PD/00018/2013

Referência: PD/00018/2013

Título: Programa Interuniversitário de Doutoramento em Matemática

Área Científica: Matemática

Síntese do Projeto: O Programa Interuniversitário de Doutoramento em Matemática (http://www.mat.uc.pt/phd_prog) é encarado pelas Universidades de Coimbra e do Porto como um instrumento essencial no treino de matemáticos jovens e talentosos e no apoio a uma actividade de investigação de excelência em Ciências Matemáticas. Assim sendo, por um lado, o programa visa doutorar estudantes, reforçando o seu conhecimento matemático, expondo-os treinando-os a fazer investigação com autonomia e sucesso. O nosso país investiu consideravelmente na criação do corpo docente de cada um dos departamentos de matemática das duas universidades, que estiveram sempre entre as três ou quatro instituições nacionais líderes em Matemática. Desta forma, o programa é por nós encarado como uma forma bem-sucedida de transferir o conhecimento acumulado pelos nossos professores para a comunidade académica e para o sector industrial, através dos nossos antigos orientandos. Igualmente importante, por outro lado, o programa de doutoramento melhora a capacidade dos projectos de investigação de ambas as universidades, uma vez que redimensiona os vários grupos de investigação, os quais vêem a sua massa crítica crescer, e contribui para a energia e o entusiasmo dos ambientes de investigação. A forma como procuramos a excelência está, assim, extremamente dependente da existência e funcionamento regular de um programa de doutoramento de elevada qualidade capaz de atrair estudantes com talento.

Investigador Responsável: Doutor Paulo Eduardo Oliveira

Programa de Financiamento: Programas de Doutoramento

Instituição Financiadora: FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Data de início: 01-09-2014

Data de conclusão: 31-08-2018

Instituições participantes no Projeto: UC (Proponente); UP.

Custo total elegível (EUR): 100.000,00€

Apoio financeiro público nacional: 100.000,00€