SII&DT 3414 additive.MILLING

Referência: SII&DT 3414 additive.MILLING

Acrónimo: additive.MILLING

Título: additive.MILLING - Add Milling to Additive Manufacturing

Área Científica: Engenharia Mecânica/Tecnologias dos Materiais/Tecnologias de Produção

Síntese do Projeto: Cada vez mais para a indústria nacional ser competitiva a nível europeu e global tem de ser eficiente, sustentável económica e ambientalmente e responder às necessidades dos clientes rapidamente.
Na indústria dos moldes atualmente a eletroerosão por penetração é muito utilizada, principalmente com elétrodos de grafite, obrigando à necessidade de desenhar não só a peça que se pretende produzir, mas também os elétrodos e consequentemente a sua produção.
A utilização de elétrodos para além de dispendiosa, não é sustentável ambientalmente. No caso da produção de zonas com geometria complexa o problema é agravado pela necessidade de subdividir a peça em pequenas zonas, implicando diversos elétrodos logo elevados custos de tempo, dinheiro e ambientais para além dos impactos negativos a nível da saúde humana e dos ecossistemas. A solução para este problema é a fabricação aditiva (AM do inglês additive manufacturing) que é um processo de produção de componentes a partir de um ficheiro 3D, camada a camada. As vantagens essenciais são a utilização eficiente das matérias-primas e consequente redução de resíduos, a produção de geometrias complexas com "free design?, permitindo por um lado a diminuição de peso como são exemplo as estruturas internas alveolares e por outro a criação de peças funcionais numa única peça. A personalização, a rapidez de projeto e a não utilização de ferramentas físicas (Laser) torna esta tecnologia a Tecnologia de Futuro.
A fusão seletiva por laser (SLM do inglês selective laser melting) tem vindo a assumir-se como a tecnologia de processamento de metais do século XXI. No entanto, esta técnica apresenta como principal ponto fraco o acabamento superficial. Assim surge o projeto Additive.Milling que pretende conciliar as duas tecnologias aditiva e subtrativa num processo step-by-step que permita produzir moldes de elevada complexidade com baixa rugosidade sem a necessidade de aquisição do equipamento híbrido.

Investigador Responsável na UC: Doutora Maria Teresa Vieira

Programa de Financiamento: PT2020-SII&DT – Copromoção

Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação, S.A.

Data de início: 01-01-2016

Data de conclusão: 30-06-2018

Instituições participantes no Projeto: GLN Molds (Líder), UC e IPL (participantes)

Custo total elegível (EUR): 197.211,82€