage this situation, it is necessary to assess the biophysical background as well as the socioeconomic conditions in the areas prone to wildfires. That is why FirEUrisk involves a variety of actors from different sectors spanning from first responders and researchers to insurance companies, policy makers and citizens.

https://fireurisk.eu/

Firelogue

Cross-sector dialogue for Wildfire Risk Management

Reference: Horizon 2020 Grant agreement 101036534

Acronim: Firelogue

Start date: 2022-02-14 End date: 2022-02-14

Description: In line with increasing demands for more public participation, transparency and fairness in risk management institutions and procedures, FIRELOGUE aims to coordinate and support the Innovation Actions (IAs) by integrating their findings across stakeholder groups and fire management phases. It therefore builds on different formats to process the existing WFRM knowledge and innovations as developed by the IAs to translate them into the FIRELOGUE platform. The FIRELOGUE platform ? together with Communication Booster services such as brokering expertise ? will disseminate the insights and technologies developed by the IAs and integrated by the FIRELOGUE project. In addition to developing dedicated knowledge sharing formats for the exchange between the IAs, FIRELOGUE also aims to (1) deconstruct conflicting (and synergising) aims, interests, mandates, policies and practices existing in WFRM, (2) identify real or perceived injustices linked to these conflicts, (3) provide a space for deliberating on these conflicts and synergies in a just and inclusive way, in order to (4) co-develop integrated strategies to overcome these conflicts. FIRELOGUE builds on an Integrated Systems Thinking approach to bind the IAs together while comprehensively addressing the different components of wildfire risk (hazard, exposure, vulnerability and capabilities ) as well as the diverse natural and socioeconomic drivers of risk. Building on the concept of Just Transition, different notions of justice (distributive, procedural and restorative justice) will form the basis for structuring the discussions within and across the working groups. Collaborative governance will build the conceptual underpinning for designing the dialogue workshops and to eventually co-develop integrated WFRM strategies.

https://firelogue.eu/

House Refuge

Atitudes e Comportamentos Face à Prevenção e Combate de Incêndios e a Gestão do Território, Incluindo a sua Vertente Colaborativa

Referência: PCIF/AGT/0109/2018

Acrónimo: House Refuge

Data de início: 2020-03-01 Data de fim: 2023-01-01

Descrição: Os grandes incêndios que têm vindo a acontecer em Portugal evidenciam a necessidade de a população adotar medidas de autoproteção uma vez que em cenários de catástrofe, os meios de proteção civil poderão não ter capacidade para acudir a todas as situações. É certo que a probabilidade de um incêndio florestal atingir uma infraestrutura se reduz drasticamente mediante a implementação de boas práticas de construção e de gestão dos combustíveis na envolvente. No entanto, o conhecimento sobre estas matérias não está bem consolidado e as exigências legais e normativas nem sempre se adequam da melhor forma aos cenários reais. No projeto House-Refuge propomo-nos desenvolver conhecimento cientificamente comprovado, que permita à população em geral, aos profissionais de construção civil e espaços exteriores, ao legislador e ao poder político, entre outros potenciais utilizadores, decidir sobre as melhores práticas de construção e de gestão de combustíveis na envolvente, com vista à mitigação dos impactos dos incêndios rurais nas infraestruturas. Uma “Casa Refúgio” (House-Refuge), o propósito último do presente projeto, é uma infraestruturas com um risco de incêndio florestal de tal forma baixo que permite que as pessoas se refugiem com confiança no seu interior numa situação de incêndio florestal.

