SII&DT 49268 LABEL

Compete 2020/FEDER

Título: LABEL - Radio-marcação de vesiculas extracelulares para aplicações em diagnóstico e terapêuticas

Referência: Projeto n.º 049268

Código da Operação: POCI-01-0247-FEDER-049268

Acrónimo:  LABEL

Área Científica: Medicina

Síntese do Projeto:

O presente projeto pretende desenvolver um kit de marcação de EVs com um radionuclídeo para imagem PET (89Zr) como terapia em doentes cardiovasculares. Este kit de marcação oferecerá vantagens competitivas relativamente a outras estratégias documentadas na literatura (mas ainda não disponíveis comercialmente), nomeadamente quantificação, resolução e preço. O desenvolvimento do kit compreende várias etapas, desde a produção de 89Zr, o estabelecimento de protocolos de isolamento de EVs de várias fontes celulares, o desenvolvimento de estratégias inovadoras de conjugação do 89Zr às EVs, a demonstração da estabilidade da marcação quando as EVs marcadas são colocadas em contato com sangue e a demonstração que a marcação não interfere com as propriedades biotácticas das EVs em testes in vitro e in vivo.

O projeto LABEL será executado pelo consórcio: ICNAS - Produção - Unipessoal, Lda.

(ICNAS-P), empresa especializada na investigação, desenvolvimento, produção, controlo de qualidade e disponibilização de radionuclídeos e radiofármacos, bem como na realização de exames clínicos; e pelo grupo de Terapias da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), grupo que tem vindo a estudar as EVs enquanto potencial ferramenta terapêutica para doenças cardiovasculares. Investigador Responsável na UC: Professor Lino Ferreira

Unidade Orgânica UC: FMUC

Instituições participantes no Projeto: ICNAS - PRODUÇÃO - UNIPESSOAL LDA(Proponente); Universidade de Coimbra (parceiro)

Instituição Financiadora: Agência p/Desenvolvimento e Coesão