POCI-01-0247-FEDER-046091

Código da Operação: POCI-01-0247-FEDER-046091 | LISBOA-01-0247-FEDER-046091

Acrónimo:  Better Plastics

Área Científica: Tecnologias dos Materiais

Síntese do Projeto: O projeto BETTER PLASTICS pretende ser o Projeto Mobilizador do Sector do Plásticos em Portugal, capaz de alavancar a transição do sector para uma economia circular. Surge de uma iniciativa da APIP, Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos, que pretende através desta candidatura aos Programas Mobilizadores de I&DT, mobilizar o sector privado juntamente com as autoridades nacionais, as universidades e os cidadãos, contribuindo desse modo para os objetivos da Economia Circular Europeia de redução das emissões de gases com efeito de estufa, maior eficiência de recursos e da criação de emprego.

Atendendo à complexidade da cadeia de valor da Indústria dos Plásticos, que envolve um número muito alargado de Partes Interessadas (e.g. produtores de materiais plásticos e matérias-primas, transformadores, brand-owners, retalhistas e distribuidores, agentes da gestão de resíduos, entre muitos outros), tornou-se essencial promover a criação de um verdadeiro ecossistema de inovação capaz de envolver todos estes agentes económicos e da sociedade civil no sentido de endereçar os desafios que a Economia Circular apresenta.

O Projeto BETTER PLASTICS ambiciona assegurar a sustentabilidade da nova cadeia de valor do sector dos plásticos em Portugal, através da criação de uma estratégia de Inovação e Investigação & Desenvolvimento, vocacionada para o desenvolvimento de novos materiais, produtos, processos, sistemas, tecnologias e serviços, que respondam aos desafios atuais e de futuro e assegurem a circularidade dos Plásticos em Portugal.

O consórcio é formado por 25 entidades que representam efetivamente todo o setor dos Plásticos em Portugal. Estando envolvidas empresas de diferentes subsetores dos plásticos e ENESIIs com competências científicas complementares que permitem uma abordagem completa das diferentes áreas de conhecimento para o desenvolvimento sustentado da indústria.

Investigador Responsável na UC: Professor Doutor Fausto Miguel Cereja Seixas Freire

Instituições participantes no Projeto: VIZELPAS FLEXIBLE FILMS, S.A.,  (Proponente)

DANIPACK - Indústria de Plásticos, S.A.

ECOIBÉRIA SA – RECICLADOS IBÉRICOS

INTRAPLÁS - Indústria Transformadora de Plásticos, S.A.

ISOLAGO – Indústria de Plásticos, S.A.

KLC – Indústria de Transformação de Matérias Plásticas, Lda.

LOGOPLASTE – Innovation Lab, Lda.

NEUTROPLAST – Indústria de Embalagens Plásticas, S.A.

PLASFIL – Plásticos da Figueira, S.A.

PLASMAQ – Máquinas e Equipamentos para a Indústria de Plásticos, Lda.

PLASOESTE – Sociedade Transformadora de Plásticos, Lda.

REPSOL POLÍMEROS, Unipessoal Lda.

SACOS 88 - Sociedade de Plásticos, Lda.

S.I.E. – Sociedade Internacional de Embalagens, S.A.

SIRPLASTE – Sociedade Industrial de Recuperados de Plásticos, S.A.

SONAE MC – Serviços Partilhados, S.A.

PIEP - Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros

Universidade do Minho

INL-International Iberian Nanotechnology Laboratory

NOVA – Universidade Nova de Lisboa, FCT