SII&DT 39983 BioCogen

Centro 2020

Código da Operação: CENTRO-01-0247-FEDER-039983

Referência: SII&DT 39983 BioCogen

Objetivo temático: OT 1 - Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Acrónimo: BioCogen

Título: BioCogen - Sistema integrado de cogeração baseado numa caldeira a biomassa

Área Científica: Engenharia Mecânica

Síntese do Projeto: Trata-se de projetar e construir um sistema integrado de mini cogeração com um circuito de potência do tipo ?Ciclo de Rankine Orgânico?, baseado numa caldeira de água quente a biomassa no estado-da-arte, satisfazendo os requisitos mais exigentes do mercado dos serviços. O sistema está dirigido especificamente ao mercado de clientes com suficientes necessidades térmicas de baixa temperatura (e.g., piscinas aquecidas), embora também satisfaça necessidades térmicas de temperatura mais alta (e.g., para acondicionamento do ar na nave da piscina), mas, neste caso, sem cogeração de eletricidade.

Com a motivação principal de assegurar o abastecimento adequado de biomassa às caldeiras dos clientes, far-se-á benchmarking de boas soluções para a cadeia de valor da biomassa, no país e no estrangeiro. Para atingir estes objetivos, consórcio apoia-se: para a I&D de engenharia, num núcleo duro já consolidado formado pela Sciven e a Universidade de Coimbra (DEM/FCT); na Silva Ventura, uma metalo-mecânica com versatilidade e qualidade à altura dos desafios construtivos do projeto; e no Centro para a Biomassa e a Energia (CBE), uma entidade privada com estatuto de utilidade pública, competente e nevrálgica para a valorização energética da biomassa no nosso país, bem relacionada com entidades congéneres estrangeiras.

Investigador Responsável: Doutor Jorge Campos da Silva André

Programa de Financiamento: PT2020 - SII&DT – Copromoção

Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação, S.A.

Data de início: 01/02/2020

Data de conclusão: 31/01/2023

Instituições participantes no Projeto: Sciven, Lda.

Silva & Ventura - Tornearia Mecânica, Lda

Centro da Biomassa para a Energia