https://adai.pt/houserefuge/

IMFire

Intelligent Management of Wildfires

Referência: PCIF/SSI/0151/2018

Acrónimo: IMFire

Data de início: 2019-12-01 Data de fim: 2022-12-01

Descrição: O projeto IMfire propõe o desenvolvimento de uma plataforma SAD capaz de melhorar os atuais sistemas concebidos para incêndios florestais, abordando algumas das suas limitações. O IMfire pretende desenvolver uma plataforma que possa adaptar-se continuamente a qualquer região do mundo, nos vários estágios de um incêndio: 1) prevenção, 2) planeamento e 3) combate. Para tal, serão explorados algoritmos de machine learning e inteligência artificial (IA), alimentando os modelos com registos históricos e em tempo real de incêndios, clima, vegetação da região, estratégias e meios de supressão do fogo, para que o sistema inteligente possa: 1) determinar indicadores de risco de incêndios mais precisos (prevenção), 2) melhorar continuamente as suas previsões (planeamento), sem necessidade de calibrações sistemáticas manuais, nem conhecimentos especializados, e 3) desenvolver uma análise numérica para a eficiência das estratégias de combate aos fogos (combate). Sendo a prevenção o ponto de partida do trabalho, neste projecto serão abordadas técnicas de machine learning para criação de uma escala de índices de risco de fogo por regiões (áreas de terreno). Para tal, dados de diferentes tipos, como clima, orografia, biomassa, e imagem, bem como registos de eventos passados, serão fundidos, para criar um modelo capaz de identificar diferentes riscos de fogo. Serão exploradas técnicas de deep learning, especificamente, redes neuronais convolucionais. O segundo objetivo passa pelo planeamento, onde serão usados algoritmos de IA de forma 1) a calibrar de forma automática os modelos existentes de fogo, e 2) obter modelos dinâmicos, e em tempo real, de comportamento e previsão de fogo. Um simulador de propagação do fogo é uma componente essencial de um SAD. Estes sistemas produzem simulações explícitas de propagação do fogo, com base nas condições iniciais de fronteira para clima, combustível e orografia. Estas simulações podem ser usadas para planear as operações de gestão e combate aos incêndios florestais. Como último ponto de trabalho deste projecto, seguindo uma evolução lógica, após a prevenção e o planeamento, surge a ação de combate aos incêndios. Para tal será estudado e desenvolvido um procedimento numérico para analisar ou propor estratégias de combate e supressão mais eficientes. A metodologia será desenvolvida no âmbito da Teoria das Redes, em que o processo de extinção de incêndio será simulado usando o princípio de funcionamento de uma rede. Os nós da rede corresponderão às áreas físicas onde o fogo se encontra a propagar e as respectivas arestas conectam os nós vizinho com uma probabilidade de propagação associada à dinâmica do fogo.

https://adai.pt/imfire/

Eye in the Sky

Utilização de Balões de Alta-Altitude para Apoio à Decisão em Operações de Combate a Incêndios Rurais

Referência: PCIF/AGT/0109/2018

Acrónimo: Eye in the Sky

Data de início: 2020-01-15 Data de fim: 2023-01-14

Descrição: O Projeto Eye in the Sky visa projetar e desenvolver uma plataforma aérea para reforçar a rede de comunicações de emergência, ao mesmo tempo que fornece imagens georreferenciadas em tempo real de grande altitude com vista à monitorização do perímetro de incêndio e à deteção dos pontos quentes da área queimada, com a finalidade de apoiar as equipas operacionais e a definição de táticas e estratégias de combate. Propõe-se o desenvolvimento de uma plataforma que será composta por um balão de alta-altitude (HAB) responsável pela subida em altitude de uma carga útil de observação e comunicação, com o objetivo de recolha de imagens e repetição de comunicações respetivamente. O HAB transportará igualmente um veículo aéreo não tripulado (UAV), tipo asa voadora (planador), que será lançado de alta altitude. Assim, quando o HAB se afasta da região de interesse, o UAV é libertado transportando as cargas úteis para a posição remotamente indicada.

https://adai.pt/eyeinthesky

Smokestorm

Previsão e comunicação dos efeitos do fumo de incêndios florestais

Referência: PCIF/MPG/0147/2019

Acrónimo: Smokestorm

Data de início: 2021-02-02 Data de fim: 2024-02-02

Descrição: O objetivo principal do projeto SmokeStorm consiste no desenvolvimento, teste e operacionalização de uma plataforma web que disponibiliza, em tempo quase real, previsões de dispersão de fumo de incêndios florestais, bem como informação sobre os efeitos potenciais na saúde humana e na visibilidade. O trabalho está estruturado em 6 tarefas específicas: 1) Modelação da propagação do fogo e emissão de fumo; 2) Modelação da dispersão de fumo; 3) Avaliação da dispersão de fumo; 4) Impactos do fumo; 5) Plataforma web em tempo quase real e 6) Comunicação e disseminação.

http://smokestorm.web.ua.pt/

rePLANT

Implantação de estratégias colaborativas para a gestão integrada da floresta e do fogo

