SII&DT 47156 Highlight

Acrónimo: Highlight

Código da Operação: POCI-01-0247-FEDER-047156

Área Cientifica: Tecnologia dos materiais

Objetivo principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Síntese: O HIGHLIGHT é um projeto em copromoção liderado pela empresa ITJ, com participação da empresa RAMADA AÇOS e das ENE SI&I CENTIMFE e Universidade de Coimbra. O foco da investigação industrial incide numa nova aplicação de processos aditivos para a criação de novos sistemas de arrefecimento baseados na teoria construtal, e na criação de novos aços ferramenta com novas composições químicas e estruturais compatíveis com a possibilidade de atingir o polimento ultra alto brilho.

O ultra alto brilho da superfície é uma imposição que cada vez mais tem de ser tida em consideração no fabrico de moldes para injeção, que associado à exigência de um aumento significativo da cadência de produção das peças plásticas obriga as empresas de Moldes a exigir novos aços ferramenta, que permitam soluções de acabamento superficial de elevada qualidade e a criar sistemas de arrefecimento internos especiais, em particular para insertos moldantes, que para além de induzirem uma melhoria da qualidade dimensional/geométrica da peça, também contribuam para melhorar as características óticas das superfícies. O presente projeto visa contribuir para melhorar o desempenho do molde pelo recurso a novas composições de aço ferramenta, indisponíveis no mercado. O foco da investigação industrial incide numa nova aplicação de processos aditivos, em particular SLM (Selective Laser Melting) já usada na Indústria, para a criação de novos sistemas de arrefecimento, com maior eficácia de escoamento do calor resultante de um novo design do sistema de arrefecimento, de elevado grau de complexidade, por circulação de fluido baseado na teoria construtal. A utilização da fusão seletiva por laser (SLM), permitirá dispor da possibilidade de criar simultaneamente aços ferramenta com novas composições químicas e estruturais compatíveis com a possibilidade de atingir por polimento ultra-alto brilho.

Investigador Responsável: Professora Doutora Maria Teresa Freire Vieira

Programa de financiamento: PT2020-SII&DT – Copromoção

Instituição financiadora: Agência Nacional de Inovação, S.A.

Data de início: 01-01-2021

Data de conclusão: 30-06-2023

Custo total elegível (EUR):  1.120.575,91€

Apoio financeiro da UE: 768.541,75€