SII&DT 37457 ARTTE

Compete 2020/FEDER

Código da Operação: POCI-01-0247-FEDER-037457

Referência: SII&DT 37457 ARTTE

Objetivo temático: OT 1 - Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Acrónimo: ARTTE

Título: ARTTE – Advanced Robotics/Tool Technology, and Eco-Efficiency

Área Científica: Engenharia Mecânica; Tecnologias da Informação e Telecomunicações (TIC); Automação e Robótica

Síntese do Projeto: A indústria dos moldes enfrenta desafios de complexidade crescente. Numa lógica de aumento de competitividade, aumento de investimento empresarial em I&D e criação de novos conhecimentos que promovam a competitividade na indústria dos moldes e a sua adequação à indústria do futuro, constitui-se o núcleo ARTTE. Para este fim, as empresas ATT e DT2 RMC identificaram potenciais linhas de investigação. Estas linhas contribuirão para o desenvolvimento tecnológico sempre numa perspetiva de uma solução industrial sustentável (NUT II - Centro. RIS 3). A primeira linha será a exploração do potencial das tecnologias de fabrico aditivo em aplicações que atualmente possuem um caráter crítico, quer pela sua complexidade, quer pelo seu impacto em termos económicos.
A segunda linha irá centrar-se sobre as possibilidades do uso da sensorização na aquisição de dados, deteção de avarias, e atuação preventiva no sentido de as evitar. Pretende-se assim explorar sistemas ativos que, mais do que assinalarem defeitos. A terceira linha investiga novas possibilidades para integração de automatismos em etapas produtivas de elevado valor acrescentado. Exemplos destas etapas são a automatização do processo de fabrico de postiços, e sua posterior montagem no molde; ou a integração de sistemas de verificação de qualidade de superfície, implementando sistemas de verificação e feedback online. Outros exemplos são as tecnologias de micro fabricação e a realidade aumentada, todas a desenvolver na sequência da atividade A5. A quarta linha, que se deve considerar transversal a todas as anteriores, é a aplicação de princípios de ecoeficiência aos processos produtivos de moldes e de peças plásticas. Esta parceria entre as empresas ATT e DT2 RMC aumentará a sua capacidade/competência e autonomia em I&D e contribuirá para a identificação/resolução de questões críticas, das quais poderão surgir linhas de ação que irão permitir a geração de novas propostas para prossecução de colaboração em projetos de I&D.

Investigador Responsável: Doutora Maria Teresa Freire Vieira

Programa de Financiamento: PT2020-SII&DT – Nucleos

Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação, S.A.

Data de início: 15-08-2018

Data de conclusão: 14-08-2021

Instituições participantes no Projeto: ATT-Advanced Tool Technology, Lda (Líder); Dt2 New Concept - The Rapid Manufacturing Center, Lda; Universidade de Coimbra; Instituto Politécnico de Leiria

Custo total elegível (EUR): 182.113,23€