SII&DT 45904 TOF-PET

Compete 2020/FEDER

Título: TOF-PET for Proton Therapy (TPPT) - In-beam Time-of-Flight (TOF) Positron Emission Tomography (PET) for proton radiation therapy

Referência: LISBOA-01-0247-FEDER-045904

Acrónimo: TOFPET

Período de execução: 01/01/2020 a 31/12/2022

Síntese do Projeto: O objetivo do projeto é demonstrar a viabilidade da tomografia por emissão de positrões (PET), com muito bom Tempo de Voo (TOF-Time Of Flight) para verificação de alcance (range verification) em terapia de radiação de protões. A verificação de alcance será baseada na observação de

positrões do decaimento de 15-O durante e imediatamente após a irradiação, usando PET no feixe (in-beam PET). A verificação de alcance de protões basear-se-á em mapas de taxa de produção de radionuclídeos (PMR). Uma simulação de computador irá prever a distribuição dos eventos de aniquilação positrões que devem ser observados. Qualquer incompatibilidade com a distribuição observada indicará um erro de escala e que será corrigido alterando a energia do feixe.

Com PET no feixe da terapia de radiação com protões é muito difícil cercar completamente o paciente com um anel de detectores, como é normalmente exigido em PET, por causa das restrições geométricas neste cenário. Como resultado do desenvolvimento recente de detectores PET com muito boa resolução em tempo de voo (TOF), é possível obter boas imagens de PET com parcial cobertura angular em torno do paciente. Neste projeto vamos construir um protótipo de sistema de TOF-PET.

Ao mesmo tempo, desenvolveremos, caracterizaremos e faremos a avaliação pré-clínica de nanopartículas de ouro multifuncionais (AuNPs) como radiosensibilizadores na terapia de protões de glioblastoma multiforme (GBM). O objetivo destes estudos é estabelecer correlações entre padrões de difusão 15-O, as características do tumor (por exemplo, vascularização) e resultados terapêuticos. Há uma forte sinergia e complementaridade entre as duas partes do projeto.

Área Científica: Eletrónica e Instrumentação

Investigador Responsável na UC: Professor doutor Antero Abrunhosa

Unidade Orgânica UC: ICNAS

Instituições participantes no Projeto: Universidade de Coimbra