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Laboratório Ensaios & Medições

O Laboratório Ensaios & Medições encontra-se acreditado pelo Instituto Português de Acreditação, desde 1996, com o certificado nº L0177, de acordo com a NP EN ISO/IEC 17025. Os ensaios acreditados encontram-se assinalados com o símbolo da acreditação.

Acústica de edifícios

DESCRIÇÃO

Este ensaio visa a determinação do índice de isolamento sonoro, a sons de condução aérea e de percussão, entre os diversos compartimentos de um edifício ou do isolamento aéreo da fachada do edifício de forma a verificar o cumprimento do disposto no RRAE.

A existência de maior ou menor isolamento aéreo pode condicionar a forma como nós ouvimos as vozes dos vizinhos enquanto conversam ou enquanto ouvem música, e ainda o ruído produzido no exterior. Enquanto o grau de isolamento a sons de percussão condiciona a forma como ouvimos os passos dos vizinhos ou o fechar de portas e gavetas, etc.

Avaliação da exposição do trabalhador ao ruído

DESCRIÇÃO

Este ensaio visa avaliar a exposição pessoal diária dos trabalhadores ao ruído, bem como determinar os valores máximos de pico de nível sonoro a que os trabalhadores estão sujeitos durante o período de trabalho.

O ensaio compreende várias medições e análises distintas feitas, sempre que possível, na ausência do trabalhador, colocando o microfone na posição correspondente ao seu ouvido mais exposto. Quando a presença do trabalhador for necessária, o microfone deverá ser colocado a uma distância entre 0,1 m e 0,3 m em frente à sua orelha mais próxima.

Avaliação da exposição do trabalhador às vibrações

DESCRIÇÃO

Este ensaio visa determinar o nível de vibrações a que cada trabalhador está sujeito na sua atividade diária. Esta exposição pode ser total (corpo humano) ou parcial (sistema mão-braço).

Avaliação da incomodidade

DESCRIÇÃO

Este ensaio pode ter duas finalidades distintas: a determinação da incomodidade e a determinação do nível sonoro médio de longa duração.

A determinação da incomodidade visa avaliar os níveis de ruído emitidos para o exterior durante o período diurno, entardecer ou noturno, causado pelo funcionamento de atividades ruidosas permanentes ou ruído de incomodidade (vizinhança).

A determinação do nível sonoro médio de longa duração tem como objetivo a recolha de dados acústicos de uma determinada zona com vista à sua classificação como zona sensível ou mista pelos Municipios, dando cumprimento à legislação em vigor.

Caraterização do ruído interior em veículos

DESCRIÇÃO

Este ensaio visa caraterizar o nível sonoro no interior de um veículo pesado de passageiros de forma a garantir a sua qualificação segundo os critérios dispostos na legislação em vigor.

Este ensaio consiste na simulação e medição de várias situações ruidosas (consideradas desfavoráveis) no interior de um veículo pesado de passageiros. Este ensaio é realizado em pista.

Determinação da propriedade acústica dos materiais

DESCRIÇÃO

Este ensaio visa determinar as propriedades acústicas dos materiais.

Determinação da taxa de renovação de ar

DESCRIÇÃO

Este ensaio visa medir a taxa de renovação de ar no interior do habitáculo de um veículo pesado de passageiros.

Determinação de massas e dimensões

DESCRIÇÃO

Este ensaio visa a determinação das massas e dimensões dos veículos motorizados, garantido a uniformidade dos critérios entre os diversos Estados-membros, e, consequentemente, a livre circulação e comércio destes no espaço europeu.

O ensaio é realizado nas instalações do Laboratório de Aerodinâmica Industrial ou em pista.

Determinação de velocidade máxima

DESCRIÇÃO

Este ensaio visa a determinação da velocidade máxima dos veículos motorizados. O veículo é equipado com a quinta roda taquimétrica, que determinará a distância percorrida. A medição da distância associada ao relógio interno do equipamento permite determinar a velocidade instantânea. O ensaio é realizado em pista.

Ensaio da estabilidade das cadeiras de rodas

DESCRIÇÃO

Este ensaio visa determinar a estabilidade das cadeiras de rodas em veículos pesados de passageiros.

Ensaio de estabilidade lateral

DESCRIÇÃO

Este ensaio visa avaliar a resistência ao capotamento de veículos cisterna das categorias N e O. Para tal simula-se a situação de uma curva de raio constante, feita a velocidade constante por um veículo carregado à sua carga máxima, simulação essa que é feita numa plataforma inclinável, devendo o veículo ser inclinado lentamente até uma inclinação de pelo menos 23º.

Ensaio do sistema de travagem em veículos motorizados

DESCRIÇÃO

Este ensaio visa avaliar a eficácia do sistema de travagem em veículos motorizados segundo os critérios de qualificação dispostos na legislação em vigor.

O ensaio é composto por testes em pista, dinâmicos e/ou estáticos. Os ensaios dinâmicos consistem na realização de sucessivas travagens em determinadas condições, e os ensaios estáticos são compostos pela medição do tempo de respostas ou pela medição da capacidade dos reservatórios.

Ensaios em Motores de Combustão Interna

DESCRIÇÃO

Foi desenvolvido um sistema para aquisição de dados e para o controlo do banco de ensaios que permite uma grande fiabilidade dos resultados e o armazenamento de uma grande quantidade de dados.

Realização de ensaios em motores com medição de:

  • Potência (máx 230kW)
  • Binário
  • Rotação (máx 13000rpm)
  • Consumo
  • Blow-by
  • Emissões

Mapas de ruído

DESCRIÇÃO

Os mapas de ruído são ferramentas estratégicas de análise e planeamento que permitem integrar a prevenção e controle de ruído em Ordenamento do Território, facilitando a divulgação e o acesso público à informação.

Os mapas podem ser traçados a partir de duas metodologias: medições efetuadas no terreno numa grelha de pontos pre-estabelecida; ou a partir de um processo de cálculo computacional validado por medições experimentais.

Nível sonoro em veículos motorizados

DESCRIÇÃO

Este ensaio visa a caraterização do nível sonoro em veículos motorizados de forma a garantir a sua qualificação de acordo com os critérios expostos na legislação em vigor.

Este ensaio é realizado em pista. O veículo deverá realizar repetidas passagens à frente do sonómetro, determinando assim o nível sonoro emitido.