SII&DT 47081 BioRobotBeads

Compete 2020/FEDER

Título: BioRobotBeads – Sistema robotizado para a produção de biomateriais e partículas

Referência: Projeto n.º 47081

Código da Operação: POCI-01-0247-FEDER-047081

Acrónimo:  BioRobotBeads

Síntese do Projeto: O aumento das lesoes osseas causadas por trauma, cancro ou lesoes degenerativas e uma das preocupacoes a nivel mundial. Existem diversas metodologias que permitem o tratamento das lesoes, no entanto sao limitadas as estrategias para a regeneracao de defeitos osseos complexos.

A investigacao nesta area tem vindo a crescer, com o objetivo de desenvolver novos biomateriais e estruturas tridimensionais, no entanto a lacuna e visivel na disponibilizacao de biomateriais com propriedades semelhantes aos tecidos nativos, o que maioritariamente pode limitar o processo de regeneracao. A complexidade estrutural e a composicao quimica (composta maioritariamente por colagenio do tipo I e por hidroxiapatite) do tecido osseo, pode ser uma das dificuldades na obtencao de biomateriais e estruturas tridimensionais “ideais” para o processo regenerativo.

O projeto BioRobotBeads tem como principal objetivo o desenvolvimento de um sistema inovador robotizado para a sintese de biomateriais e producao de particulas (nano, micro, macro). A particularidade deste sistema consiste em utilizar reagentes / materiais selecionados e atraves da otimizacao das condicoes de sintese sera possivel obter novos e melhorados biomateriais com propriedades semelhantes aos tecidos nativos, nomeadamente o tecido osseo. Os biomateriais e as particulas poderao facilmente ser utilizados para a fabricacao de templates diversos (cimentos osseos, hidrogeis, injetaveis e scaffolds). A versatilidade deste sistema destacar-se-a na area da saude, no mercado dos dispositivos medicos, pela sua facilidade de utilizacao e na sua capacidade de producao de novos templates com propriedades distintas, tais como biodegradaveis, biomimeticas, osteocondutoras, osteointegradoras e osteoindutoras. Propriedades estas relevantes no processo de regeneracao do tecido osseo, bem como na reducao do desenvolvimento de reacoes adversas ou necessidade de realizar diversas intervencoes cirurgicas, sendo uma mais-valia para os pacientes.

Investigador Responsável na UC: Professor Lino Ferreira

Unidade Orgânica UC: FCTUC

Instituições participantes no Projeto: MOLIPOREX – Moldes Portugueses, Importação e Exportação S.A. (Proponente); Universidade de Coimbra; CERAMED II; Hospital Veterinário de S. Bento Lda.; Instituto Politécnico de Leiria (parceiros)

Instituição Financiadora: Compete2020