Referência: POCI-01-0247-FEDER-046081

Acrónimo: rePLANT

Data de início: 2020-07-01 Data de fim: 2023-06-30

Descrição: O rePLANT é o primeiro grande projeto de iniciativa e operacionalização do Laboratório Colaborativo ForestWISE – Laboratório Colaborativo para Gestão Integrada da Floresta e do Fogo, que tem como propósito o desenvolvimento de atividades de investigação, inovação e transferência de conhecimento e de tecnologia, para aumentar a gestão florestal sustentável, a competitividade do setor florestal português e reduzir o impacto dos incêndios rurais. O projeto nasce da necessidade de desenvolver soluções integradas e inovadoras que garantam a gestão sustentável das florestas portuguesas, de forma a que estas estejam cuidadas, protegidas e que sejam uma fonte de riqueza para as pessoas, as comunidades e o país. A valorização das florestas nacionais é um dos principais objetivos do rePLANt, que, através de um esforço colaborativo irá contribuir para uma gestão integrada das florestas e do fogo. O rePLANt mobiliza 20 entidades, entre empresas líderes do setor e entidades de Investigação & Inovação (I&I), num esforço comum e coordenado para implementar 8 Estratégias Colaborativas que darão origem a novos Processos, Produtos e Serviços – Linhas de Atuação. Com um período de atuação de 3 anos, é um projeto com um orçamento de 5,6 milhões de euros, sendo apoiado em 3,3 milhões de euros pelo Compete/Portugal 2020, através do Programa Operacional Competitividade e Inovação (POCI) e o Programa Operacional Lisboa 2020. O rePLANt traz uma nova perspetiva sobre a gestão integrada da floresta e do fogo, alicerçada no conhecimento científico e tecnológico, por via da introdução de novos equipamentos mais eficientes e inteligentes para a floresta e com melhor performance ambiental.

https://replant.pt/

SafeFire

Sistema de monitorização humana e ambiental integrado nas fardas dos bombeiro para maior segurança ocupacional

Referência: PCIF/SSO/0163/2019

Acrónimo: SafeFire

Data de início: 2021-02-01 Data de fim: 2024-01-31

Descrição: In SafeFire we focus on firefighters' health and performance conditions by proposing innovative approaches integrating physiological and environmental data monitoring, intelligent data analysis, and effective communication mechanisms. The main objectives are to improve firefighters’ health status, prevent hazardous situations, and explore and integrate monitored information to support team management decisions, including team rotations and special needs. We intend to investigate gas, environmental and skin temperature, and signals of clinical relevance for the evaluation of activity patterns (including falls detection and abnormal behaviors), health status, and physical and mental stress. Sensors and acquisition modules will be completely integrated on textile substrates for health monitoring of firefighters.

SafeForest

Semi-autonomous robotic system for forest cleaning and fire prevention

Referência: CENTRO-01-0247-FEDER-045931

Acrónimo: Safeforest

Data de início: 2020-01-30 Data de fim: 2023-02-28

Descrição: SAFEFOREST deals with the development of innovative prevention of wildland and wildland-urban interface (WWUI) fires, through advanced robotic fire protection prevention activities. The project intends to drastically reduce the costs associated with the maintenance of private or public forests, namely near houses as well as the protection of wide corridors used as fuel breaks and corridors near critical infrastructures (roads, railways, telecommunication lines and antennas, electric utility lines) in order to control and reduce the propagation of large forest fires. The project aims at the development of advanced monitoring and robotic systems to semi-automatically manage the forest fuels in WWUI areas with complex terrain in terms of slope and roughness. The idea is to develop semi-autonomous mobile platforms that can execute a land clearing mission, based on a preliminary mapping of the area, carried out with the support of advanced drone terrain and vegetation monitoring, and manage to remove the redundant vegetation to achieve the necessary fuel breaks cleaning. This objective will be achieved by integration of different sensors on a semi-autonomous all-terrain platform for land clearing in fuel breaks and in WWUI areas, able to perform in perform in most types of terrains. The monitoring of forest conditions by an advanced multi-sensor drone system will support the mapping of the terrain and the identification of the areas

http://www.safeforest.ingeniarius.pt/

Vespra

European observatory on disaster risk and crisis management best practices

Reference: GA nº101004896

Acronim: Vespra

Start date: 2020-01-01 End date: 2022-12-31

Description: Disasters and risks know no borders. Consequently, most natural and man-made disasters present transboundary risks due to their spatial dimension (earthquakes, fires, extreme weather, floods and space weather), as well as the volatility and scale of their impacts (pandemics, livestock epidemics, nuclear/industrial accidents). The human, economic or environmental impacts of these hazards, as well as their probability of occurrence, exist irrespective of national boundaries. It is for this reason that Vespra is submitted to the European Union's European Civil Protection Mechanism (ECPM) call for proposals in which prevention projects for cross-border risks will be funded. Vespra arises for the improvement of risk management mechanisms between Spain and Portugal for the case of local risks, but other general risks will be taken into account, such as the affectation by adverse meteorological phenomena (large storms) or the dispersion of pollutants over wide areas. The duration of the project will be 24 months. By month 10, the first version of the system is expected to be available for evaluation and to incorporate improvements before final implementation.

