SII&DT 21944 4additive

Compete 2020/FEDER

Código da Operação: POCI-01-0247-FEDER-021944

Referência: SII&DT 21944 4additive

Objetivo temático: OT 1 - Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Acrónimo: 4additive

Título: Implementation of Advanced, Portuguese Additive Manufacturing Systems on Portuguese Industry: Systems, Tools, Software and Training

Área Científica: Engenharia Mecânica; Tecnologias dos Materiais

Síntese do Projeto: O projeto 4additive visa a obtenção de novos conhecimentos que possam ser aplicados no desenvolvimento de novos processos e melhoria dos já existentes, para o fabrico de componentes e ferramentas para a indústria dos moldes, por forma a nivelar a capacidade tecnológica dos copromotores pelo patamar superior das empresas que operam ou podem vir a operar nestes sectores.
O promotor líder, ADIRA, é fabricante de equipamentos e está a apostar no desenvolvimento de um equipamento de fabrico aditivo de grandes dimensões (XL). Este sistema em desenvolvimento estará nos próximos meses em forma de protótipo funcional.
A materialização de um sistema de fabrico desta complexidade é apenas um passo do que tem que ser feito ao nível do fabrico aditivo de metais. O grande desafio virá com a colocação em operação do equipamento. Mesmo para equipamentos conhecidos, e já no mercado há mais de 15 anos, não é simples a tarefa de otimização de parâmetros de processamento (intensidade do laser, velocidades de varrimento, estratégias de varrimento, etc.). No presente caso o desafio é maior, pois o objetivo principal do deste Núcleo de IDT é a de trabalhar em várias vertentes (materiais, processo, projeto de componentes, etc.) para uma preparação para operação efetiva do equipamento XL de fabrico aditivo. Por outro lado, e sabendo que um dos setores de aplicação de grande interesse é o das ferramentas, nomeadamente moldes, o trabalho será focado em aplicações para este setor.
A investigação e desenvolvimento suportados pelo Núcleo a criar no âmbito deste programa e o conhecimento que daí resulta determinam que a sua gestão deve surgir como um processo sistemático, articulado e intencional, apoiando a geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimento, com o grande objetivo de atingir a excelência organizacional.

Investigador Responsável: Doutora Maria Teresa Freire Vieira

Programa de Financiamento: PT2020-SII&DT – Copromoção

Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação, S.A.

Data de início: 01-01-2017

Data de conclusão: 31-12-2019

Instituições participantes no Projeto: Adira - Metal Forming Solutions, S.A. (Proponente); Placido Roque-Industria De Moldes E Maquinas Lda; Plastimagotransformadora De Plasticos Lda; Instituto Politécnico De Leiria; Universidade De Coimbra

Custo total elegível (EUR): 178.405,78€