SII&DT 46969 BEIS

Código da Operação: POCI-01-0247-FEDER-046969

Acrónimo:  BEIS

Área Científica: Informática

Síntese do Projeto: O projeto BEIS visa a I&D de uma solução tecnológica e modular de Business Intelligence que permita realizar, em algumas horas e de forma automática, um Orçamento preliminar válido de uma Ponte, tendo como referência o Estado da Arte Global e a pegada carbónica de cada solução. A solução permitirá diminuir o tempo e recursos necessários na fase de estudo prévio e orçamentação, que atualmente pode variar entre 3 e 8 meses (dependendo da complexidade do projeto), e aumentar expressivamente a eficiência do projeto e da correspondência entre o problema que motivou a construção da ponte e a solução a construir.

Ao acelerar o processo de estudo prévio e orçamentação de forma tão significativa e com a garantia da melhor solução técnica existente, o projeto está a promover de forma transversal e através da tecnologia a inovação em todo o setor da construçãoe, consequentemente, a reforçar o posicionamento do mesmo em cadeias de valor globais.

Investigador Responsável na UC: Professor Doutor João Correia

Unidade Orgânica UC: FCTUC – Dep. Eng.ª Informática

Instituições participantes no Projeto: BERD - Projecto, Investigação e Engenharia de Pontes S.A. (Proponente); Universidade de Coimbra, Universidade do Porto/ FEUP e Simpleaxis, Lda (parceiros)

Instituição Financiadora: Autoridade de Gestão do Programa Operacional Temático