https://vespra.org/

LIFE Resilient Forests

Combinando água, fogo, resiliência climática com a produção de biomassa a partir da gestão florestal para adaptar as bacias hidrográficas às mudanças climáticas

Referência: LIFE 17 CCA/ES/000063

Acrónimo: LIFE Resilient Forests

Data de início: 2018-10-01 Data de fim: 2022-09-30

Descrição: O LIFE RESILIENT FORESTS é um projeto para promover a gestão florestal a nível da bacia hidrográfica, a fim de melhorar a resiliência da floresta aos incêndios florestais, escassez de água, degradação ambiental e outros efeitos induzidos pelas alterações climáticas. O principal objetivo é desenvolver um Sistema de Apoio à Decisão (DSS) para os gestores florestais, que os apresenta aos processos de adaptação às alterações climáticas. Esse sistema incluirá práticas de gestão atualizadas na escala da bacia hidrográfica e questões relacionadas com as alterações climáticas. O sistema de apoio será então demonstrado em dois níveis, subcaptação e captação, na Alemanha, Portugal e Espanha. Em cada local, o DSS será modificado, envolvendo as partes interessadas relevantes.

https://www.resilientforest.eu/

MCFire

Medição do teor de humidade de combustíveis florestais e avaliação do seu comportamento face às novas realidades climáticas

Referência: PCIF/MPG/0108/2017

Acrónimo: MCFire

Data de início: 2001-03-01 Data de fim: 2023-01-31

Descrição: Pretende-se no presente projeto, tendo por base o modelo usado para o cálculo do FWI, desenvolver um modelo de previsão do risco de incêndio face à nova realidade climática tendo em consideração o comportamento do teor de humidade das espécies presentes na floresta Portuguesa a partir de medições do teor de humidade e de parâmetros meteorológicos realizadas em vários locais do território nacional e de ensaios laboratoriais. As medições do teor de humidade realizadas em vários locais do território nacional (Lousã, Faro, Viseu e Viana do castelo) irão decorrer durante todo o projeto criando-se desta forma uma base de dados única de análise.

https://adai.pt/mcfire

Firestorm

A Meteorologia e o Comportamento de Tempestades de Fogo

Referência: PCIF/GFC/0109/2017

Acrónimo: Firestorm

Data de início: 2019-02-01 Data de fim: 2023-01-31

Descrição: As mudanças climáticas em curso criaram condições mais propícias para a ocorrência de períodos de seca e ondas de calor que facilitam a ocorrência de Eventos Extremos de Fogo. No Consórcio FIRESTORM dedicamos um grande esforço e atenção à disseminação e promoção do conhecimento desenvolvido no projeto, junto da comunidade científica, das entidades operacionais, dos decisores e do público em geral. Para além dos indicadores de produção científica usuais, tencionamos promover atividades que assegurem que a produção de conhecimento desenvolvido no projeto chega a uma audiência tão vasta quanto possível.

https://adai.pt/firestorm

Roadmap

European observatory on disaster risk and crisis management best practices

Referência: UCPM-2020-KN-AG 101017776

Acrónimo: Roadmap

Data de início: 2021-01-01 Data de fim: 2022-06-30

Descrição: Decision-makers in DRM field are often challenged with (sometimes urgent) decisions, while they have to balance between societal pressures and findings from scientific experts. Although the role and activity of hybrid experts, who operate at the hinge between science and decision making both in scientific and policy bodies, is well recognized, the scientists-decision makers nexus still needs to be strengthened. Responding to the Specific Obj. 1 of the call, the ROADMAP project has the main objective to establish a European “Doctrine on disaster risk and crisis management”, funded on the mutual cooperation between scientific communities and DRM authorities. The doctrine, that is intended as a shared understanding of disaster management between decisionmakers and scientific actors, will be based on selected experiences, best practices and implemented solutions in EU Member States.

https://roadmap.ci3r.it

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO