POCI-01-0145-FEDER-028261

Compete 2020/FEDER

Título: Monitorização in vivo de marcadores neurometabólicos com biossensores baseados em microelétrodos.

Referência: BRAIN METABOLIC PROBE

Código da Operação: POCI-01-0145-FEDER-028261

Acrónimo: BRAIN METABOLIC PROBE

Síntese: A tecnologia dos biossensores é um domínio por excelência da Biotecnologia, e de entre as mais variadas aplicações, os biossensores encontram a sua expressão mais profícua na área da saúde. Para um conjunto de compostos designadamente, os principais marcadores metabólicos (e.g. glucose, lactato) os biossensores enzimáticos de transdução eletroquímica têm tido grande sucesso comercial, designadamente o biossensor para automonitorização da glucose sanguínea pelos doentes diabéticos. A atividade central do projeto proposto encontra-se totalmente alinhada com esta linha temática da Estratégia Nacional de Especialização Inteligente (ENEI) uma vez que um dos seus principais objetivos é o desenvolvimento de biossensores para glucose, lactato e piruvato com características de resposta de elevado desempenho capazes de suportar um ambiente bioquímico e biofísico exigente como é o caso do espaço extracelular do cérebro. Pretende-se também após os estudos de otimização e refinamento conferir a tipo de biotecnologia de biossensores um nível de reprodutibilidade, fiabilidade e robustez que promovam a sua disseminação em plataformas pré-clínicas e potenciem os seus méritos translacionais.

Área Científica: Saúde

Investigadores Responsáveis na UC: Professor Doutor Rui Gomes Barbosa

Instituições participantes no Projeto: Universidade de Coimbra (Proponente); CNC (Parceiro)

Entidade financiadora: POCI (FEDER); FCT (OE)