Mobilizador 24533 Add.Additive

Compete 2020/FEDER

Código da Operação: POCI-01-0247-FEDER-024533

Referência: Mobilizador 24533 Add.Additive

Objetivo temático: OT 1 - Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Acrónimo: Add.Additive

Título: Add.Additive - add additive manufacturing to Portuguese industry

Área Científica: n.d.

Síntese do Projeto: O Fabrico Aditivo (FA) é uma tecnologia de produção que permite produzir peças com formas complexas a partir de dados digitais. No contexto de competitividade industrial que se verifica atualmente, o FA é uma tecnologia que tem de ser explorada, na medida em que pode responder às exigências do mercado pelo facto de gerar soluções céleres e permitir obter produtos inovadores, com características mecânicas e funcionais semelhantes às obtidas pelos processos definitivos, com grande liberdade ao nível da geometria e seleção de materiais, e com vantagens significativas em termos de flexibilidade, qualidade e custo de produção.
No âmbito do FA, a relação que existe entre material e processo de produção assume uma especial importância, na medida em que estes fatores são interdependentes, ao contrário do que ocorre no método tradicional de subtração de material. O estudo e desenvolvimento desta relação vão permitir a criação de novos produtos, processos e equipamentos, sendo a base de todo o projeto mobilizador. A estrutura e organização do próprio projeto estão orientadas para leitura simples e interligadas com o desenvolvimento e valorização de resultados. Valorização ao nível da investigação e desenvolvimento, ao nível da disponibilização de equipamentos com tecnologia nacional, materiais para FA, capacidades de engenharia para componentes de elevado desempenho, inspeção de acordo com normalização e reforço de uma rede de infraestruturas nacionais com espectro mundial.
O projeto Add.Additive tem como principais objetivos: dar resposta às grandes questões de investigação e desenvolvimento que incidem sobre a relação material-processo em métodos de Fabrico Aditivo, alicerçando-se num conjunto de copromotores com saber e experiência nos domínios técnico-científicos relevantes e com representatividade nacional e internacional.
Pretende-se alavancar a valorização dos resultados em diversos setores, através de uma estratégia coordenada entre parceiros industriais e institutos e centros de investigação, sendo o conhecimento gerado valorizado por via de atividades de criação, difusão, transferência, utilização e incorporação de tecnologia assentes em três pilares: ciência e desenvolvimento tecnológico; internalização de saber e tecnologia pelos tomadores; e utilização dos mesmos pelos potenciais utilizadores finais.

Investigador Responsável: Doutora Maria Teresa Freire Vieira

Programa de Financiamento: PT2020-SII&DT – Mobilizadores

Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação, S.A.

Data de início: 01-04-2018

Data de conclusão: 31-03-2021

Instituições participantes no Projeto: Adira - Metal Forming Solutions, S.A. (Proponente); Glnplast, S.A.; Glnmolds, S.A.; Instituto Politécnico de Leiria; Universidade do Minho; Centimfe - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos; Universidade de Aveiro; Lena Agregados - Comércio de Agregados (Castelo Branco), S.A.; Porcelanas Da Costa Verde S.A; Durit - Metalurgia Portuguesa do Tungstenio Lda; Periplast-Equipamentos Industriais Lda; Amcubed, Lda; Plastimago-Transformadora de Plasticos Lda; Biosafe - Indústria de Reciclagens S.A.; Weadd Lda; 3dtech - Produção, Optimização e Reengenharia Lda; Ceiia - Centro de Engenharia e Desenvolvimento (Associação); Inegi - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial; Universidade de Coimbra; Tj Moldes S.A.; Omnidea Lda; Almadesign - Conceito e Desenvolvimento de Design, Lda; Centro de Apoio Tecnológico À Indústria Metalomecânica

Custo total elegível (EUR): 581.271,98€