SNOB-5G - 045929

MITPortugal

Código da Operação: CENTRO-01-0247-FEDER-045929

Referência: SNOB - 5G - 045929

Objetivo temático: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Acrónimo: SNOB-5G

Título: Scalable Network Backhauling for 5G

Área Científica: Engenharia Informática

Síntese do Projeto: As redes 5G exigem uma implementação massiva e densa de Small Cells em ambientes urbanos para responder aos desafios de largura de banda, capacidade e latência de serviços novos e inovadores. Para fazê-lo com eficiência e de forma económica, os operadores de telecomunicações devem aproveitar as novas tecnologias para garantir os requisitos de fronthaul e backhaul. Estes últimos impõem novos desafios no planeamento da rede, dado que a fibra óptica, o meio preferido, pode nem sempre estar disponível e os seus custos de implantação podem originar instalações impraticáveis. Dada a importância das redes 5G, fica claro que a sua implantação e expansão, não devem ser mantidas como reféns pela disponibilidade de conexões com fio para suportar a comunicação de backhaul. Links sem fio são comumente usados ??em tipologias de rede fixa; no entanto, a sua taxa de transmissão nem sempre é suficiente para redes e serviços 5G previstos. Para superar estes desafios e construir um backhaul sem fio com uma largura de banda elevada entre as unidades de rádio 5G, devem ser realizados esforços em diferentes níveis de software. Ao introduzir Inteligência Artificial nestes sistemas, estes podem ser totalmente autónomos e trabalhar em rede, conectando-se a outros nas vizinhanças, se um link sem fio específico não fornecer a QoS necessária ou, até mesmo, se for desligado por razões desconhecidas. Isto irá resultar numa rede altamente resiliente e tolerante a falhas, sem pontos de quebra. Dada a volatilidade destes links, a rede de backhaul deve ser autónoma, organizada e resiliente, o suficiente, para suportar recursos críticos de 5G, baseados em tecnologias edge e SDN, com excelentes níveis de segurança e privacidade.

Investigador Responsável: Professor Doutor João Paulo da Silva Machado Garcia Vilela

Programa de Financiamento: SI I&DT - PROJETOS EM COPROMOÇÃO – PARCERIAS INTERNACIONAIS - Programas MIT-Portugal, UTA-Portugal e CMU-Portugal

Instituição Financiadora: Autoridade de Gestão do Programa Operacional CENTRO 2020

Data de início: 01/02/2020