SII&DT 24539 5G

Compete 2020/FEDER

Código da Operação: POCI-01-0247-FEDER-024539

Referência: SII&DT 24539 5G

Objetivo principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Acrónimo: 5G

Título: 5G - Componentes e serviços para redes 5G

Área Científica: Tecnologias de Informação e Comunicação

Síntese do Projeto: O presente projeto visa desenvolver produtos e serviços que serão parte integrante de uma nova geração de comunicações móveis e deverão ser capazes de operar neste novo paradigma de rede, criando soluções inovadoras a nível mundial, com vista ao mercado global. A evolução tecnológica para as redes de próxima geração pressupõe o desenvolvimento de plataformas avançadas e inovadoras, dotadas de características e componentes de grande complexidade ao nível da optoelectrónica, eletrónica e gestão. Um aumento exponencial na largura de banda, a melhoria nos serviços dedicados às comunicações móveis, a interoperabilidade entre diferentes tecnologias, bem como, através do desenvolvimento de circuito óticos integrados e a redução de custos e de outras características essenciais como o espaço ocupado ou a potência consumida são as evoluções mais importantes destas novas tecnologias. A integração destas evoluções, permite posicionar estas tecnologias, para além da componente residencial nos segmentos empresarial, backhaul móvel e conectividade cloud. Através do presente programa mobilizador, o consórcio passará a dispor de soluções únicas capazes de preencher todos os requisitos dos diferentes mercados, constituindo uma resposta tecnológica para as necessidades futuras de largura de banda em diversas indústrias. O presente projeto contribui de forma direta para a especialização nacional e regional nas áreas prioritárias definidas na Estratégia Nacional de Especialização Inteligente, estando perfeitamente alinhada com o domínio prioritário Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Investigador Responsável: Doutora Marília Pascoal Curado

Programa de Financiamento: PT2020-SI&DT - Mobilizadores

Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação, S.A.

Data de início: 01-01-2018

Data de conclusão: 31-12-2020

Instituições participantes no Projeto: Universidade de Coimbra - parceiro; Altice Labs, S.A.- proponente; SHAR, S.A.- parceiro; INES TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência-parceiro; EFACEC Engenharia de Sistemas, S.A.- parceiro; EFACEC Energia - Máquinas e Equipamentos Eléctricos S.A.-parceiro; WAVECOM- Soluções Rádio S.A.- parceiro; NOKIA Solutions and Networks Portugal, S.A.-parceiro; UBIWHERE Lda-parceiro; PDM e FC-Projecto Desenvolvimento Manutenção Formação e Consultadoria Lda - parceiro; ONE SOURCE, Consultoria Informática Lda-parceiro; Instituto de Telecomunicações-parceiro; Associação para o Pólo das tecnologias de Informação, comunicação e electrónica - TICE.PT-parceiro; ALTRANPORTUGAL, S.a.- parceiro

Custo total elegível (EUR): 9.664.390,56€