PTDC/ECI-EGC/31834/2017

POCI-01-0145-FEDER-031834

Acrónimo: INNO3DJOINTS

Referência: PTDC/ECI-EGC/31834/2017

Título: Juntas Inovadoras 3D para Construção Tubular Híbrida Económica e de Elevada Robustez

Área Científica: Construção metálica e mista

Síntese do Projeto: A presente proposta tem como objectivo primordial o desenvolvimento de uma solução construtiva tecnicamente inovadora capaz de aumentar de forma relevante a competitividade da indústria nacional num sector fulcral da economia. Especificamente, no âmbito desta proposta pretende-se desenvolver um novo conceito de ligações metálicas do tipo plug-and-play para construção em aço com recurso a elementos tubulares, com forte vertente de pré-fabricação e industrialização, com a utilização de materiais tecnologicamente avançados, nomeadamente aço enformado a frio e aço enformado a frio galvanizado de reduzida espessura, usado na solução construtiva light steel framing (LSF). O sistema estrutural hibrido a desenvolver procura explorar sinergias entre materiais melhorados já existentes, procurando deste modo criar soluções construtivas inovadoras, com forte componente de pré-fabricação e industrialização, garantindo a criação de soluções ótimas de elevado desempenho estrutural e com elevada sustentabilidade. Especificamente, pretende-se desenvolver ligações inovadoras do tipo plug-andplay para aplicação em estruturas híbridas, desde o estudo do seu desempenho estrutural até ao desenvolvimento de metodologias de dimensionamento específicas, tendo por base o Método das Componentes atualmente previsto na EN 1993-1-8. As ligações metálicas entre elementos de aço enformado a frio galvanizado de reduzida espessura serão também analisadas, pretendendo-se também o desenvolvimento de metodologias específicas de dimensionamento para este tipo de ligações, tendo por base a formulação do Método das Componentes. De modo geral, o projeto pretende demonstrar a mais valia da utilização de ligações e estruturas híbridas em termos de eficiência estrutural (desempenho vs peso) para aplicação em edifícios de dimensão média em situação de serviço e em situação de acidente (fogo).

Investigador Responsável: Doutor Luis Simões da Silva

Programa de Financiamento: PT2020 - SAICT - PTDC/ICDT

Instituição Financiadora: FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Data de início: 26/07/2018